31 de mar. de 2009

Dentro de mim mora um anjo...


Vamos falar um pouco sobre a origem do termo "transmutação". Eu já expressei o ponto de vista de que este termo tem sido usado de forma abusiva por muitos seguidores da "Nova Era", a ponto de ter praticamente perdido seu sentido original. Então, vamos tentar recapturar seu significado.

A transmutação faz parte do processo alquímico. Os alquimistas dedicavam-se a um processo destinado a transformar a prima materia (matéria primordial, matéria prima) em pedra filosofal. Toda a opus (obra, o trabalho alquímico em si) visava esta transformação.

Para proteger seus esforços das interferências dos não iniciados, os alquimistas empregavam uma linguagem altamente simbólica, repleta de significados astrológicos e alegorias. Assim, seu objetivo era transformar chumbo (Saturno) em ouro (Sol). Naquela época, Saturno era considerado o último planeta do nosso sistema solar (Urano, Netuno e Plutão ainda não haviam sido descobertos). Portanto, ele simbolizava o limite exterior, além do qual era impossível continuar. Esta simbologia é muito rica, e permite uma miríade de interpretações. Uma delas é a de que se deve partir do exterior (Saturno) para o interior (Sol).

Esta transformação de chumbo em ouro evidentemente não é uma simples transformação. Um elemento deve passar por um processo que vai torná-lo um outro elemento, completamente diferente. É necessário mudar a própria configuração atômica do elemento. Esta transformação, que altera a própria essência do que é transformado, é chamada transmutação. E, à medida que estudamos mais profundamente o assunto, vemos que na verdade a essência verdadeira sempre esteve presente, mas estava oculta de alguma forma, inacessível, e o processo alquímico vem libertá-la.

Este é o verdadeiro significado da palavra transmutação. Uma transformação tão profunda que altera a sua essência. Ou, melhor ainda, uma transformação tão intensa que liberta a essência do que você verdadeiramente é, mas desconhecia até então. Um termo assim não deveria ser empregado levianamente, mas infelizmente é o que tem acontecido. Muitos cursos e técnicas prometem a transmutação a varejo e atacado, como se fosse mais uma miscelânea milagrosa entre tantas que grassam nesta época sedenta por respostas.

Eu mencionei que se deve partir do exterior para o interior. Ou seja, as respostas não se encontram lá fora, mas dentro de cada um de nós. O ouro alquímico (sua essência, aquilo que você realmente é, sua luz) está dentro de você, esperando que você faça o esforço (opus) necessário para transmutar o chumbo (suas limitações, restrições, medos, paradigmas, apego à matéria).

É óbvio que este não é um objetivo que se atinja de um dia para o outro, apesar de parecer assim quando finalmente é atingido. Quando um bebê nasce, parece incrível que num minuto não havia nada ali, e no minuto seguinte há uma nova vida. Mas para que esta nova vida fosse possível, foram necessários nove meses de gestação, e muitas horas de trabalho de parto.

Plutão é o agente que propicia esta transmutação, este nascimento do Self, finalmente integrado. Assim como no parto de um bebê, é necessário todo um trabalho de preparação, que às vezes pode levar toda uma vida (ou várias vidas). E não há garantias de um parto sem dor, porque complicações de última hora sempre podem ocorrer. Mas o milagre da vida faz tudo valer a pena.

Nos próximos posts iremos discutir o trabalho de Plutão sob vários ângulos, mas sempre que eu mencionar transmutação, estarei me referindo ao significado explanado neste texto.


Título: referência à canção Dentro de mim mora um anjo, de Sueli Costa e Cacaso.
-----------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

29 de mar. de 2009

Capricórnio, em busca de estrutura


Plutão, em trânsito, entrou em Capricórnio em 26 de janeiro de 2008 e permaneceu lá até 14 de junho de 2008.

De 15 de junho de 2008 até 26 de novembro de 2008 ele retornou a Sagitário.

Ele voltou para Capricórnio em 27 de novembro de 2008 e permanecerá lá até 23 de março de 2023.

De 24 de março de 2023 a 11 de junho de 2023 ele estará em Aquário.

De 12 de junho de 2023 até 20 de janeiro de 2024 ele voltará para Capricórnio.

Ele avançará novamente para Aquário de 21 de janeiro de 2024 até 02 de setembro de 2024.

Ele retornará para Capricórnio de 03 de setembro de 2024 até 19 de novembro de 2024.

A partir de 20 de novembro de 2024 ele entrará novamente em Aquário, e só retornará a Capricórnio em aproximadamente 250 anos.

Isto significa que no período de 26 de janeiro de 2008 a 19 de novembro de 2024 (com exceção da época em que ele retornou a Sagitário e da época em que ele avançará para Aquário), as pessoas com Plutão em Câncer em seu mapa natal estarão passando por sua oposição de Plutão, e as pessoas com Plutão em Libra estarão passando por sua quadratura.

Geração Plutão em Câncer
Nascidos entre 10 de setembro de 1912 e 21 de outubro de 1912.
Nascidos entre 10 de julho de 1913 e 28 de dezembro de 1913.
Nascidos entre 27 de maio de 1914 e 06 de outubro de 1937.
Nascidos entre 27 de novembro de 1937 e 03 de agosto de 1938.
Nascidos entre 08 de fevereiro de 1939 e 13 de junho de 1939.

Geração Plutão em Libra
Nascidos entre 06 de outubro de 1971 e 17 de abril de 1972.
Nascidos entre 31 de julho de 1972 e 05 de novembro de 1983.
Nascidos entre 19 de maio de 1984 e 27 de agosto de 1984.

Capricórnio é um signo voltado para a estrutura, a ordem, a hierarquia, a tradição. Conseqüentemente, ele está relacionado com toda a infra-estrutura necessária para a vida em sociedade, desde a formação do núcleo familiar (figura paterna, figura materna, criança) até as estruturas mais complexas que envolvem a complicada diplomacia exterior moderna.

Tudo o que você possa imaginar como necessário para o funcionamento eficaz da sociedade atual está contido dentro da estrutura Capricorniana. Nós precisamos de um sistema de abastecimento de água, de alimentos, de energia elétrica, de combustível, etc. De um sistema de recolhimento e processamento de dejetos e lixo. De um sistema legal, penal, hospitalar, educacional, monetário, habitacional... Enfim, sem ordem e estrutura, não há vida civilizada.

Entretanto, sabemos que há coisas terrivelmente erradas com nossa sociedade. A injustiça, o preconceito, o desrespeito por direitos humanos básicos, a violência... A lista é longa demais. É difícil para o indivíduo permanecer sadio quando o núcleo em que está inserido está perturbado. E, ao mesmo tempo, a "sociedade", como uma entidade autônoma, não existe. Ela é a soma dos indivíduos que a compõem, portanto se a sociedade está doente, é porque os indivíduos estão doentes. É um nó górdio: estamos desequilibrados porque a sociedade está desequilibrada, e a sociedade está desequilibrada porque estamos desequilibrados.

Por toda a parte, as pessoas estão sentindo cada vez mais a pressão (interna e externa) aumentar. Alguns sucumbem sob o peso desta pressão, e então ocorrem os suicídios, homicídios, atos aleatórios de violência, o aumento dos casos de doenças mentais, dos vícios, etc.

A visão de nossa sociedade atual, com todas as suas mazelas, não é nada bonita. Alguma coisa tem que mudar. E esta mudança não pode ser apenas cosmética, superficial (como pintar os barracos das favelas para causar uma melhor impressão nos turistas). Há de ser uma mudança profunda, uma transformação que altere definitivamente as bases de todas as estruturas. Uma transformação tão profunda e intensa é definida como transmutação. E a transmutação tem um agente: Plutão.

Bem-vindo ao Terceiro Milênio. A nossa tarefa apenas começou.
--------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

27 de mar. de 2009

Os alquimistas estão chegando...


Um comentário me levou a fazer uma pequena pausa na descrição do trânsito de Plutão. Antes de prosseguir, eu gostaria de esclarecer alguns pontos.

Um dos objetivos deste blog é proporcionar às pessoas um maior entendimento da complexidade do momento atual e oferecer uma ferramenta (a astrologia) que pode auxiliá-las na compreensão de seu universo interno e externo.

Os astrólogos diferem grandemente entre si. Há várias escolas de pensamento diferentes dentro da astrologia, e como se isto não bastasse, cada um traz para sua abordagem astrológica todo o seu embasamento filosófico e moral, bem como sua própria predisposição natal. Assim, há uma gama imensa de astrólogos, que varia desde os excessivamente otimistas, que se recusam a discutir ou encarar qualquer problema ou dificuldade, até os excessivamente pessimistas, que esperam o fim do mundo a qualquer minuto.

