5 de nov. de 2009

O caminho do meio


Saturno traz limites às áreas que toca, podando os excessos e impedindo o crescimento indiscriminado.

Ele é o Guardião do Umbral, porque enquanto não assimilamos as lições de Saturno não somos capazes de acessar conscientemente as energias dos planetas exteriores (Urano, Netuno e Plutão). Infelizmente, a maioria das pessoas ainda procura evitar suas lições, insistindo em viver de maneira infantilizada, inconsciente e irresponsável.

Atualmente, Saturno em Libra está em quadratura com Plutão em Capricórnio, indicando que desta vez é melhor prestarmos atenção à aula. A pressão tem sido intensa, e tende a aumentar. É hora de crescer, assumir responsabilidade por nossas ações e cumprir nossos deveres. Hora de enfrentar e superar nossos medos, e agir com integridade.

Libra valoriza a vida social, o papel social, os valores aprovados pela sociedade. Na sua ansiedade por agradar e ser aceito, o indivíduo muitas vezes se sujeita a situações insustentáveis, pagando um alto preço para não ser apontado como a ovelha negra na comunidade.

A sociedade quer manter seus membros submissos, porque é conveniente que as pessoas obedeçam a ordens sem questionar. Se cada um cumpre o papel designado para si, há ordem, e se há ordem há eficiência. Se há eficiência há produtividade, que gera riquezas, que trazem conforto para os que estão nos altos escalões.

Desde cedo, somos treinados para desempenhar um determinado script e para temer as conseqüências da não-aceitação pelos nossos pares. Assim, a grande maioria das pessoas sente-se envergonhada quando seus desejos e necessidades não correspondem ao que se espera delas. Não estamos falando aqui de impulsos patológicos ou aberrantes, mas de sentimentos e anseios perfeitamente naturais, que são refreados por puro receio. É o caso da pessoa que continua num casamento fracassado para não enfrentar a rejeição da família, ou do estudante que opta por uma carreira que não o satisfaz para agradar aos pais, ou da pessoa que oculta sua orientação sexual para evitar polêmicas.

Saturno em Libra nos diz que é tempo de impormos um limite às nossas concessões. Se você abre mão de sua identidade para ser aprovado, o que realmente está recebendo aprovação?


Sugestões de atitudes durante o trânsito de Saturno em Libra:

Desenvolva a capacidade de impor e respeitar limites nos seus relacionamentos. Aprenda a dizer "não" e ouça e aceite quando o outro diz "não".

Abandone sua máscara de "bonzinho". Trabalhe sua auto-estima e aprenda a se aceitar com suas qualidades e defeitos.

Comece realmente a tentar colocar em prática o conceito de "direitos iguais para todos".

Aja com integridade em todas as suas interações sociais.

Corte o hábito de discutir interminavelmente os problemas. Procure soluções e coloque-as em prática.
---------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

Nenhum comentário: