27 de fev. de 2009

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra


Recapitulando, até aqui vimos os efeitos do trânsito de Saturno através de Virgem, bem como os efeitos de Urano através de Peixes.

Todos somos afetados por estes trânsitos, especialmente os nascidos em signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes). Mas os trânsitos não ocorrem no vácuo, eles são parte de uma estrutura muito mais complexa.

Virgem é o signo diretamente oposto a Peixes, o que significa que Saturno, enquanto em Virgem, está em oposição a Urano em Peixes. A oposição pode ser comparada ao jogo de "cabo de guerra": cada planeta "puxa a corda" na sua direção, tentando se impor ao outro. Como regra geral, vence o planeta mais lento, no caso, Urano.

Como isso se traduz no cotidiano? A humanidade vem sentindo o conflito entre a necessidade de manter o paradigma (Saturno em Virgem) e o impulso para romper os véus da ilusão (Urano em Peixes). Entre assumir a responsabilidade por sua vida (Saturno em Virgem) e fugir através dos vícios ou da fantasia (Urano em Peixes).

Este conflito continuará durante toda a permanência de Saturno em Virgem (ver Virgem, em busca da perfeição), mas tende a ser mais intenso nas épocas abaixo:

Entre 31 de janeiro de 2009 e 12 de fevereiro de 2009.
Entre 10 de setembro de 2009 e 17 de setembro de 2009.
Entre 24 de abril de 2010 e 01 de maio de 2010.

A tendência da maioria das pessoas, quando confrontada com as energias de uma oposição, é se identificar com um dos lados da batalha e projetar o outro. No caso, se tornar árido e reacionário, apegado às estruturas tradicionais, vendo qualquer tentativa de renovação como uma ameaça. Ou se tornar revolucionário e anarquista, almejando mudar a todo custo, vendo qualquer estrutura pré-estabelecida como daninha.

Há uma batalha nos céus (e dentro de cada um de nós) entre o velho e o novo, o que foi estabelecido pela experiência e o que é imprevisível, a ordem e o caos. Cada indivíduo tem um papel a desempenhar nesta batalha, conscientemente ou não, voluntariamente ou não.

Perceber que o conflito é fundamentalmente interno, e tentar chegar à uma solução harmoniosa, que satisfaça os dois lados, é o primeiro passo para se evitar um transbordamento destas questões para o coletivo, onde geralmente vão se desenvolver de maneira inconsciente, involuntária e inevitável.

Buda esclareceu que o caminho para a iluminação não se encontra nos extremos, mas no equilíbrio do meio. Faça a sua parte, ilumine o seu caminho. Juntos, podemos iluminar o mundo.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

25 de fev. de 2009

O caminho da individuação


Urano é o revolucionário, o rebelde, o despertador. Ele quer que você rompa com as estruturas ultrapassadas de pensamento, ação e comportamento. Ele questiona as "autoridades" em sua vida. Urano urge uma mudança de paradigmas.

Em Peixes, ele sacode as pessoas de sua letargia, de sua inércia. É hora de despertar. É hora de deixar de lado os vícios, os escapismos, os mecanismos de defesa, a hipnose coletiva através da música, da televisão, do cinema, da propaganda...

Peixes é um signo profundamente ligado à tradição maometana-judaico-cristã de pensamento. Este é o momento para ir além da noção de um deus punitivo e vingativo, de um céu e inferno eternos, da noção de "pecado". É chegada a hora de parar de equacionar martírio e sacrifício com evolução espiritual. Urano quer que você saia da posição de vítima e assuma a responsabilidade pela sua própria vida, felicidade e evolução.

Urano em Peixes quer que você deixe de seguir cegamente o rebanho, de fazer de conta que tudo está bem, de fazer um esforço hercúleo para pertencer a uma sociedade que está cada dia mais doente. Tenha a coragem de ser você mesmo!

As pessoas estão se sentindo inquietas, mas a maioria não faz a menor idéia do que acontece, porque ainda não aprendeu as lições de Saturno. Então Urano age de forma inconsciente, coletiva e inesperada, através de acidentes, desastres naturais, instabilidade climática e financeira, revoluções, golpes de estado, etc. O objetivo final é o mesmo: que você abandone o status quo e reconstrua sua vida com valores mais autênticos.


Sugestões de atitudes durante o trânsito de Urano em Peixes:

Questione seus sonhos e fantasias (você ainda acha que se ganhar na loteria, tudo ficará bem? Você ainda espera que o "homem da sua vida" venha te salvar? Você ainda está aguardando a Nave Mãe, que vai resgatá-lo deste planeta?).

Atreva-se a tentar viver sem vícios (é preciso coragem)!

Tire a máscara e passe a viver de maneira mais autêntica.

Abandone a posição de vítima e seja mais assertivo, mude o que te incomoda.

Perca o medo de ser e agir diferente, ouse discordar.
-------------
Partilhe sua experiência: como este trânsito tem se manifestado para você? Qual a posição de seu Urano natal, e em que casa o trânsito está ocorrendo?
----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

23 de fev. de 2009

Urano em Peixes: uma visão detalhada


Novamente, todos estamos sentindo a influência de Urano, porque todos temos o signo de Peixes em algum lugar do nosso mapa.

Em Peixes, Urano vem agindo como um grande despertador, visando acordar a humanidade para a realidade espiritual. Não somos corpos que possuem uma alma, somos almas que no momento possuem um corpo. A humanidade vem se debatendo há milênios na escuridão da ignorância, e o quadro atual é de grande agitação, enquanto os impulsos contraditórios em direção ao despertar (reagir à hipnose coletiva e compreender que você é um ser espiritual em busca de uma vida mais significativa) e ao "dormir" (continuar vivendo automaticamente, seguindo as reações coletivas de maneira inconsciente) se alternam na mente.

Urano em Peixes urge para que nos libertemos de nossas ilusões (por exemplo, de que mais dinheiro, status, romance, ou poder vão nos fazer felizes), para que nos rebelemos em relação ao papel de vítima (não posso fazer nada, a vida é assim mesmo, não tenho escolha).

Como ocorre em todos os trânsitos, algumas pessoas estão sendo mais afetadas do que outras. Já vimos o efeito sobre as pessoas que estão passando por seu retorno de Urano, bem como sobre as que estão passando por sua oposição.

Outros planetas mais lentos em Peixes:
Saturno em Peixes
Nascidos entre 15 de fevereiro de 1935 e 25 de abril de 1937.
Nascidos entre 19 de outubro de 1937 e 14 de janeiro de 1938.
Nascidos entre 25 de março de 1964 e 17 de setembro de 1964 (estas pessoas também estão passando por sua oposição de Urano).
Nascidos entre 17 de dezembro de 1964 e 03 de março de 1967 (estas pessoas também estão passando por sua oposição de Urano).
Nascidos entre 21 de maio de 1993 e 30 de junho de 1993.
Nascidos entre 29 de janeiro de 1994 e 07 de abril de 1996.

Júpiter em Peixes
Nascidos entre 04 de fevereiro de 1915 e 12 de fevereiro de 1916.
Nascidos entre 19 de janeiro de 1927 e 06 de junho de 1927 (algumas destas pessoas também estão passando por seu retorno de Urano).
Nascidos entre 12 de setembro de 1927 e 23 de janeiro de 1928 (algumas destas pessoas também estão passando por seu retorno de Urano).
Nascidos entre 15 de maio de 1938 e 30 de julho de 1938.
Nascidos entre 30 de dezembro de 1938 e 11 de maio de 1939.
Nascidos entre 31 de outubro de 1939 e 20 de dezembro de 1939.
Nascidos entre 16 de abril de 1950 e 15 de setembro de 1950.
Nascidos entre 02 de dezembro de 1950 e 21 de abril de 1951.
Nascidos entre 26 de março de 1962 e 04 de abril de 1963 (algumas destas pessoas também estão passando por sua oposição de Urano).
Nascidos entre 09 de março de 1974 e 18 de março de 1975.
Nascidos entre 21 de fevereiro de 1986 e 02 de março de 1987.
Nascidos entre 05 de fevereiro de 1998 e 13 de fevereiro de 1999.

Estas pessoas, além das questões específicas relacionadas ao signo de Peixes, ainda têm outros pontos a liberar, relativos aos planetas em questão.

Vamos a um exemplo:

Uma pessoa nascida em 10 de maio de 1964, está enfrentado sua oposição de Urano. O despertar da kundalini traz uma série de sintomas físicos, emocionais e mentais. A pressão para romper com padrões de comportamento habituais é intensa.
Esta pessoa nasceu com Plutão em Virgem, o que traz à tona padrões de comportamento profundamente arraigados, difíceis de serem erradicados.
E ela também possui Saturno em Peixes, ou seja, uma necessidade de estruturar esta área de sua vida, que agora está sendo abalada por Urano...
Atravessar este conjunto de questionamentos, todos agindo ao mesmo tempo e demandando atenção, não é tarefa fácil. É natural que esta pessoa se sinta assoberbada diante destas exigências interiores, sem saber como dar conta de todas (e a maioria da humanidade não está habituada a ouvir sua voz interior).

Se você (ou alguém que você ama) se encaixa neste exemplo, é hora de pedir ajuda. Terapias que propiciem um maior discernimento, práticas que possibilitem uma canalização destas energias (capoeira, artes marciais, etc), práticas religiosas que proporcionem uma maior estabilidade, livros de auto-ajuda, são ferramentas auxiliares neste processo.

Também estão sentindo os efeitos deste trânsito com mais intensidade os nascidos com Sol (Piscianos), Lua ou outros planetas pessoais, Ascendente, Descendente, Meio do Céu, Fundo do Céu, Chiron e outros asteróides, nódulos lunares ou vertex em Peixes, os nascidos nos signos mutáveis (além de Peixes: Gêmeos, Virgem e Sagitário) e pessoas com Urano forte no mapa natal (Sol, Lua ou Ascendente em Aquário).

Para experimentar um trânsito mais tranqüilo, é importante que você procure se abrir para o novo, expandir a sua visão das coisas. Questione os seus modelos de pensamento: de onde vem esta convicção? Eu já testei esta idéia na prática, e ela se revelou verdadeira? O que eu estou deixando de perceber? Como posso ir além destes limites?

Urano é aquele que o desafia a ir além do conhecido, a ultrapassar seus bloqueios e limites. Se você aceitar este desafio (munido porém com a cautela adquirida com Saturno), as recompensas são imprevisíveis.
-----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

20 de fev. de 2009

Peixes, em busca de redenção


Urano, em trânsito, entrou em Peixes em 11 de março de 2003, e ficou até 15 de setembro de 2003.

Em 16 de setembro de 2003 ele voltou para Aquário, lá ficando até 30 de dezembro de 2003.

Ele voltou para Peixes em 31 de dezembro de 2003 e permanecerá lá até 27 de maio de 2010.

De 28 de maio de 2010 até 14 de agosto de 2010 ele estará em Áries.

Ele voltará para Peixes em 15 de agosto de 2010, até 11 de março de 2011.

A partir de 12 de março de 2011, ele entrará novamente em Áries, e só retornará a Peixes em aproximadamente 84 anos.

Isso significa que no período de 11 de março de 2003 a 11 de março de 2011 (com exceção dos períodos em que ele retornou para Aquário ou vai avançar para Áries), as pessoas com Urano em Peixes em seu mapa natal estarão passando por seu retorno. E as pessoas nascidas com Urano em Virgem estarão passando por sua oposição.

Retorno de Urano
Nascidos entre 01 de abril de 1919 e 17 de agosto de 1919 (algumas destas pessoas também estão passando por seu terceiro retorno de Saturno).
Nascidos entre 23 de janeiro de 1920 e 31 de março de 1927 (algumas destas pessoas também estão passando por seu terceiro retorno de Saturno).
Nascidos entre 05 de novembro de 1927 e 13 de janeiro de 1928.

Oposição de Urano (veja o post Saturno em Virgem: uma visão panorâmica)

As pessoas que estão enfrentando o retorno ou a oposição de Urano se sentem profundamente inquietas. Há uma tendência para se rebelar, se revoltar, ir além dos limites, chocar. Você quer se libertar, mas muitas vezes nem sabe exatamente do que.

Durante a oposição de Urano, as pessoas costumam experimentar o despertar da energia kundalini, o que traz toda uma gama de sensações físicas, mentais e emocionais. Como a grande maioria da humanidade desconhece esta energia, não tendo a menor noção de como trabalhar com ela, este é um período de extrema agitação. Há um acúmulo de tensão nervosa, e se você não encontra uma maneira positiva de canalizá-la, surgem os famosos "imprevistos" de Urano.

Peixes é o signo da transcendência, da necessidade de servir, da permeabilidade, da ausência de limites, da tendência a se dissolver no todo.

Urano em trânsito por Peixes enfatiza as tendências escapistas deste signo, trazendo uma urgência para se libertar das amarras materiais a qualquer custo. Se você até aqui vinha fazendo suas lições de Saturno com diligência, a transição para a esfera Uraniana é facilitada. Se, pelo contrário, você estava se recusando a amadurecer (ou estava congelado no tempo), Urano agirá como um furacão em sua vida, destruindo as estruturas que encontrar pelo caminho.