Faz parte da minha filosofia pessoal o respeito pelo ponto de vista de todos, bem como a necessidade de expressar a minha visão. Não me sinto confortável com opiniões "politicamente corretas", em que se evita um posicionamento mais claro com receio de ferir suscetibilidades.

Como a astrologia é uma linguagem simbólica, ela se presta às mais variadas interpretações, nenhuma dela mais "correta" que a outra. Desde que a interpretação seja fiel ao símbolo, ela é viável.

Este blog reflete a minha visão dos símbolos astrológicos. E como agora vamos adentrar o reino de Plutão, teremos que abordar alguns temas mais "pesados". Entretanto, o objetivo destes textos não é gerar o medo nas pessoas, mas sim fazê-las perceber que sempre há esperança, que sempre existe a possibilidade de "dar a volta por cima" mesmo nas situações mais difíceis, que sempre há um novo amanhecer.

De todos os planetas, Plutão é o que traz as lições mais difíceis, e nem sempre é possível encontrar respostas para o porque de certos acontecimentos. Quem já passou por alguma grande perda pessoal, ou já vivenciou uma situação de extrema violência, sabe a que estou me referindo. Estas situações tendem a destroçar o nosso equilíbrio (cuidadosamente construído ao longo dos anos), e abalam todo o nosso sistema de crenças. A recuperação, quando possível, é lenta e dolorosa. E muitas vezes é impossível a recuperação completa, e só nos resta juntar os cacos e tentar prosseguir, na esperança de um dia compreender o porque.

À medida que formos desvendando o universo de Plutão, espero que fique claro que não pretendo alimentar o medo nas pessoas, mas também não posso ignorar o lado mais sombrio de Plutão e pintar um universo cor de rosa e irreal.

Eu acredito firmemente num Poder Maior (seja como for que você queira chamá-lo: Deus, Oxalá, Grande Arquiteto, Jeovah, Allah, Eu Superior, etc) que nos guia no cotidiano. E que toda situação, por mais difícil que seja, encerra uma lição e visa o nosso bem. Eu não possuo todas as respostas, e assim como você, às vezes também me sinto presa da tristeza diante do mundo em que vivemos. Mas sei que um dia as respostas virão, se não aqui, numa outra esfera de consciência. E isto me dá forças para prosseguir, e é esta força que espero poder despertar dentro de cada um que entra em contato comigo.

------------
Se você está precisando de ajuda:

Terreiro de Umbanda Pai Maneco: www.paimaneco.org.br

Federação Espírita Brasileira: www.febnet.org.br

Centro de Budismo Tibetano Vajrayana Dordje Ling: www.dordjeling.org

Livraria Mundo Espírita (livros espíritas): www.livrariamundoespirita.com.br

Editora do Conhecimento (procure por livros psicografados por Hercílio Maes, recebendo a entidade Ramatis): www.edconhecimento.com.br

Qualquer livro da Dra. Elisabeth Kubler-Ross (ela realizou um trabalho pioneiro sobre a morte, o morrer, e os estágios do luto).


Título: referência à canção Os alquimistas estão chegando os alquimistas, de Jorge Ben Jor.
---------------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

25 de mar. de 2009

Sei do perigo que nos rodeia pelos caminhos... - Plutão


Plutão está relacionado com as forças instintivas da natureza humana. Sua reputação é ainda mais negativa que a de Urano, e a parcela da humanidade que consegue acessar suas energias de forma consciente ainda é mínima.

Plutão rege os dois maiores mistérios da jornada da vida: a morte e o renascimento, bem como a ponte que leva de uma ao outro: o sexo. Na história de nossa civilização, estes são assuntos considerados tabus, sujeitos a milênios de repressão.

Enfrentar todo este condicionamento a fim de encarar estes segredos de peito e mente abertos não é tarefa fácil, e são poucos os que se dispõem a empreendê-la. Os riscos de tentar manipular estas energias são imensos, e muitos tombam ao longo do caminho, sobrepujados por uma força que não admite contestação ou oposição.

Paradoxalmente, a recompensa final de Plutão, o grande tesouro que aguarda aquele que consegue sobreviver à sua iniciação, tem sido vulgarizada como uma palavra repetida ad nauseum pelos adeptos do esoterismo em geral: transmutação. Poucos compreendem realmente o significado deste termo, e ele vem sendo empregado de forma irresponsável e vulgarizada.

Júpiter nos estimula a expandir nosso conhecimento, a olhar além da rotina cotidiana e massificante.

Saturno nos alerta de que é necessário assumir a responsabilidade por nossos atos, de que todo crescimento tem um custo, trazendo a necessidade de moderação.

Urano nos urge a romper com os paradigmas, a desafiar as noções pré-estabelecidas de "realidade".

Netuno nos convida a voltar para casa, lembrando que todos somos iguais.

E Plutão, finalmente, nos testa no fogo da iniciação, avaliando se já assimilamos todas as lições anteriores. Se nos atrevemos a confrontá-lo sem estarmos preparados, somos arrasados por uma força tão poderosa que só nos resta a submissão. Esta força, no devido tempo, nos levará a empreender a caminhada novamente, retraçando todos os nossos passos e repetindo as lições até aprendê-las.

Porém, se realmente já tivermos aprendido com os outros planetas, ao final da avaliação de Plutão teremos sido transmutados. O antigo eu (ego) terá morrido, dando lugar ao renascimento do Self, e apesar de continuarmos no mesmo corpo, na mesma encarnação terrena, nossa vida já não será a mesma.


Título: referência à canção Cruzada, de Tavinho Moura e Márcio Borges.
----------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

23 de mar. de 2009

O caminho da abundância


Júpiter está expandindo todos os assuntos relacionados com Aquário: vida em comunidade, círculo social, avanços científicos e tecnológicos, preocupação com o futuro.

Como você está reagindo a esta expansão depende da estrutura de seu mapa natal e de seu nível de consciência. Alguns estão sentindo o impulso para subir na escala social a qualquer custo, para adquirir os mais modernos aparatos tecnológicos, para acumular bens para enfrentar uma possível carência. Outros estão procurando ampliar sua visão de comunidade (da família para o bairro, a cidade, o país, o planeta, o universo).

A idéia de que todos vivemos no mesmo planeta e de que nossos destinos estão interligados começa a se espalhar. A tendência a estender a mão, atravessando antigas fronteiras (de gênero, orientação sexual, raça, classe social, língua, religião, etc), em direção a quem sofre, também.

Este é o momento da expansão da consciência de Aquário, da conscientização de que a Era de Aquário, cantada em verso e prosa há tanto tempo, está presente e atuante. É hora de colocar em prática os seus ideais humanitários. O futuro é hoje. E se queremos que este futuro se desdobre de uma forma bonita e saudável, não podemos mais ficar de braços cruzados. Qual será a sua contribuição?

Sugestões de atitudes durante o trânsito de Júpiter em Aquário:

Reveja seu conceito de comunidade, e descubra como você pode se tornar mais participativo.

Procure perceber onde se enraízam os seus preconceitos, e como você pode ampliar a sua visão (se as raízes forem muito profundas, considere a possibilidade de auxílio terapêutico para erradicá-las).

Reforce e amplie os seus laços de amizade.

Descubra quais são as suas esperanças para o futuro, e procure determinar os passos necessários para concretizá-las (e depois, comece a caminhar!).
------------
Partilhe sua experiência: como este trânsito tem se manifestado para você? Qual a posição de seu Júpiter natal, e em que casa o trânsito está ocorrendo?
-----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

21 de mar. de 2009

Além do horizonte existe um lugar... - Júpiter em Aquário


O ciclo de Júpiter através do zodíaco dura cerca de 12 anos. Isso significa que ele leva aproximadamente um ano em cada signo. Mesmo tendo um movimento bem mais rápido que os planetas exteriores (Urano, Netuno e Plutão), ele ainda se move com mais lentidão que os planetas pessoais. Júpiter e Saturno são considerados planetas coletivos devido a esta relativa lentidão e ao fato de estarem relacionados com questões da vida em sociedade.

Júpiter entrou em Aquário em 06 de janeiro de 2009 e ficará neste signo até 18 de janeiro de 2010. As pessoas que têm Júpiter em Aquário em seu mapa natal estão passando por seu retorno de Júpiter, um evento que ocorre a cada 12 anos (ver Netuno em Aquário: uma visão personalizada).

No momento de seu retorno, o indivíduo sente-se estimulado a dar um grande impulso em sua jornada, é como se de repente os ventos estivessem soprando a seu favor, as oportunidades surgem, as "coincidências" ocorrem. É hora de aprender e crescer.

Júpiter é o planeta relacionado ao crescimento e expansão em todos os sentidos, tanto positivos quanto negativos. Ele tem uma boa reputação, como um planeta benéfico, mas a "sorte" que ele traz depende realmente do grau de conscientização de cada um. Para aqueles que ainda estão "adormecidos", ele pode ampliar os conflitos e o desconforto interno, trazer uma sede por "mais" que deve ser saciada a todo custo, um aumento do orgulho, da arrogância e da insatisfação.

