21 de mar. de 2009

Além do horizonte existe um lugar... - Júpiter em Aquário


O ciclo de Júpiter através do zodíaco dura cerca de 12 anos. Isso significa que ele leva aproximadamente um ano em cada signo. Mesmo tendo um movimento bem mais rápido que os planetas exteriores (Urano, Netuno e Plutão), ele ainda se move com mais lentidão que os planetas pessoais. Júpiter e Saturno são considerados planetas coletivos devido a esta relativa lentidão e ao fato de estarem relacionados com questões da vida em sociedade.

Júpiter entrou em Aquário em 06 de janeiro de 2009 e ficará neste signo até 18 de janeiro de 2010. As pessoas que têm Júpiter em Aquário em seu mapa natal estão passando por seu retorno de Júpiter, um evento que ocorre a cada 12 anos (ver Netuno em Aquário: uma visão personalizada).

No momento de seu retorno, o indivíduo sente-se estimulado a dar um grande impulso em sua jornada, é como se de repente os ventos estivessem soprando a seu favor, as oportunidades surgem, as "coincidências" ocorrem. É hora de aprender e crescer.

Júpiter é o planeta relacionado ao crescimento e expansão em todos os sentidos, tanto positivos quanto negativos. Ele tem uma boa reputação, como um planeta benéfico, mas a "sorte" que ele traz depende realmente do grau de conscientização de cada um. Para aqueles que ainda estão "adormecidos", ele pode ampliar os conflitos e o desconforto interno, trazer uma sede por "mais" que deve ser saciada a todo custo, um aumento do orgulho, da arrogância e da insatisfação.

Para aqueles que estão mais conscientes, Júpiter traz uma oportunidade ampliada de crescimento, uma possibilidade de alargar os horizontes e enxergar além dos limites pré-estabelecidos.

Novamente, todos nós somos afetados por este trânsito, que está ocorrendo em algum lugar do nosso mapa. Júpiter em Aquário tende a ampliar as questões de fraternidade relativas a este signo, e já abordadas nos posts anteriores sobre Netuno em Aquário. Mas também pode aumentar os pontos negativos desta posição, aprofundando ainda mais o "sono" coletivo.

Júpiter está relacionado com o conceito de justiça e de generosidade, e em Aquário, o lema é justiça social. Este ano é um momento chave, em que as pessoas estão tendo a chance de optar pelo tipo de mundo em que querem viver. Você pode escolher aumentar sua sensação de orgulho de raça, de casta, de opção religiosa. Ou pode optar por ampliar sua visão de humanidade, de comunidade. E então: em que tipo de mundo você quer viver?


Título: referência à canção Além do horizonte, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
--------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

2 comentários:

Mara disse...

Oi, Laura, é bom estar de volta! Quanto à crise vocacional, este tem sido um fator comum a muita gente. Veja, todos estes trânsitos estão afetando profundamente as pessoas. Muitos estão questionando sua vida em todos os níveis, e não há como a parte profissional ficar de fora deste questionamento. Para saber qual a participação de Júpiter neste processo, no seu caso pessoal, veja qual a posição de seu Júpiter natal (signo, casa e aspectos) e de Júpiter em trânsito no seu mapa, bem como as casas em que você tem Sagitário e Peixes (que era regido por Júpiter antes da descoberta de Netuno). De qualquer forma, tente entrar em contato com seu lado mais intuitivo (da maneira que for mais familiar para você) e veja se surge alguma opção mais de acordo com suas necessidades. As idéias estão no ar, tudo depende da nossa disposição para ouví-las e da ousadia para implementá-las. Isto não significa que você deve largar seu emprego amanhã para arriscar uma nova aventura, mas sim, ter a coragem de pesquisar novos caminhos e investir num novo treinamento, se necessário. É preciso cuidado na transição, lembrando sempre as lições de Saturno.

Mara disse...

Com certeza, Laura, Júpiter está incentivando o seu crescimento profissional e a busca por seu lugar na sociedade. É hora de expandir os seus horizontes nesta área! No próximo ano, você vai ter o seu segundo retorno de Júpiter, portanto este processo vai continuar ainda por algum tempo. Aproveite para investir na área profissional, veja quais os assuntos que a interessam, pesquise as opções de aprendizado disponíveis, invista em você!