Urano é o reformador, em Peixes ele quer que você se livre do papel de vítima, e se assuma como senhor do seu destino. É hora de superar suas ilusões, ultrapassar a negação. Ele quer que você abale o status quo, rompa com os paradigmas ultrapassados, supere os seus vícios. Atreva-se a deixar sua imaginação correr solta. Ouse ir contra o rebanho, inove, experimente, revolucione sua vida.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

18 de fev. de 2009

O retorno de Urano e a crise de meia idade


À medida que os planetas vão se distanciando do Sol, seu ciclo é mais lento. Urano faz parte dos chamados planetas exteriores, ou seja, planetas mais distantes do Sol, que ficam além da órbita de Saturno, e geralmente influenciam toda uma geração de pessoas, ao invés de ter um efeito mais individual.

O ciclo de Urano através do zodíaco leva cerca de 84 anos. Portanto, ninguém experimenta mais do que um retorno de Urano, e muitos não chegam a viver esta experiência. A meio caminho do retorno, em torno dos 42 anos, ocorre a oposição de Urano. Urano em trânsito fica exatamente no signo oposto ao que ele ocupava no momento de seu nascimento. Esta é a famosa crise da meia idade.

Durante toda a sua vida, Urano tenta chamá-lo para brincar além dos muros, para se arriscar além da segurança pré-estabelecida pelas experiências das gerações anteriores. Ele quer que você tenha a coragem de ousar, de inovar, de ser realmente único e original.

Todos nós temos Urano no mapa, mas são poucos os que atendem conscientemente ao seu chamado. A maioria das pessoas ainda se encontra presa ao confinamento Saturnino, muito acomodada e receosa de qualquer inovação. Então, Urano surge de maneira inesperada, abrupta, e às vezes, violenta. Surge a demissão repentina, o divórcio, o acidente. E, ao invés de tentar crescer e expandir seus horizontes através destes eventos, você tenta desesperadamente manter o status quo. Ou, na contramão, você tenta furiosamente se libertar de toda e qualquer restrição, na busca da liberdade total, sem compreender que para ser livre é necessário primeiro desenvolver a responsabilidade de Saturno. E assim vamos avançando, meio às cegas, pela vida.

Quando o retorno de Urano chega, a grande maioria das pessoas apenas repetiu automaticamente os erros e tropeços das gerações anteriores. Há uma grande amargura, a sensação de haver desperdiçado a vida no cumprimento de deveres infindáveis. Surge a vontade imperiosa de abandonar tudo, de ser realmente independente, de ser finalmente livre. Mas para quem viveu sempre apegado à matéria, a única libertação é através da morte, e a morte é ainda o grande desconhecido, a fronteira final, que gera um terror quase incontrolável.

Então, surgem os paradoxos da velhice: por um lado, a pessoa se recusa a seguir a dieta ou a medicação recomendada pelo médico (rebeldia), por outro, fala constantemente na morte, revelando o pavor que esta idéia lhe traz. De um lado, age como criança em quase tudo, de outro, exige respeito e obediência dos mais jovens.

Aqueles que souberam honrar Urano em suas vidas, neste momento sentem um novo chamado à aventura. Descobrem, encantados, que a velhice e a morte não são o fim. Ainda há muito que aprender, muito terreno a ser desbravado. Para os mais jovens, é gratificante conviver com estas pessoas. Com um brilho travesso no olhar, elas demonstram ter seu lado criança ainda vivo dentro de si, não com a birra petulante de quem não amadureceu, mas com a inocência e a curiosidade de quem não deixou de se maravilhar com a vida.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

16 de fev. de 2009

Abre alas pra minha folia... - Urano


Devido ao estado ainda primitivo da humanidade, Urano não tem uma boa reputação. Como a maioria das pessoas procura fugir das lições de Saturno, o acesso consciente a Urano é dificultado, quando não completamente obliterado. Então, só resta a ele a manifestação inconsciente, através de rupturas, acidentes, violência súbita, etc.

Mas o objetivo final de Urano é libertar-nos das amarras cármicas, levar-nos numa jornada além do conhecido, ampliando nossa consciência numa espiral cada vez mais ampla.

Urano nos convida a abandonar a concha protetora das opiniões pré-concebidas, a ousar viver além dos muros limitantes do preconceito. E isto não é uma tarefa fácil. É preciso muita coragem para caminhar por um terreno ainda não mapeado, e são poucos os que se habilitam a este trabalho pioneiro.

Se você se dedicou às tarefas de Saturno com diligência e boa vontade, os próximos passos já não serão tão difíceis. Você já aprendeu o valor da perseverança, da paciência e de ser fiel a si mesmo. Agora, é continuar dando um passo de cada vez, e mesmo que Urano o lance repentinamente numa paisagem totalmente desconhecida, você já tem autoconfiança suficiente para saber com quais recursos interiores pode contar.

Desbravar um mundo novo é uma tarefa assustadora mas fascinante, e cada descoberta abre um leque de novas possibilidades. Você já não é mais uma criança brincando no cercadinho, agora é o adulto responsável experimentando novas sensações e experiências.

Aqueles que ainda vivem dentro dos limites confinantes de Saturno não conseguem compreendê-lo, muito menos acompanhá-lo. E a cada vez que você volta com os tesouros que colheu pelo caminho, talvez eles nem percebam seu valor, mas apenas sua estranheza. Sorrindo, você não esmorece. O universo inteiro agora é seu playground, e você aprendeu com Saturno que tudo tem seu tempo.


Título: referência à canção Abre alas, de Ivan Lins e Vitor Martins.

-----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

14 de fev. de 2009

O caminho do discípulo


Saturno é o Senhor do Tempo, o Senhor do Carma, o Guardião do Umbral. Ele impõe limites em nossa vida, impedindo que avancemos indiscriminadamente.

Só após prestarmos contas a Saturno podemos desenvolver a consciência dos planetas exteriores (Urano, Netuno e Plutão). A grande maioria das pessoas ainda não adere voluntariamente às suas lições, preferindo o caminho mais difícil para a queima do carma.

Entretanto, Saturno é um professor severo, mas justo. Suas lições são áridas, mas simples, e suas recompensas são permanentes.

Ele quer que você assuma a responsabilidade pelos seus atos, aja com integridade, cumpra com seus deveres, enfrente e supere seus medos.

Em Virgem, ele pede que você desenvolva sua capacidade de discriminação, sem no entanto estagnar na crítica improdutiva. Ao identificar o erro, é importante prosseguir no esforço para solucioná-lo.

Muitos estão se deixando levar por um senso crítico exacerbado, que gera apenas esterilidade. É importante que você pare de apontar defeitos em si mesmo e nos outros, e comece a descobrir como aperfeiçoar e valorizar suas qualidades.

Lembre-se, é através das mãos pacientes e perseverantes de Saturno que superamos nosso carma e nos tornamos espiritualmente "adultos".


Sugestões de atitudes durante o trânsito de Saturno em Virgem:

Adotar uma dieta e estilo de vida mais saudáveis.

Superar vícios ou maus hábitos.

Estabelecer limites no relacionamento com subordinados e/ou colegas de trabalho.

Incrementar sua autonomia.

Diminuir os detalhes supérfluos (priorizar).

Organizar seu cotidiano, estabelecendo prioridades e agindo de maneira produtiva.

Evitar críticas (principalmente a si mesmo), substituindo-as por sugestões de aprimoramento. Ao invés de dizer: você é desleixado, sugerir: que tal você cuidar de...

Conscientizar-se da relação das partes com o todo.
--------------
Partilhe sua experiência: como este trânsito tem se manifestado para você? Qual a posição de seu Saturno natal, e em qual casa o trânsito está ocorrendo?
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

11 de fev. de 2009

Saturno em Virgem: uma visão panorâmica


Todos nós estamos sentindo a influência de Saturno no momento, porque todos temos Virgem em nosso mapa, em algum lugar...

Já vimos as questões principais que Saturno vai levantar enquanto estiver passando por Virgem.

Também abordamos os mapas que têm Saturno natal em Virgem e que agora passam pelo seu retorno de Saturno.

Mas ainda há toda uma geração de pessoas com planetas mais lentos em Virgem, que também estão sendo afetadas de maneira mais intensa por este trânsito.

Geração Plutão em Virgem
Nascidos entre 20 de outubro de 1956 e 15 de janeiro de 1957 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).
Nascidos entre 19 de agosto de 1957 e 12 de abril de 1958.
Nascidos entre 11 de junho de 1958 e 05 de outubro de 1971 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter e/ou Urano em Virgem).
Nascidos entre 18 de abril de 1972 e 30 de julho de 1972.

Geração Netuno em Virgem
Nascidos entre 22 de setembro de 1928 e 19 de fevereiro de 1929.
Nascidos entre 25 de julho de 1929 e 03 de outubro de 1942 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).
Nascidos entre 18 de abril de 1943 e 02 de agosto de 1943.

Geração Urano em Virgem (estas pessoas também nasceram com Plutão em Virgem)
Nascidos entre 02 de novembro de 1961 e 10 de janeiro de 1962.
Nascidos entre 10 de agosto de 1962 e 28 de setembro de 1968 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).
Nascidos entre 22 de maio de 1969 e 23 de junho de 1969 (estas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).

Júpiter em Virgem
Nascidos entre 28 de agosto de 1920 e 25 de setembro de 1921.
Nascidos entre 12 de agosto de 1932 e 10 de setembro de 1933.
Nascidos entre 27 de julho de 1944 e 25 de agosto de 1945.
Nascidos entre 18 de novembro de 1955 e 18 de janeiro de 1956.
Nascidos entre 08 de julho de 1956 e 13 de dezembro de 1956.
Nascidos entre 20 de fevereiro de 1957 e 07 de agosto de 1957.
Nascidos entre 20 de outubro de 1967 e 27 de fevereiro de 1968.
Nascidos entre 16 de junho de 1968 e 15 de novembro de 1968.
Nascidos entre 31 de março de 1969 e 15 de julho de 1969.
Nascidos entre 30 de setembro de 1979 e 27 de outubro de 1980.
Nascidos entre 13 de setembro de 1991 e 10 de outubro de 1992.
Nascidos entre 28 de agosto de 2003 e 25 de setembro de 2004.

Todas estas pessoas, além das lições específicas relacionadas ao signo de Virgem, ainda têm algumas "matérias extras" para estudar, relativas aos planetas em questão.

Vamos a alguns exemplos:

Uma criança nascida em novembro de 2003 tem Júpiter em Virgem em seu mapa natal. Então, além de estar passando pelas questões de Saturno em Virgem (sentindo-se pressionada a obedecer a uma rotina, ter hábitos de higiene, organizar seus pertences, etc), ela tem que responder às questões de Júpiter (já não estou muito crescida para ter tal ou tal hábito? Posso ficar acordada até mais tarde? Por que na casa de fulano os hábitos alimentares são diferentes dos nossos?, etc). Compreendendo que seu filho passa por esta fase, você tem condições de incentivá-lo e apoiá-lo no caminho mais apropriado para sua saúde e felicidade.

Uma pessoa nascida em dezembro de 1961 tem Urano e Plutão em Virgem em seu mapa natal. Portanto, está questionando também como pode transformar sua natureza instintiva básica numa força mais produtiva para a sociedade, como pode aplicar sua rebeldia contra aquilo que é obsoleto de forma a auxiliar a si e aos outros. No dia a dia, isto pode se manifestar como uma crise de reorientação vocacional, ou como algo mais profundo (qual a minha missão neste planeta?).

Além das posições planetárias delineadas acima, os Virginianos (Sol em Virgem) também estão sentindo a cobrança de Saturno, bem como as pessoas que têm a Lua ou outros planetas pessoais neste signo, as que têm Ascendente (o signo que se levantava no horizonte no momento do seu nascimento), Descendente, Meio do Céu, Fundo do Céu, Chiron e outros asteróides, nódulos lunares ou vertex em Virgem.

_Ah, bom, é só isso? Então eu não estou sendo afetado...

Espere, há mais passageiros neste trem. Todos com posicionamentos nos signos mutáveis (além de Virgem; Gêmeos, Sagitário e Peixes). E não podemos esquecer que as pessoas com Saturno forte no mapa natal (Sol, Lua ou Ascendente em Capricórnio) são particularmente sensíveis aos trânsitos de Saturno. Ufa!

Para fazer uma boa viagem (ter um trânsito gratificante), lembre-se: o objetivo deste roteiro não é deixá-lo ansioso ou preocupado com os acontecimentos. Pelo contrário, ele visa dar uma noção do terreno a ser percorrido, demarcando os recursos, obstáculos ou desafios que podem ser encontrados, para que você possa viajar mais consciente, de forma a realmente chegar a seu destino transformado numa versão aprimorada de si mesmo.

Voltando à analogia do vestibular, se você até aqui não vinha se dedicando aos estudos, de nada vai adiantar ficar se criticando ou punindo. Arregace as mangas e se esforce para recuperar o tempo perdido. As recompensas de Saturno são perenes. Vale a pena!
-----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

8 de fev. de 2009

Virgem, em busca da perfeição


Saturno, em trânsito, entrou em Virgem em 03 de setembro de 2007 e permanecerá lá até 29 de outubro de 2009.

