17 de nov. de 2009

Iluminando o rumo da alma... - Júpiter


Na agitação do cotidiano nos sobra pouco tempo para refletir. Corremos de um compromisso para outro, atendendo nossas obrigações de maneira automática, e nos habituamos a tratar nossa vida como se fosse uma agenda a ser cumprida.

Até que, de repente, algo acontece que nos obriga a alterar o ritmo. Pode ser um problema de saúde (nosso ou de alguém que amamos), uma demissão, ou até uma greve em algum setor que afete nossa rotina, como o serviço de coleta de lixo ou de transporte público.

Neste momento, estupefatos diante da falta daquilo que considerávamos um direito adquirido, percebemos o quanto tomamos por certo em nosso dia a dia. Acreditamos que o amanhã será igual ao hoje, mais um dia em que teremos saúde, alimento, teto, vestuário, transporte, energia, amor...

E é somente quando nos deparamos com a privação súbita que nos damos conta do quanto somos privilegiados. Do quanto temos a agradecer.

Júpiter é o planeta que está relacionado ao sentimento de gratidão. Júpiter em trânsito pelo signo de Aquário convoca a humanidade a expressar gratidão pela diversidade.

Vivemos num planeta extremamente rico em experiências. A vida animal e vegetal é tão variada que ainda existem espécimes não catalogados. Ainda não compreendemos exatamente o que ocorre nas grandes profundezas do oceano ou da terra. Ou no interior do cérebro humano. Ainda há muito a ser estudado.

O ser humano varia imensamente em grau de consciência, crenças, convicções, atitudes, preferências, prioridades. Está na hora de pararmos de querer eliminar quem é diferente de nós, e começarmos a apreciar o que esta diferença pode nos oferecer. A diversidade, seja em que área for, não nos prejudica, mas sim nos acrescenta.

Deus parece ter se dado a muito trabalho ao criar este planeta tão rico em detalhes. Gosto de pensar que ele se divertiu fazendo isso. Que tal aprendermos a apreciar esta obra?

Título: referência à canção Gracias a la vida, de Violeta Parra.
-------------
Partilhe suas experiências: Júpiter no seu mapa natal mostra pelo que você deveria ser grato. Como você vivencia esta área?
--------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

13 de nov. de 2009

O caminhante altera o rumo... - Urano em Libra


A geração nascida com Urano em Libra tem o potencial necessário para cortar as amarras nos relacionamentos e nas interações sociais, bem como para questionar as noções de "justiça" e "igualdade".

Urano é o rebelde, o revolucionário. Em Libra, ele se rebela contra a camisa de força dos relacionamentos, o "até que a morte nos separe", a preocupação com "o que os outros vão dizer", a hipocrisia do politicamente correto (que apenas maquia o preconceito por trás do sorriso plastificado).

Esta geração está disposta a rever os conceitos de parceria, trazendo mais liberdade e autenticidade às relações. Estas pessoas sentem-se inquietas diante das regras sociais impostas. Há uma tendência a se rebelar contra os manuais de etiqueta e boas maneiras, a exigir o direito de expressar sua individualidade dentro das relações.

Como estas pessoas se encontram espalhadas por todo o mundo, cada uma tende a fazer isso dentro da esfera socio-política em que está inserida. É óbvio que as questões que virão à tona para um indiano serão completamente diferentes daquelas abordadas por um chinês, que por sua vez diferem das do peruano. Mas, em todos os casos, permanece a linha central: questionar o status quo na esfera dos relacionamentos, justiça e igualdade social.

Saturno em trânsito pelo signo de Libra vem cobrar resultados concretos destes indivíduos. Se você faz parte desta geração, agora é o momento de implementar as reformas que acha necessárias. Quais são as algemas que você precisa quebrar?
----------------------
Geração Urano em Libra
Nascidos entre 29 de setembro de 1968 e 21 de maio de 1969 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Libra).
Nascidos entre 24 de junho de 1969 e 21 de novembro de 1974 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Libra).
Nascidos entre 02 de maio de 1975 e 08 de setembro de 1975.

Título: referência à canção Todo cambia, de Julio Numhauser.
------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

11 de nov. de 2009

Tanta mentira, tanta força bruta... - Urano em Peixes


Há milênios nos matamos uns aos outros em nome de deus.

Em nome de deus, apedrejamos mulheres e amputamos seus narizes.

Amputamos as mãos dos ladrões, em nome de deus.

Castramos meninos pequenos, para que eles pudessem cantar com mais beleza o nome de deus.

Queimamos na mesma fogueira jovens e velhos, homens, mulheres e crianças, para glória maior de deus.

Torturamos os impuros para que alcançassem o reino de deus.

Excluímos do convívio familiar os que se mostravam indignos de deus.

Flagelamos nosso próprio corpo para encorajar a presença de deus.

Discursamos sobre a ira de deus em praça pública.

Excluímos os débeis mentais, epiléticos, aleijados, leprosos, bastardos e órfãos em nome da justiça de deus.

----------------

Não tenho a pretensão de saber o que Deus pretende ou deseja.

Só sei que dentro de mim há um anseio imenso por um mundo mais fraterno, mais amoroso, mais justo.

Com mais risos e menos lágrimas.

Com mais abraços e menos socos.

Com mais diálogo e menos sermão.

Com mais canto e menos grito.

Com mais trabalho e menos servidão.

Com mais ação e menos discurso.

Com mais exemplo e menos hipocrisia.

Quieta no meu cantinho, tento aos poucos encontrar e expandir a minha luz interior.

Talvez desta vez eu consiga, finalmente, me religar a Deus.

Título: referência à canção Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil.
-------------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

9 de nov. de 2009

No deserto do universo sem amor... - Saturno em Libra quadratura Plutão em Capricórnio


Saturno em trânsito, durante todo o período em que estiver em Libra, estará fazendo uma quadratura com Plutão em trânsito em Capricórnio. A quadratura sinaliza um conflito entre diferentes abordagens, ou seja, Libra e Capricórnio são signos cardinais (que vão em frente, sem se importar com os obstáculos), mas abordam os problemas partindo de perspectivas diferentes.

É regra comum na astrologia que quando dois planetas interagem, o planeta mais lento (neste caso, Plutão) tem sempre a última palavra. Isso é válido nesta situação, apesar dela ser mais complexa do que o habitual. Veja, Saturno é o regente (como se fosse o proprietário) de Capricórnio. E Plutão, transitando pelo signo, seria o inquilino. Então, pelo menos a princípio, Saturno dá as cartas... Mas sabemos que, no final, Plutão falará mais alto.

O que isso significa no dia a dia?

Já discutimos como a maioria da humanidade reage de maneira inconsciente aos diferentes trânsitos. Uma olhada rápida nos jornais nos mostra vários países em guerra, outros fazendo preparativos e/ou ameaças de guerra, o aumento da violência nas grandes cidades (e, pensando bem, nas pequenas também), do número de pessoas com problemas mentais, do número de pessoas drogaditas, das denúncias de corrupção, etc.

Libra é o signo relacionado à diplomacia, ao tato, à justiça, à igualdade de direitos. Saturno, quando agindo de forma inconsciente, restringe e limita tudo o que toca.

Capricórnio é o signo relacionado à hierarquia, à estrutura, à ordem, ao senso de dever. Plutão inconsciente traz à tona o instinto animal, a lei do mais forte.

Portanto, a menos que um número maior de pessoas desperte para seu chamado, veremos uma escalada nestes problemas. Como lidar com estas questões de forma mais consciente? Comece com Saturno, aprendendo a agir com dignidade, seriedade e integridade nos seus relacionamentos pessoais. E, na medida do possível, dê sua contribuição para a elaboração de uma sociedade melhor estruturada (Plutão).

É muito fácil cairmos na armadilha de nos sentirmos impotentes diante da enormidade do que precisa ser feito. Mas lembre-se da regência de Saturno. Novamente, o que isso significa no dia a dia?

Que o que você fizer nos seus relacionamentos pessoais, nas suas parcerias (principalmente com seu esposo/a, sócio/a, terapeuta), a longo prazo terá um profundo impacto na sociedade como um todo. Mudando a maneira como nos relacionamos com as pessoas próximas a nós, podemos alterar a forma como a sociedade se comporta!

Estamos tendo a oportunidade de consertar um imenso edifício, um tijolinho de cada vez. Tarefa hercúlea, sem dúvida. Mas você já parou para observar do que algumas meras formigas são capazes? Carregamos em nós a mesma capacidade de ordem e diligência. A escolha é nossa. Podemos construir um novo formigueiro, ou ser tragados pela onda de destruição inconsciente. E então, sofrendo e chorando, ter, querendo ou não, que construir um novo formigueiro.

Não sei quanto a você, mas eu prefiro tomar a iniciativa.

Título: referência à canção Universo no teu corpo, de Taiguara.
---------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

5 de nov. de 2009

O caminho do meio


Saturno traz limites às áreas que toca, podando os excessos e impedindo o crescimento indiscriminado.

