14 de fev. de 2009

O caminho do discípulo


Saturno é o Senhor do Tempo, o Senhor do Carma, o Guardião do Umbral. Ele impõe limites em nossa vida, impedindo que avancemos indiscriminadamente.

Só após prestarmos contas a Saturno podemos desenvolver a consciência dos planetas exteriores (Urano, Netuno e Plutão). A grande maioria das pessoas ainda não adere voluntariamente às suas lições, preferindo o caminho mais difícil para a queima do carma.

Entretanto, Saturno é um professor severo, mas justo. Suas lições são áridas, mas simples, e suas recompensas são permanentes.

Ele quer que você assuma a responsabilidade pelos seus atos, aja com integridade, cumpra com seus deveres, enfrente e supere seus medos.

Em Virgem, ele pede que você desenvolva sua capacidade de discriminação, sem no entanto estagnar na crítica improdutiva. Ao identificar o erro, é importante prosseguir no esforço para solucioná-lo.

Muitos estão se deixando levar por um senso crítico exacerbado, que gera apenas esterilidade. É importante que você pare de apontar defeitos em si mesmo e nos outros, e comece a descobrir como aperfeiçoar e valorizar suas qualidades.

Lembre-se, é através das mãos pacientes e perseverantes de Saturno que superamos nosso carma e nos tornamos espiritualmente "adultos".


Sugestões de atitudes durante o trânsito de Saturno em Virgem:

Adotar uma dieta e estilo de vida mais saudáveis.

Superar vícios ou maus hábitos.

Estabelecer limites no relacionamento com subordinados e/ou colegas de trabalho.

Incrementar sua autonomia.

Diminuir os detalhes supérfluos (priorizar).

Organizar seu cotidiano, estabelecendo prioridades e agindo de maneira produtiva.

Evitar críticas (principalmente a si mesmo), substituindo-as por sugestões de aprimoramento. Ao invés de dizer: você é desleixado, sugerir: que tal você cuidar de...

Conscientizar-se da relação das partes com o todo.
--------------
Partilhe sua experiência: como este trânsito tem se manifestado para você? Qual a posição de seu Saturno natal, e em qual casa o trânsito está ocorrendo?
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

2 comentários:

Mara disse...

Laura, não sei se eu diria que a Lua em Capricórnio "gosta" de lições mais duras... Mas com certeza este lado seu conhece o valor das lições de Saturno, e gosta, sim, da sensação de vitória quando consegue vencer seus medos e limitações.

Mara disse...

Exatamente! Quando você chega lá em cima, percebe que todo o esforço valeu a pena...