25 de jun. de 2010

Vivendo e aprendendo a jogar...


Às vezes a vida parece exigir o impossível de nós. Como atender a todas as expectativas? Como conciliar tantas necessidades diferentes? Como dar conta de tantas responsabilidades? Como encontrar o equilíbrio em meio ao caos?

Algumas pessoas ficam tão atordoadas que nem se dão ao trabalho de tentar. Simplesmente engatam o piloto automático e torcem para chegar ao final da corrida sem escoriações. Outras, entronizam a lei da selva, e saem por aí atropelando tudo e todos à sua frente, sem questionar se isso trará conseqüências, sem demonstrar remorso ou compaixão. Alguns ficam paralisados devido ao medo, e colocam em perigo a si mesmo e aos outros. Outros, passam o tempo todo socorrendo mortos e feridos, e se esquecem da própria segurança. Uns poucos mantém a calma e a velocidade, agindo com a maior integridade possível dentro das circunstâncias. Ainda há outras possibilidades, mas você já percebeu a idéia, não? Cada ser humano reage da maneira que lhe é peculiar, na tentativa de alcançar os objetivos a que se propôs (mesmo que estes objetivos se resumam a sobreviver mais um dia).

Estamos atravessando uma destas fases em que o impossível parece estar na ordem do dia. Necessidades conflitantes exigem nossa atenção, e não há uma fórmula mágica para resolver o impasse. Consciência do que está ocorrendo (dentro e fora de você mesmo) ajuda. Fé num Poder Maior que o seu, também. E disponibilidade para crescer e aprender é fundamental. De resto, doses cavalares de paciência, compaixão e senso de humor.

Urano e Júpiter de mãos dadas em Áries querem que você altere a sua perspectiva, olhe para as coisas, pessoas e situações com novos olhos. Crie coragem e tente algo novo. Arrisque-se a ser diferente do rebanho.

Saturno está encerrando suas lições em Virgem, e quer que você coloque ordem na sua vida. Chega de protelar e deixar para resolver amanhã, mesmo porque você não tem a menor idéia de como vai ser o dia de amanhã. E, a propósito, Marte está ajudando Saturno a corrigir as provas.

Netuno também se aproxima do final de sua temporada em Aquário, e a necessidade aqui é compaixão, pela humanidade como um todo (e isto inclui você), pelo planeta como um todo.

E Plutão... ele continua firme e silenciosamente escavando, trazendo à superfície as impurezas que devem ser descartadas. Eventualmente, algumas riquezas também serão reveladas, mas isso leva tempo. Enquanto isso, ele quer que você encare o que está sendo mostrado, e tenha a firmeza de caráter necessária para admitir seus erros e fazer as correções necessárias.

A imagem que me ocorre é a de um malabarista, equilibrando vários pratos que giram ao mesmo tempo. É preciso ter paciência, concentração, firmeza, equilíbrio, flexibilidade, CONSCIÊNCIA... E me ocorre também que muitas mães, pelo mundo afora, estão de certa forma habituadas a este malabarismo diário, na correria louca que se tornou o processo de criar os filhos em nossa sociedade.

Amanhã, dia 26 de junho, teremos um eclipse lunar em Capricórnio, cuja tendência é enfatizar as áreas que precisam ser trabalhadas. Eu, se fosse você, pediria algumas dicas para alguém que já criou uns dois ou três filhos... Aposto que ela tem algumas sugestões! ;-)

Título: referência à canção Aprendendo a jogar, de Guilherme Arantes.
---------------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

7 de jun. de 2010

Vida louca vida, vida imensa... - Júpiter em Áries


Júpiter entra em Áries no dia 07 de junho, e ficará lá até 09 de setembro, quando voltará para Peixes. De 07 a 14 de junho, ele estará fazendo uma conjunção exata com Urano, uma parceria volátil, que deve ser manuseada com cuidado.

Júpiter tende a expandir tudo aquilo que toca. Unido a Urano em Áries, ele reforça a tendência ao individualismo, exigindo que você olhe para dentro e descubra quem realmente é.

Este momento é similar à experiência de estar em uma loja de relógios, no exato instante em que todos os despertadores começam a tocar. Não há como ignorar o barulho. As pessoas que teimam em continuar adormecidas e inconscientes estão gastando muita energia para manter este estado. A pressão interna, e o preço a ser pago por ela, são imensos. O resultado, são os vários comportamentos violentos que temos testemunhado ao nosso redor. A pressão interior é simplesmente intolerável, e se você não encontra uma válvula de escape saudável, a explosão é inevitável.

Para manejar estas energias de maneira segura, é preciso manter os olhos bem abertos. Do que você quer se libertar? O que impede que você viva sua vida de uma forma produtiva, criativa e feliz? Com os planetas envolvidos em aspectos conflitantes no céu atual, é fácil culpar o outro. Se ao menos ele/ela mudasse... se ele/ela fosse mais/menos... Mas Urano em Áries pede que você reassuma o controle de sua própria vida, ou seja, que você pare de colocar a culpa nos outros, e comece a se perguntar como VOCÊ pode mudar.

Áries é o impulso para a mudança, o novo, o desconhecido. Júpiter vem reforçar este impulso, pedindo que deixemos para trás a bagagem que temos arrastado por milênios. É hora de seguirmos em frente com as mãos e a mente abertas, sem nos prendermos a idéias fixas e preconceitos.

Há um mundo novo a ser descoberto. E ele está dentro de você.

Título: referência à canção Vida louca vida, de Lobão e Bernardo Vilhena.
----------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.