Ele é o Guardião do Umbral, porque enquanto não assimilamos as lições de Saturno não somos capazes de acessar conscientemente as energias dos planetas exteriores (Urano, Netuno e Plutão). Infelizmente, a maioria das pessoas ainda procura evitar suas lições, insistindo em viver de maneira infantilizada, inconsciente e irresponsável.

Atualmente, Saturno em Libra está em quadratura com Plutão em Capricórnio, indicando que desta vez é melhor prestarmos atenção à aula. A pressão tem sido intensa, e tende a aumentar. É hora de crescer, assumir responsabilidade por nossas ações e cumprir nossos deveres. Hora de enfrentar e superar nossos medos, e agir com integridade.

Libra valoriza a vida social, o papel social, os valores aprovados pela sociedade. Na sua ansiedade por agradar e ser aceito, o indivíduo muitas vezes se sujeita a situações insustentáveis, pagando um alto preço para não ser apontado como a ovelha negra na comunidade.

A sociedade quer manter seus membros submissos, porque é conveniente que as pessoas obedeçam a ordens sem questionar. Se cada um cumpre o papel designado para si, há ordem, e se há ordem há eficiência. Se há eficiência há produtividade, que gera riquezas, que trazem conforto para os que estão nos altos escalões.

Desde cedo, somos treinados para desempenhar um determinado script e para temer as conseqüências da não-aceitação pelos nossos pares. Assim, a grande maioria das pessoas sente-se envergonhada quando seus desejos e necessidades não correspondem ao que se espera delas. Não estamos falando aqui de impulsos patológicos ou aberrantes, mas de sentimentos e anseios perfeitamente naturais, que são refreados por puro receio. É o caso da pessoa que continua num casamento fracassado para não enfrentar a rejeição da família, ou do estudante que opta por uma carreira que não o satisfaz para agradar aos pais, ou da pessoa que oculta sua orientação sexual para evitar polêmicas.

Saturno em Libra nos diz que é tempo de impormos um limite às nossas concessões. Se você abre mão de sua identidade para ser aprovado, o que realmente está recebendo aprovação?


Sugestões de atitudes durante o trânsito de Saturno em Libra:

Desenvolva a capacidade de impor e respeitar limites nos seus relacionamentos. Aprenda a dizer "não" e ouça e aceite quando o outro diz "não".

Abandone sua máscara de "bonzinho". Trabalhe sua auto-estima e aprenda a se aceitar com suas qualidades e defeitos.

Comece realmente a tentar colocar em prática o conceito de "direitos iguais para todos".

Aja com integridade em todas as suas interações sociais.

Corte o hábito de discutir interminavelmente os problemas. Procure soluções e coloque-as em prática.
---------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

3 de nov. de 2009

Saturno em Libra: uma visão independente


Todos nós estamos sentindo a influência de Saturno no momento, porque todos temos Libra em nosso mapa, em algum lugar...

Já vimos algumas das questões que Saturno vai levantar enquanto estiver passando por Libra, e abordamos os mapas que têm Saturno natal em Libra e que agora passam por seu retorno de Saturno. Mas ainda há toda uma geração de pessoas com planetas mais lentos em Libra, que também serão afetadas de maneira mais intensa por este trânsito.

Geração Plutão em Libra
Nascidos entre 06 de outubro de 1971 e 17 de abril de 1972.
Nascidos entre 31 de julho de 1972 e 05 de novembro de 1983 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Libra e/ou estão passando pelo seu primeiro retorno de Saturno).
Nascidos entre 19 de maio de 1984 e 27 de agosto de 1984.

Geração Netuno em Libra
Nascidos entre 04 de outubro de 1942 e 17 de abril de 1943.
Nascidos entre 03 de agosto de 1943 e 24 de dezembro de 1955 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Libra e/ou estão passando pelo seu segundo retorno de Saturno).
Nascidos entre 13 de março de 1956 e 19 de outubro de 1956.
Nascidos entre 17 de junho de 1957 e 05 de agosto de 1957.

Geração Urano em Libra
Nascidos entre 29 de setembro de 1968 e 21 de maio de 1969 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Libra).
Nascidos entre 24 de junho de 1969 e 21 de novembro de 1974 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Libra).
Nascidos entre 02 de maio de 1975 e 08 de setembro de 1975.

Júpiter em Libra
Nascidos entre 26 de setembro de 1921 e 26 de outubro de 1922.
Nascidos entre 11 de setembro de 1933 e 11 de outubro de 1934.
Nascidos entre 26 de agosto de 1945 e 25 de setembro de 1946.
Nascidos entre 14 de dezembro de 1956 e 19 de fevereiro de 1957.
Nascidos entre 08 de agosto de 1957 e 13 de janeiro de 1958.
Nascidos entre 21 de março de 1958 e 07 de setembro de 1958.
Nascidos entre 16 de novembro de 1968 e 30 de março de 1969.
Nascidos entre 16 de julho de 1969 e 16 de dezembro de 1969.
Nascidos entre 01 de maio de 1970 e 15 de agosto de 1970.
Nascidos entre 28 de outubro de 1980 e 27 de novembro de 1981.
Nascidos entre 11 de outubro de 1992 e 10 de novembro de 1993.
Nascidos entre 26 de setembro de 2004 e 26 de outubro de 2005.

Todas estas pessoas, além das lições específicas relacionadas ao signo de Libra, ainda têm algumas "matérias extras" para estudar, relativas aos planetas em questão.

Além das posições planetárias delineadas acima, os Librianos (Sol em Libra) também estão sentindo a cobrança de Saturno, bem como as pessoas que têm a Lua ou outros planetas pessoais neste signo, as que têm Ascendente (o signo que se levantava no horizonte no momento de seu nascimento), Descendente, Meio do Céu, Fundo do Céu, Chiron e outros asteróides, nódulos lunares ou vertex em Libra.

Todos com posicionamentos nos signos cardinais (além de Libra; Áries, Câncer e Capricórnio) estão sentindo um aumento na pressão (enquanto os signos mutáveis - Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes - sentem um alívio). E não podemos esquecer que as pessoas com Saturno forte no mapa natal (Sol, Lua ou Ascendente em Capricórnio) são particularmente sensíveis aos trânsitos de Saturno.

Aos poucos, vamos abordar nos posts cada um dos planetas mais lentos, procurando delinear os possíveis efeitos do trânsito de Saturno.

É importante ter em mente que o objetivo de Saturno é nos ensinar lições necessárias nas áreas que ele toca. É como sair em campo acompanhado por um guia, que vai nos indicando onde há água potável, onde o terreno é traiçoeiro, onde é preciso tomar cuidado com a fauna local... Se prestarmos atenção às suas instruções, a viagem será bem mais segura, agradável e enriquecedora.
-------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

1 de nov. de 2009

Libra, em busca de equilíbrio


Saturno, em trânsito, entrou em Libra em 30 de outubro de 2009 e permanecerá lá até 07 de abril de 2010.

De 08 de abril até 21 de julho de 2010 ele voltará para Virgem.

A partir de 22 de julho de 2010 ele entrará novamente em Libra, onde permanecerá até 05 de outubro de 2012.

Isso significa que no período de 30 de outubro de 2009 a 05 de outubro de 2012 (com exceção da época em que ele estará em Virgem), as pessoas com Saturno em Libra em seu mapa natal (no instante de seu nascimento) estarão passando por seu retorno de Saturno (ver No meio do caminho tinha uma pedra para uma explicação completa do que é o retorno).

Terceiro retorno
Nascidos entre 08 de outubro de 1921 e 20 de dezembro de 1923 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Libra).
Nascidos entre 07 de abril de 1924 e 13 de setembro de 1924.

Segundo retorno (estas pessoas também nasceram com Netuno em Libra)
Nascidos entre 21 de novembro de 1950 e 07 de março de 1951.
Nascidos entre 14 de agosto de 1951 e 22 de outubro de 1953.

Primeiro retorno (estas pessoas também nasceram com Plutão em Libra)
Nascidos entre 22 de setembro de 1980 e 29 de novembro de 1982 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Libra).
Nascidos entre 07 de maio de 1983 e 24 de agosto de 1983.

Como se pode notar pela tabela, as pessoas que estão passando pelo seu primeiro e segundo retornos têm uma tarefa mais complicada pela frente, pois também terão que lidar com as lições dos planetas exteriores. Em posts futuros, abordaremos estas questões com maior profundidade.

Libra é o signo associado aos relacionamentos, à convivência com o outro, ao equilíbrio.

Para ser capaz de equilibrar algo de maneira eficiente, você precisa desenvolver sua capacidade de avaliação. Como equilibrar uma balança sem levar em conta o peso em cada prato?

Para avaliar corretamente, é necessário definir claramente seus valores. O que tem importância para você?

Finalmente, para contrabalançar um provável desequilíbrio, você precisa se dispor a tomar medidas corretivas. O que você está disposto a fazer para se relacionar melhor com as pessoas?

O trânsito de Saturno por Libra vem enfatizar todos estes pontos. Lembre-se, Saturno é o professor, ele pede que você cresça, seja responsável, saiba estabelecer limites e aja com integridade.

Agora, ele quer que você exercite estas lições em relação às questões de Libra.
---------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.