26 de mar. de 2010

Dinheiro, pra que dinheiro?... - Saturno em Libra


Plutão em trânsito em Capricórnio continua com seu lento trabalho de demolição das estruturas da sociedade. Este será um trânsito longo, e precisamos ter em mente que Saturno é o regente de Capricórnio. Isso significa que durante todo o trânsito de Plutão, os assuntos relativos aos signos pelos quais Saturno estará transitando serão muito importantes. Saturno tende a restringir e limitar os assuntos referentes ao signo que transita.

O signo de Libra é regido por Vênus, o que significa que a passagem de Saturno por Libra está interferindo com os temas Venusianos: relacionamento, auto-estima, sistema de valores, beleza e dinheiro. Portanto, se você anda preocupado com suas finanças ultimamente, e isso está afetando sua auto-estima, saiba que não é o único.

Saturno está pedindo que reavaliemos todas estas questões, pois é hora de crescer e amadurecer nestas áreas. Como em tudo o mais na vida, cada um reage a esta pressão de acordo com seu grau de consciência.

Aqueles que costumam aquilatar o seu valor pessoal pela quantia de dinheiro que têm, provavelmente estão se encaminhando para um processo depressivo, porque nas condições atuais, nenhuma quantia será suficiente. Os que acreditam que sua beleza física é seu único valor também se encaixam nesta categoria.

Quem acredita que nunca há o suficiente para todos, e que é preciso lutar para amealhar o necessário para si, está se tornando cada vez mais inquieto e agressivo. Os que esbanjam como se não houvesse amanhã podem entrar numa orgia de compras por puro pânico.

Os que agem como crianças, esperando que os pais, seu país, seu deus, tomem as atitudes necessárias, estão se sentindo abandonados, desprotegidos e desvalorizados. Os que se põem na condição de vítimas estão mais oprimidos do que nunca.

Mas, afinal, por que Saturno está interferindo com seu bolso? Porque ele quer que você pare um pouco para pensar. O que é o dinheiro realmente? É um meio de troca. O dinheiro foi criado como uma forma de trocarmos bens e serviços. A energia financeira é neutra, não é boa nem má. Tudo depende da maneira como a utilizamos. Se o dinheiro é um meio de troca, a maneira como lidamos com nosso dinheiro reflete a maneira como nos relacionamos com as pessoas, com o mundo em geral. O que você precisa aprimorar em seus relacionamentos?

Saturno quer que você dê uma boa olhada naquilo que realmente tem importância para você, e no porque desta importância. Qual é a base de seu sistema de valores? O que realmente não pode faltar em sua vida? Como você age, e o que está disposto a fazer, para conseguir o imprescindível?

É hora de fazer uma avaliação honesta: pra que você precisa de dinheiro?

Título: referência à canção Pra que dinheiro, de Martinho da Vila.
----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

16 de mar. de 2010

Cansei de ser sozinho... - Plutão em Capricórnio, Saturno em Libra


Plutão em trânsito em Capricórnio está ocupado em demolir as nossas estruturas. Capricórnio está relacionado com figuras de autoridade, e durante este processo, podemos nos deparar com a perda ou o distanciamento daqueles que costumavam nos orientar.

Talvez aquela pessoa com a qual você contava para receber orientação tenha se revelado não tão confiável e madura quanto você imaginava, e tenha havido um rompimento definitivo. Talvez o seu professor, ou seu pai, ou seu chefe, não esteja tão acessível, devido a problemas pessoais ou de trabalho. Talvez aquele amigo mais velho, que sempre tinha uma palavra sábia a oferecer, esteja sobrecarregado. Se você exercita a sua mediunidade, talvez seus guias tenham mencionado que a comunicação tem sido difícil, ou que há a necessidade de um afastamento temporário.

Se você acompanha este blog, talvez tenha notado um espaçamento maior entre os posts. Hoje, decidida a escrever, percebi como o padrão acima tem se manifestado com freqüência ao meu redor. E como o ritmo das postagens está entrelaçado com tudo isso.

É como se a vida, de várias formas diferentes, estivesse nos cobrando uma maior maturidade. Saturno em Libra nos pede para agir de forma adulta nos relacionamentos. Para compreender que não devemos só esperar passivamente pela satisfação de nossas necessidades, como crianças. Que um relacionamento implica em troca, divisão de tarefas e responsabilidades, reconhecimento da fragilidade e limitações do outro, igualdade de direitos e deveres.

Para aqueles que não conseguem assimilar esta lição, Saturno traz a limitação nos relacionamentos, a sensação de isolamento, de solidão. Porque talvez, ficando sozinhos, aprendamos a dar valor ao outro. Talvez, ao nos sentirmos isolados, paremos para pensar como podemos nos relacionar melhor.

Plutão em Capricórnio quer que examinemos as falhas em nossas fundações. Onde estão os pontos fracos de nossas estruturas? Como podemos saná-los? Temos a competência necessária para isso? Vale a pena o esforço?

Se você vem sentindo um isolamento maior, principalmente no que se refere à espiritualidade, não se coloque na posição de vítima. Procure utilizar este período para refletir.

No desenvolvimento infantil, chega um momento em que a criança precisa aprender a andar por si mesma. Este é um marco emocionante e importantíssimo. E o gesto da mãe, de se afastar e permitir que a criança arrisque os primeiros passos (e as primeiras quedas) é um profundo gesto de amor.

Título: referência à canção Andança, de Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós.
--------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

5 de mar. de 2010

Eu não moro mais em mim... - Lua


Se muitas pessoas reprimem sua energia solar, um número ainda maior está desconectado de seus impulsos lunares.

A Lua indica a maneira básica como você expressa suas emoções, o que você precisa para se sentir seguro e "em casa". Se você não satisfaz suas necessidades lunares, o resultado é uma sensação de alienação, de insegurança profunda, de amortecimento. A partir daí surgem as fobias, os ataques de pânico, os comportamentos compulsivos.

Quem não vive seu Sol não se permite ser. Quem não vive sua Lua não se permite sentir. E quem já perdeu o contato com ambos, anda pela vida como um robot, desempenhando seus diferentes papéis e esperando que a morte traga o descanso final.

Mais do que nunca, hoje precisamos honrar nossa bagagem emocional. A vida já é muito difícil sem que você torture a si mesmo. É hora de olhar para dentro, e ver o que este ser humano assustado e inseguro que atende pelo seu nome precisa.

E antes que você fique nervoso com mais uma tarefa a desempenhar, uma boa notícia: a Lua normalmente se satisfaz com gestos muito simples. Pequenas coisas e atitudes no cotidiano podem fazer toda a diferença.

Por exemplo, uma Lua em Touro se sente reconfortada com uma refeição quentinha, uma roupa macia, um sofá confortável. Uma Lua em Sagitário se anima com uma boa caminhada, um bom livro, um bom filme.

Nunca é demais repetir: você é a pessoa mais importante de sua vida. Quando você se for, a vida vai prosseguir, mas você não estará mais participando dela. Portanto, antes de mais nada, cuide de si mesmo. Procure se proporcionar um pouco mais de consolo, um pouco mais de respeito, um pouco mais de alegria.

Não, isto não é egoísmo. É auto-estima. Um recipiente só pode distribuir aquilo que tem dentro de si. Se você se permitir ficar vazio, o que você terá para dar? O mundo precisa da sua contribuição, mas você precisa começar com uma pessoa muito especial: você mesmo.

Título: referência à canção Metade, de Adriana Calcanhotto.
-------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

1 de mar. de 2010

Eu sinto o prazer de ser quem eu sou... - Sol


Na complexidade da vida atual, é fácil perdermos o rumo de casa. Estamos tão ocupados desempenhando os vários papéis que assumimos que não sobra tempo para sermos nós mesmos.

À medida que nossa alienação aumenta, diminui nosso prazer de viver. Esquecemos de observar a beleza que nos cerca, para apenas perceber a poluição. Adiamos indefinidamente o relaxamento e prolongamos o desgaste. Priorizamos o dever e consideramos fútil o gostar. Presos à burocracia, não temos tempo para aqueles que amamos.

Fazemos planos para o ano que vem, o próximo mês, a outra semana. Mas e se não houver amanhã? Enquanto leio, com o coração apertado, sobre os terremotos, tsunamis, enchentes, desmoronamentos e outros desastres naturais, o número de vidas ceifadas me impressiona. E eu não consigo deixar de me perguntar quantas destas vidas foram vividas em sua plenitude. Quantas destas pessoas não foram surpreendidas no meio do planejamento?

Um tema recorrente em meus textos tem sido a necessidade de acordarmos. A vida está acontecendo agora, neste minuto, e ela não espera por ninguém. Ela não aguarda que você tenha tempo, dinheiro, disposição, agenda... E enquanto você planeja, ela passa.

Dê uma boa olhada no espelho e se pergunte quem é esta pessoa. Não olhe para as rugas, a celulite, os cabelos muito lisos ou muito crespos. Olhe nos olhos, e procure encontrar o dono desta casa que você chama de corpo. Se você não faz isso há muito tempo, é provável que esta seja uma experiência difícil. Mas após a estranheza inicial, aos poucos surge o reconhecimento. _Ah, este sou eu! Que saudade de mim...

Mesmo que você saiba que reencarnamos muitas vezes e vivemos várias vidas, ESTA vida é a única que você, este ego, esta personalidade que carrega o seu nome, vai viver. E é importante que este ego se manifeste, se expresse. Você não está vivendo a vida de seus pais, seus filhos, seu artista preferido. Esta é a SUA vida, e cabe a você decidir a melhor maneira de vivê-la.

Sacuda a poeira da acomodação e reavalie sua trajetória. Tenha a coragem de ser o personagem principal do seu filme. Afinal, você não acha que Deus se deu ao trabalho de criá-lo só para fazer figuração, não é?

Título: referência à canção Agora só falta você, de Rita Lee e Luiz Sérgio Carlini.
---------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.