2 de fev. de 2009

No meio do caminho tinha uma pedra... - o retorno de Saturno


Saturno tem um ciclo de aproximadamente 28 anos através do zodíaco. Em outras palavras, a cada 28 anos Saturno volta ao lugar que ele ocupava no instante do seu nascimento. Este momento é chamado de retorno de Saturno. O primeiro retorno ocorre em torno dos 28 anos de idade, o segundo por volta de 56, e o terceiro cerca de 84 (estas idades são aproximadas, é sempre bom checar quando exatamente o retorno vai ocorrer).

O retorno de Saturno é uma época de intenso aprendizado.

Uma boa analogia é o vestibular: tudo o que você aprendeu até aqui, vai ser cobrado. Portanto, se você vinha protelando certas lições, é hora de arregaçar as mangas e por mãos à obra, estudando em dobro.

É por isso que as pessoas reagem de maneiras diferentes a este trânsito. Tudo depende do quanto o indivíduo tem vivido de acordo com sua própria consciência, com seus próprios valores, de maneira íntegra. Quem até aqui vem assumindo suas responsabilidades, se esforçando para progredir como ser humano, encara estas provas com maior tranqüilidade. Quem, por outro lado, tem se recusado a crescer, vivendo de maneira infantilizada, tende a sentir que suas opções estão diminuindo, e que tem que correr contra o relógio para recuperar o tempo perdido.

Em todos os casos, é comum uma certa ansiedade, uma sensação de pressão e cobrança (interna e externa): o que eu fiz da minha vida até agora? Qual a minha contribuição para a sociedade até aqui? É este realmente o meu caminho? Estou satisfeito (e progredindo) com as escolhas que fiz? O que devo aprimorar em mim mesmo? Quais as limitações que devo aceitar, e quais devo tentar superar? Quais são as autoridades que devo respeitar em minha vida? (No primeiro retorno, idealmente este é o momento de aprender a viver com integridade, emancipando-se do que seus pais ou outras figuras de autoridade planejaram para você.)

As áreas específicas de sua vida que serão afetadas por este trânsito dependem da estrutura do seu mapa natal. Por exemplo, se Saturno em seu mapa se refere a relacionamentos amorosos, ou profissão, ou família, ou amizades, é esta área que você vai questionar.

Um fator que pode intensificar a época do retorno de Saturno é a existência, no mapa, de outros pontos focais no signo, como planetas, ângulos, asteróides, nódulos lunares, etc. Cada um destes elementos acrescenta novas lições a serem assimiladas.

E se você acha que isto já é o suficiente para a "sabatina" de Saturno, saiba que durante o retorno outros planetas também podem estar transitando pelo signo de Saturno, ampliando ainda mais o leque de assuntos a serem abordados.

De um ponto de vista cármico, a partir do primeiro retorno você tem mais autonomia para tomar decisões em sua vida. Teoricamente, até aqui você estava mais sujeito às determinações exteriores, às regras estabelecidas pelos seus pais e pela sua própria herança genética. Este é o ponto em que você se torna adulto, astrologicamente falando. É hora de crescer e de encarar a realidade, de assumir a responsabilidade pelas coisas que estão limitando seu crescimento e trabalhar para mudá-las.

O segundo retorno traz um questionamento muito mais angustiante pra aqueles que aos 28 anos não realizaram o trabalho interior necessário. Este trânsito pode trazer uma profunda melancolia, uma sensação de ter desperdiçado o tempo (e a própria vida) de alguma forma. Mas, novamente, as pessoas reagem de formas diferentes.

Aqueles que durante o primeiro retorno fizeram um esforço consciente para vencer as suas limitações, e que nos anos subseqüentes viveram de maneira responsável e criteriosa, não enfrentam uma grande crise nesta época. Para eles, este é um período de reavaliação e redirecionamento de objetivos, mas sem grandes arrependimentos.

Entretanto, aqueles que se recusaram a ouvir o impulso interior em direção à maturidade, durante o primeiro retorno, podem entrar em uma crise existencial. A súbita consciência da própria mortalidade, a sensação do tempo que se esgota (e que não volta atrás), podem amplificar a ansiedade natural do período.

O terceiro retorno é uma época de profundo inventário moral, em que o indivíduo reavalia sua vida, procurando concluir as questões que ainda possam estar em aberto. De novo, tudo depende de como a vida foi vivida até aqui. Este período tanto pode inaugurar uma nova fase de completude e tranqüilidade espiritual, quanto trazer à tona a angústia das questões mal resolvidas.


Título: referência ao poema No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade.

----------------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara" no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

Um comentário:

Mara disse...

Laura, todas as pessoas estão sentindo a influência de Saturno no momento, porque todos temos Virgem em nosso mapa, em algum lugar... Algumas pessoas são afetadas com mais intensidade, especialmente aquelas que estão atravessando o retorno de Saturno. Os signos mutáveis (entre eles, Peixes) também se enquadram neste caso, bem como mais alguns "felizardos" (vou descrever esta situação no meu próximo post). Se você está sentindo a pressão, lembre-se: Saturno é um professor severo, mas justo. Se você fizer um esforço pessoal para crescer nas áreas afetadas, este esforço vai ser reconhecido, e trará benefícios a longo prazo. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar!