24 de abr. de 2010

A gente não consegue ficar indiferente...


Em 2010, existe uma sensação de tensão interna que tende a aumentar à medida que os meses passam. A angústia parece ir se acumulando, e às vezes fica difícil pensar com clareza. Um nó no peito, uma sensação de peso no coração.

Saturno em Virgem está formando uma oposição exata a Urano em Peixes durante o período de 24 de abril a 01 de maio, intensificando a pressão. Para saber mais a respeito deste trânsito, veja os posts Nem tanto ao mar, nem tanto à terra e Quero o abrigo do teu abraço.

Inteirar-se das últimas notícias não ajuda nem um pouco. Ao redor do mundo, as catástrofes coletivas parecem se suceder. Nosso coração se confrange diante do sofrimento alheio, e surge o medo de que sejamos os próximos. Como manter o otimismo e a esperança diante deste quadro?

Conhecer um pouco sobre a espiritualidade ajuda. Não que as pessoas espiritualizadas sejam imunes ao sofrimento ou à ansiedade, mas um embasamento filosófico e prático fornece as ferramentas necessárias para fortalecer nossas emoções. Compreender as raízes do sofrimento, suas causas e finalidade torna o fardo mais leve. Conseguir, de uma maneira ou de outra, auxiliar nosso semelhante nos dá motivo para prosseguir.

Não existem respostas fáceis, ou fórmulas fixas e universais. Assim como a humanidade, a verdade é multifacetada e cambiante. As soluções de hoje podem não ser mais válidas ou úteis amanhã, porque nossa compreensão e perspectiva estão em constante crescimento. E esta é justamente uma das grandes belezas da vida humana: a continuidade do aprendizado. Somos seres mais sensíveis, maduros e sábios hoje do que éramos há dez anos atrás. E daqui a dez anos, teremos crescido muito mais.

Alguns de nós conseguem amadurecer de maneira mais suave, sem grandes crises de identidade. Mas estes casos são a exceção. Para a maioria, a conscientização é conquistada a duras penas. A vida nos esculpe, lentamente, suavizando nossos contornos e retirando nossas arestas. O processo é doloroso, e muitas vezes não conseguimos atinar com o objetivo final, e nos perguntamos o que a vida (ou Deus) quer de nós.

Eu presumo que a ostra não tem conhecimento do que ocorre em suas entranhas. A única coisa que ela percebe é a irritabilidade causada pelo grão de areia original. Aos poucos, a tensão constante vai se tornando dolorosa. E então, numa tentativa desesperada de arrefecer a dor, ela começa a lenta e laboriosa construção de suas defesas. Para a ostra, imagino que não exista uma visão de altas conquistas, além da pura necessidade de fazer cessar a irritação e a dor.

Neste imenso mar de consciências que é o planeta Terra, somos pequenas ostras nos debatendo com nossos grãos de areia interiores. A diferença é que, para nós, é possível a busca de um significado maior, o vislumbre das possibilidades que se descortinam se conseguirmos superar nosso sofrimento. Podemos ser co-criadores, conscientes da luz que habita em nós. Podemos colaborar conscientemente com o objetivo final. Estamos criando uma pérola de grande beleza e valor, e saber disso nos dá a coragem e a esperança necessárias para continuar.

Título: referência à canção Lá vou eu, de Rita Lee e Luiz Sérgio Carlini.
---------------
Partilhe suas experiências: Como você tem lidado com esta pressão? Quais as casas de seu mapa envolvidas na oposição?
---------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

7 de abr. de 2010

Eu quero uma casa no campo, do tamanho ideal... - Saturno em Virgem


No período entre 08 de abril e 21 de julho de 2010, Saturno retorna a Virgem, oferecendo a todos nós uma última oportunidade para desenvolver nossa consciência em relação às questões deste signo.

Se você aproveitou este trânsito para exercitar as habilidades Virginianas, esta revisão final servirá como um acabamento, uma última mão de verniz antes da obra estar pronta. Se até aqui você não fez nenhum esforço neste sentido, é provável que agora sinta a pressão interna aumentar, reclamando sua atenção. Então, é o caso de arregaçar as mangas, e tentar recuperar o tempo desperdiçado.

Sugestões:

Faça um check-up médico e odontológico, e procure seguir as orientações recebidas (entre elas, adotar uma dieta mais saudável e superar vícios).

Efetue uma limpeza e organização geral em sua casa e local de trabalho (sim, isso inclui aquele armário de tralhas que você nunca usa, e o quartinho da bagunça, que guarda desde seus brinquedos de infância, o aparelho dental que você usou na adolescência, seu vestido de debutante, até as lembrancinhas de todo casamento ou batizado a que você comparece).

Coloque em dia assuntos burocráticos pendentes e organize sua documentação (mesmo que você odeie fazer isso).

Estabeleça uma rotina diária saudável e gratificante (você vai descobrir que é muito fácil ser feliz...).

Defina prioridades em sua vida e elimine o supérfluo (o tempo está passando muito rápido para carregar tanto peso).

Descubra como você pode se tornar mais auto-suficiente e dar uma maior contribuição à sociedade (atitudes simples podem fazer toda a diferença!).

Para maiores informações sobre Saturno em Virgem, consulte os posts:

Virgem, em busca da perfeição.

O caminho do discípulo.

Título: referência à canção Casa no campo, de Zé Rodrix e Tavito.
------------------
Partilhe suas experiências: O que você aprendeu com a passagem de Saturno por Virgem? Você notou alguma diferença em sua vida, comparando com três anos atrás?
-------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.