1 de mai. de 2014

Em nome do pai... - Saturno quadratura Sol


Sempre admirei a energia de S. Zé Pilintra. Sua curimba é uma das coisas mais bonitas de se ver. E não é que um destes dias, naqueles "acasos" providenciados pelo Alto, tive a oportunidade de incorporar um dos seus Malandros? Corpo travado e duro, fiz o possível para permitir a passagem daquela energia tão linda e tão leve... Ao voltar para a corrente, vendo S. Zé tão feliz ainda girando no Meio, as lágrimas vieram com tudo, e chorei nos braços de Maria Molambo, me desculpando pelas lágrimas, sem nem saber direito porque estava chorando.

E hoje me peguei pensando em meu pai. Confesso que nestes últimos oito anos raramente penso nele. Mas hoje fiquei lembrando. Blusa decotada ou saia curta não podia. Cabelo comprido não podia. Aula de arte não podia. Blusa vermelha ou esmalte vermelho, nem pensar, era coisa de prostituta. E eu com toda esta energia cigana, estrangulada, no peito.

Precisava sufocar tanto, pai? Claro que responsabilidade, dever, seriedade, respeito, são conceitos importantes e necessários. Mas não dava pra ensinar de outro jeito? Tanta repressão, tanta frieza, tanta culpa incutida, pra que? Tanto esforço em busca de uma frase que nunca veio: "tenho orgulho de você, filha". E resultando numa sensação de nunca fazer o suficiente, de nunca ser boa o suficiente.

Mas uma coisa boa vem de toda esta exigência. Eu aprendi disciplina. Eu sei que, dada a oportunidade, eu vou tentar incorporar de novo, e de novo. E quem sabe, um dia, eu consiga deixar esta energia fluir como se eu tivesse nascido pra isso, como se fosse a coisa mais natural do mundo pra mim.

Eu lembro como você amava seus canários, como voltava orgulhoso das feiras quando algum deles era premiado. Mas sabe, pai, tem uma coisa que você nunca compreendeu. Pássaro que canta mais bonito é aquele que é livre.

Título: referência ao filme In the name of the father, de Jim Sheridan, 1993.
--------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

Nenhum comentário: