9 de nov. de 2009

No deserto do universo sem amor... - Saturno em Libra quadratura Plutão em Capricórnio


Saturno em trânsito, durante todo o período em que estiver em Libra, estará fazendo uma quadratura com Plutão em trânsito em Capricórnio. A quadratura sinaliza um conflito entre diferentes abordagens, ou seja, Libra e Capricórnio são signos cardinais (que vão em frente, sem se importar com os obstáculos), mas abordam os problemas partindo de perspectivas diferentes.

É regra comum na astrologia que quando dois planetas interagem, o planeta mais lento (neste caso, Plutão) tem sempre a última palavra. Isso é válido nesta situação, apesar dela ser mais complexa do que o habitual. Veja, Saturno é o regente (como se fosse o proprietário) de Capricórnio. E Plutão, transitando pelo signo, seria o inquilino. Então, pelo menos a princípio, Saturno dá as cartas... Mas sabemos que, no final, Plutão falará mais alto.

O que isso significa no dia a dia?

Já discutimos como a maioria da humanidade reage de maneira inconsciente aos diferentes trânsitos. Uma olhada rápida nos jornais nos mostra vários países em guerra, outros fazendo preparativos e/ou ameaças de guerra, o aumento da violência nas grandes cidades (e, pensando bem, nas pequenas também), do número de pessoas com problemas mentais, do número de pessoas drogaditas, das denúncias de corrupção, etc.

Libra é o signo relacionado à diplomacia, ao tato, à justiça, à igualdade de direitos. Saturno, quando agindo de forma inconsciente, restringe e limita tudo o que toca.

Capricórnio é o signo relacionado à hierarquia, à estrutura, à ordem, ao senso de dever. Plutão inconsciente traz à tona o instinto animal, a lei do mais forte.

Portanto, a menos que um número maior de pessoas desperte para seu chamado, veremos uma escalada nestes problemas. Como lidar com estas questões de forma mais consciente? Comece com Saturno, aprendendo a agir com dignidade, seriedade e integridade nos seus relacionamentos pessoais. E, na medida do possível, dê sua contribuição para a elaboração de uma sociedade melhor estruturada (Plutão).

É muito fácil cairmos na armadilha de nos sentirmos impotentes diante da enormidade do que precisa ser feito. Mas lembre-se da regência de Saturno. Novamente, o que isso significa no dia a dia?

Que o que você fizer nos seus relacionamentos pessoais, nas suas parcerias (principalmente com seu esposo/a, sócio/a, terapeuta), a longo prazo terá um profundo impacto na sociedade como um todo. Mudando a maneira como nos relacionamos com as pessoas próximas a nós, podemos alterar a forma como a sociedade se comporta!

Estamos tendo a oportunidade de consertar um imenso edifício, um tijolinho de cada vez. Tarefa hercúlea, sem dúvida. Mas você já parou para observar do que algumas meras formigas são capazes? Carregamos em nós a mesma capacidade de ordem e diligência. A escolha é nossa. Podemos construir um novo formigueiro, ou ser tragados pela onda de destruição inconsciente. E então, sofrendo e chorando, ter, querendo ou não, que construir um novo formigueiro.

Não sei quanto a você, mas eu prefiro tomar a iniciativa.

Título: referência à canção Universo no teu corpo, de Taiguara.
---------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, gostaria de dizer que no meu íntimo eu confio plenamente na regencia de saturno. Ele é lento, as vezes assusta com as limitações que traz em em nosso interior. Mas ao mesmo tempo, é uma lealdade e bondade sem fim... É o plantar e semear. Gostaria que todas as pessoas aprendessem a ser mais leais e fiéis às leis da bondade, e pudesssem construir seus relacionamentos e trabalhos de forma mais sólida e paciente, sem alugação e mais verdadeira, com partilha e humildade. É isso que sinto sobre saturno, eu confio nesse planeta! Só tem que cuidar pra não levar rancor, essas coisas... Já plutão... esse é temido, mas inevitável, é a cura das sombras, mas ao mesmo tempo o contato com as sombras... Sempre peço para esse planeta ser bonsinho comigo, mas ele não dá tregua fácil, né? Acho que vc. conhece meu mapa, mas o que digo é uma percepção mais universal mesmo né? Tudo de bom e parabéns pelo blog. Rachel

Mara disse...

Rachel, saudades! Obrigada pela força! Realmente, o que você disse, apesar de profundamente relacionado com seu mapa, é bem universal...