19 de jun. de 2009

Amigo é coisa pra se guardar... - casa 11


Cada um de nós tem um território diferente a percorrer. Alguns contam com um terreno mais fácil e plano, outros têm que atravessar pântanos e desfiladeiros.

E, dentro de cada território, são muitas as opções de caminhos. Há muitas curvas, e nem sempre se enxerga o que está mais à frente na estrada. Há muitos atalhos, que quase nunca são confiáveis. Há encruzilhadas, em que temos que fazer uma escolha. E às vezes, há desvios, e temos que nos conformar e dar uma longa volta para retornar ao caminho original.

Qualquer que seja seu terreno pessoal, é sempre bom contar com companheiros de jornada. É consolador contar com alguém para ouvir nossas desventuras. É gratificante ter para quem contar as conquistas. É uma lição de humildade quando vemos alguém superar uma paisagem muito mais difícil que a nossa. É uma oportunidade para exercitar nossa generosidade quando alguém precisa de nossa orientação.

Mas, principalmente, é bom demais poder sentar ao redor da fogueira e partilhar do pão e do fogo, da música e do riso. O ser humano é um ser social. Nós precisamos compartilhar dores e alegrias. Nós precisamos pertencer a uma tribo. Alguns precisam de uma turma grande, onde possam sentir o apoio de muitos. Outros necessitam de apenas uma ou duas pessoas. Seja como for, ninguém é uma ilha.

Na pressa de percorrer nosso caminho, podemos nos esquecer de nossos companheiros, ocupados demais com nossos próprios passos para cogitar sobre o paradeiro deles. Com certeza, esta não é a atitude mais inteligente. Mais adiante, quando nos defrontarmos com desafios maiores, aquela mão firme, aquele sorriso aberto nos virão à memória. Se tivermos sorte, talvez ainda consigamos localizá-los. Se tivermos muita sorte, talvez eles ainda se lembrem de nós. Mas se formos realmente abençoados, eles nos receberão de braços abertos.

Há quanto tempo você não procura seus amigos?

Título: referência à canção Canção da América, de Milton Nascimento e Fernando Brandt.
--------------------
Partilhe suas experiências: O que você procura numa amizade? Qual a situação de sua casa 11?
---------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

6 comentários:

Carolina disse...

Oi Mara!!

Eu tenho Gêmeos na casa 11.
É estranho falar de amizade, porque eu sempre tenho melhores amigos, irmãos praticamente, mas essas amizades duram cerca de 3 anos e acabam. Estranho isso? Mas parece que eu vivo ciclo de amizades, com grupos de amigos, por um período determinado...

Mara disse...

Carol, talvez estes ciclos sejam o "normal" pra você... Gêmeos precisa de variedade; para ter contato com um grande número de pessoas, talvez você precise renovar seu "estoque" de amigos de tempos em tempos... O importante é que estas amizades sirvam para o crescimento de todas as partes envolvidas. ;)

Carol disse...

Sim!!! Antes eu ficava meio triste de não ter um melhor amigo que conhecia desde os tempos de Jardim III, mas hoje vejo que sempre tive grandes amigos, independente do "tempo" de construção dessas amizades.

Mara disse...

Carol, este pra mim é o grande benefício da astrologia: aprender a reconhecer e aceitar a sua maneira de ser. É uma perda de tempo (e semente de muitas neuroses) tentar ser "como todo mundo". O importante é viver sua vida com integridade, fiel aos seus valores. No seu caso, o importante é que haja uma comunicação aberta e muita troca de informações nas suas amizades, independente da "duração" delas. Compreendendo e aceitando seu próprio ritmo, você tem condições de ser uma amiga muito mais valiosa!

Mara disse...

Laura, tantos planetas numa só casa mostram a importância das questões desta casa para você. Uma boa maneira de trabalhar com os símbolos astrológicos é montar frases com os significados, por exemplo: você (Sol) se relaciona (Vênus) de forma compassiva (Peixes) e sabe se comunicar (Mercúrio) com sinceridade (Áries) com seus amigos (11). E, claro, espera o mesmo da parte deles. Estes planetas estão enfrentando a pressão de Saturno em Virgem (oposição) e Plutão em Capricórnio (quadratura), portanto você está atravessando uma fase de redefinição (que pode ser dífícil), mas se você mantiver a calma e der um passo de cada vez, ao final do trânsito sua vida estará mais rica nesta área.

Mara disse...

Laura, as emoções (alegria, tristeza, raiva) são, por natureza, transitórias. Já os sentimentos (amor, ódio) são mais duradouros. Se você disse algo que já não corresponde à realidade, use da mesma sinceridade para esclarecer a situação...