De 30 de outubro de 2009 até 07 de abril de 2010 ele estará em Libra.

Ele voltará para Virgem de 08 de abril de 2010 até 21 de julho de 2010.

A partir de 22 de julho de 2010 ele entrará novamente em Libra, e só retornará a Virgem em aproximadamente 28 anos.

Isto significa que no período de 03 de setembro de 2007 a 21 de julho de 2010 (com exceção da época em que ele estará em Libra), as pessoas com Saturno em Virgem em seu mapa natal (no instante de seu nascimento) estarão passando por seu retorno de Saturno.

Terceiro retorno
Nascidos entre 13 de agosto de 1919 e 07 de outubro de 1921 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).

Segundo retorno
Nascidos entre 20 de setembro de 1948 e 03 de abril de 1949.
Nascidos entre 30 de maio de 1949 e 20 de novembro de 1950.
Nascidos entre 08 de março de 1951 e 13 de agosto de 1951.

Primeiro retorno
Nascidos entre 17 de novembro de 1977 e 05 de janeiro de 1978.
Nascidos entre 27 de julho de 1978 e 21 de setembro de 1980 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).

Virgem é o signo relacionado à auto-suficiência, à capacidade de cuidar de si mesmo sem depender de algo ou alguém que venha prover suas necessidades.

Para ser auto-suficiente, é necessário que você saiba discriminar, tenha bem clara a noção de certo e errado, saudável e prejudicial, seguro e perigoso, etc.

Você precisa também ser humilde, realizar as tarefas mais simples do dia-a-dia sem a expectativa de ser servido.

A diligência é outro ingrediente nesta receita: a inércia não vai levá-lo a lugar algum. O estabelecimento de uma rotina saudável faz com que você se torne cada vez mais eficiente.

E isso o leva a olhar à sua volta e se perguntar: como posso ajudar aos outros, de modo que eles também possam se tornar auto-suficientes? Virgem tem uma profunda necessidade de ser útil, de contribuir para o todo de alguma forma. Um Virginiano que se sente desnecessário é alguém muito infeliz.

O trânsito de Saturno por Virgem vem enfatizar todos estes pontos. Lembre-se, Saturno é o professor, ele pede que você cresça, seja responsável, saiba estabelecer limites e aja com integridade.

Agora, ele quer que você exercite estas lições em relação às questões de Virgem.
-----------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

2 de fev. de 2009

No meio do caminho tinha uma pedra... - o retorno de Saturno


Saturno tem um ciclo de aproximadamente 28 anos através do zodíaco. Em outras palavras, a cada 28 anos Saturno volta ao lugar que ele ocupava no instante do seu nascimento. Este momento é chamado de retorno de Saturno. O primeiro retorno ocorre em torno dos 28 anos de idade, o segundo por volta de 56, e o terceiro cerca de 84 (estas idades são aproximadas, é sempre bom checar quando exatamente o retorno vai ocorrer).

O retorno de Saturno é uma época de intenso aprendizado.

Uma boa analogia é o vestibular: tudo o que você aprendeu até aqui, vai ser cobrado. Portanto, se você vinha protelando certas lições, é hora de arregaçar as mangas e por mãos à obra, estudando em dobro.

É por isso que as pessoas reagem de maneiras diferentes a este trânsito. Tudo depende do quanto o indivíduo tem vivido de acordo com sua própria consciência, com seus próprios valores, de maneira íntegra. Quem até aqui vem assumindo suas responsabilidades, se esforçando para progredir como ser humano, encara estas provas com maior tranqüilidade. Quem, por outro lado, tem se recusado a crescer, vivendo de maneira infantilizada, tende a sentir que suas opções estão diminuindo, e que tem que correr contra o relógio para recuperar o tempo perdido.

Em todos os casos, é comum uma certa ansiedade, uma sensação de pressão e cobrança (interna e externa): o que eu fiz da minha vida até agora? Qual a minha contribuição para a sociedade até aqui? É este realmente o meu caminho? Estou satisfeito (e progredindo) com as escolhas que fiz? O que devo aprimorar em mim mesmo? Quais as limitações que devo aceitar, e quais devo tentar superar? Quais são as autoridades que devo respeitar em minha vida? (No primeiro retorno, idealmente este é o momento de aprender a viver com integridade, emancipando-se do que seus pais ou outras figuras de autoridade planejaram para você.)

