5 de mar. de 2009

Aprendendo a fluir: o ciclo de Netuno


Netuno tem um ciclo longo, levando aproximadamente 164 anos para atravessar o zodíaco. Assim, ninguém experimenta um retorno de Netuno. Ele faz uma oposição à sua posição natal em torno dos 80 anos de idade, e uma quadratura por volta dos 40 (novamente, estas idades são aproximadas, é necessário confirmar as datas exatas).

Como ocorre com os outros planetas exteriores (Urano e Plutão), são poucas as pessoas que já desenvolveram uma maior consciência de sua influência, a maioria ainda experimenta seus efeitos de maneira coletiva e inconsciente.

Na época em que ocorre a quadratura, geralmente estamos atravessando também a segunda oposição de Saturno e a oposição de Urano, então Netuno vem contribuir para a crise de meia-idade.

Netuno pede que você abandone a rigidez das estruturas pré-estabelecidas, que desenvolva uma maior flexibilidade e se funda com o todo. A pessoa que vem exercitando as lições de Saturno, e se esforçando para se individualizar sob a batuta de Urano, entra na esfera de Netuno com maior facilidade, pois este é naturalmente o próximo passo a ser dado.

Entretanto, quem ainda se recusa a assumir a responsabilidade por seus atos (Saturno) ou a pensar por si mesmo (Urano), vivencia o lado mais sombrio de Netuno, através dos mecanismos de fuga da realidade (vícios, ilusões e fantasias) que proporcionam um alívio temporário das pressões cotidianas, mas a longo prazo criam uma escravidão ainda maior à matéria.

Para quem se debate na crise de meia-idade, Netuno pode aparentar ser um bote salva-vidas, enquanto na verdade leva você cada vez mais fundo nas águas do inconsciente.

Netuno retrata o impulso latente em todos nós para transcender todos os limites, para superar as barreiras que nos separam das demais criaturas. Mas se o indivíduo ainda não desenvolveu uma noção clara da própria identidade (Saturno), se ele ainda não aprendeu a questionar tudo o que ouve (Urano), a queda das barreiras protetoras do ego conduz ao vício, à fantasia alienante e até à psicose.

As energias de Netuno são complexas, e são poucos os que conseguem navegar em suas águas em segurança. A grande maioria da humanidade ainda se mantém estupidificada diante dos televisores, da propaganda, dos modismos, dos ideais de beleza inacessíveis e desumanizantes, dos vícios, do culto às celebridades, da oratória brilhante dos políticos e líderes religiosos. As pessoas se arrastam pela vida como sonâmbulos, completamente hipnotizadas por um apelo coletivo que promete o paraíso, às custas de sua alma.

Os poucos que conseguem acessar a energia mais elevada de Netuno se destacam como faróis na escuridão. Então surge um Chico Xavier, uma Madre Tereza, um Dalai Lama, que através de sua imensa doçura e compaixão, sem discursos ou promessas mirabolantes, indica: _Veja, o caminho é por aqui...
----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

Um comentário:

Mara disse...

Laura, com certeza, Gandhi faz parte desta lista. Quanto aos aspectos, nenhum aspecto influencia "mais" do que o outro. A oposição é como um cabo de guerra, em que cada planeta "puxa a brasa para a sua sardinha", sem chegar num acordo. Na quadratura, os planetas até concordam quanto ao que deve ser feito, mas discordam quanto aos meios para chegar lá... No caso em questão, em que estamos falando de um ciclo planetário (ou seja, de um planeta fazendo aspecto com sua própria posição no mapa natal), Netuno em Aquário age de modo mais mental, através do idealismo, das idéias. E Netuno em Escorpião age de modo mais emotivo, através dos sentimentos. Então a pessoa sente a tensão dentro de si, porque a maneira como o planeta está se comportando no céu, no momento presente, não combina muito com a maneira como ela vive a experiência daquele planeta.