As áreas específicas de sua vida que serão afetadas por este trânsito dependem da estrutura do seu mapa natal. Por exemplo, se Saturno em seu mapa se refere a relacionamentos amorosos, ou profissão, ou família, ou amizades, é esta área que você vai questionar.

Um fator que pode intensificar a época do retorno de Saturno é a existência, no mapa, de outros pontos focais no signo, como planetas, ângulos, asteróides, nódulos lunares, etc. Cada um destes elementos acrescenta novas lições a serem assimiladas.

E se você acha que isto já é o suficiente para a "sabatina" de Saturno, saiba que durante o retorno outros planetas também podem estar transitando pelo signo de Saturno, ampliando ainda mais o leque de assuntos a serem abordados.

De um ponto de vista cármico, a partir do primeiro retorno você tem mais autonomia para tomar decisões em sua vida. Teoricamente, até aqui você estava mais sujeito às determinações exteriores, às regras estabelecidas pelos seus pais e pela sua própria herança genética. Este é o ponto em que você se torna adulto, astrologicamente falando. É hora de crescer e de encarar a realidade, de assumir a responsabilidade pelas coisas que estão limitando seu crescimento e trabalhar para mudá-las.

O segundo retorno traz um questionamento muito mais angustiante pra aqueles que aos 28 anos não realizaram o trabalho interior necessário. Este trânsito pode trazer uma profunda melancolia, uma sensação de ter desperdiçado o tempo (e a própria vida) de alguma forma. Mas, novamente, as pessoas reagem de formas diferentes.

Aqueles que durante o primeiro retorno fizeram um esforço consciente para vencer as suas limitações, e que nos anos subseqüentes viveram de maneira responsável e criteriosa, não enfrentam uma grande crise nesta época. Para eles, este é um período de reavaliação e redirecionamento de objetivos, mas sem grandes arrependimentos.

Entretanto, aqueles que se recusaram a ouvir o impulso interior em direção à maturidade, durante o primeiro retorno, podem entrar em uma crise existencial. A súbita consciência da própria mortalidade, a sensação do tempo que se esgota (e que não volta atrás), podem amplificar a ansiedade natural do período.

O terceiro retorno é uma época de profundo inventário moral, em que o indivíduo reavalia sua vida, procurando concluir as questões que ainda possam estar em aberto. De novo, tudo depende de como a vida foi vivida até aqui. Este período tanto pode inaugurar uma nova fase de completude e tranqüilidade espiritual, quanto trazer à tona a angústia das questões mal resolvidas.


Título: referência ao poema No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade.

----------------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara" no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

1 de fev. de 2009

Que se abram os seus caminhos


Você já teve a sensação de que você e todos ao seu redor estão com problemas? Para onde quer que você olhe, as pessoas parecem estressadas, ansiosas, com medo? Compreender o que se passa, a nível astrológico, pode trazer um grande alívio. Conseguir contextualizar o que está ocorrendo, saber que você não é o único a ter estas sensações e sentimentos, ter acesso a um curso de ação e, principalmente, um prazo determinado para o final desta fase, traz clareza e discernimento ao cotidiano.

Então, o que se passa? Bem, no momento atual, vários trânsitos (movimento dos planetas pelos signos) estão ocorrendo ao mesmo tempo. Todos nós somos afetados por eles, alguns de maneira mais pronunciada.

As pessoas nascidas nos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio) estão sob efeito da extrema pressão exercida por Plutão.

Os nascidos em signos fixos (Touro, Leão, Escorpião, Aquário) estão enfrentando a neblina de Netuno.

Aqueles que nasceram em signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes) estão lidando com a rebeldia de Urano e, como um bônus extra, as limitações de Saturno.

Enfim, estamos todos no mesmo barco, não há uma só pessoa no planeta que não esteja se sentindo pressionada para exercer mudanças em alguma área de sua vida. Mas como, onde, e em que direção mudar?

Esta é a proposta deste blog, oferecer um resumo do que está ocorrendo nos céus atualmente (trânsito dos planetas nos signos), seu significado, e possíveis linhas de ação para lidar com estas influências.

O panorama atual é complexo, então evidentemente, você não vai encontrar todas as respostas em um ou dois textos. Esta é uma jornada cujo mapa vai se desenrolar ao longo da caminhada, espero eu que com clareza e numa linguagem facilmente acessível.

Aos poucos, cada um dos planetas vai ser enfocado, bem como a maneira mais eficiente de trabalhar com suas energias.

Seja bem-vindo a bordo, e que se abram os seus caminhos!