Para aqueles que estão mais conscientes, Júpiter traz uma oportunidade ampliada de crescimento, uma possibilidade de alargar os horizontes e enxergar além dos limites pré-estabelecidos.

Novamente, todos nós somos afetados por este trânsito, que está ocorrendo em algum lugar do nosso mapa. Júpiter em Aquário tende a ampliar as questões de fraternidade relativas a este signo, e já abordadas nos posts anteriores sobre Netuno em Aquário. Mas também pode aumentar os pontos negativos desta posição, aprofundando ainda mais o "sono" coletivo.

Júpiter está relacionado com o conceito de justiça e de generosidade, e em Aquário, o lema é justiça social. Este ano é um momento chave, em que as pessoas estão tendo a chance de optar pelo tipo de mundo em que querem viver. Você pode escolher aumentar sua sensação de orgulho de raça, de casta, de opção religiosa. Ou pode optar por ampliar sua visão de humanidade, de comunidade. E então: em que tipo de mundo você quer viver?


Título: referência à canção Além do horizonte, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
--------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

11 de mar. de 2009

O caminho da compaixão


Netuno é a voz da união, é o chamado interno para enxergar além dos véus da ilusão material e perceber a luz que brilha dentro de todos nós. Fazemos parte de uma só raça, a humana. Enquanto vivermos iludidos pela sensação de isolamento (Saturno atuando de forma negativa), iremos agir de forma intempestiva (Urano atuando de forma negativa), sem pensar nas conseqüências.

Netuno em Aquário pede que você acorde para a realidade da família humana, para a noção de fraternidade. O sofrimento de um afeta a ventura de todos, é impossível ser feliz enquanto a dor ainda assola tantas pessoas. O egoísmo nos mantém presos numa gaiola dourada, sedentos, enquanto a água está à nossa disposição.

Aquário é o signo do Aguadeiro, ele tem em suas mãos a ânfora com as águas da vida, que despeja generosamente sobre a humanidade. E Netuno é o planeta das águas... O simbolismo aqui é muito forte. Mais do que nunca, é hora de nos darmos as mãos, é hora de percebermos a abundância que nos cerca, percebermos que não há necessidade de acumular as coisas, pelo contrário, se soubermos dividir, não haverá carência para ninguém...


Sugestões de atitudes durante o trânsito de Netuno em Aquário:

Tire um tempo só para você mesmo, diariamente (pode ser só meia hora), e procure entrar em contato com a sua luz interior, da forma que for mais natural para você (orando, meditando, cantando mantras ou pontos, praticando Reiki, Tai Chi Chuan, etc).

Procure enxergar o SER HUMANO ao seu lado. Dê um sorriso, um bom dia, seja gentil...

Evite se enredar na teia coletiva de ilusão. Diminua o tempo diante da televisão, questione os modismos, evite o álcool.

Procure superar seus vícios. Peça ajuda!

Descubra como você pode ajudar. Há muitas oportunidades, muitas organizações, governamentais ou não, nacionais e internacionais, às quais você pode se filiar. Sim, eu sei que há muita corrupção também, mas o fato de ficar com os braços cruzados não vai resolver nada, vai? Se for o caso, crie seu próprio espaço, como eu criei este blog... Use sua imaginação!
---------------------
Partilhe sua experiência: como este trânsito tem se manifestado para você? Qual a posição de seu Netuno natal, e em que casa o trânsito está ocorrendo? Vamos lá, pessoal, vamos trocar idéias! A experiência de um pode ajudar e enriquecer o outro. Há um pouquinho de burocracia para comentar pela primeira vez, mas depois fica fácil...
----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

9 de mar. de 2009

Netuno em Aquário: uma visão personalizada


Novamente, todos estamos sendo afetados pelo trânsito de Netuno, alguns com mais intensidade do que outros.

Netuno em Aquário traz à tona todos os mecanismos de fuga coletivos. Para quem vem exercitando as lições de Saturno e Urano, a ilusão em que a maioria da humanidade está mergulhada fica muito clara. É como se você andasse pelas ruas entre sonâmbulos ou, pior ainda, zumbis. O primeiro filme da trilogia Matrix abordou esta questão de maneira interessante.

As pessoas nascidas com outros planetas lentos em Aquário têm lições extras a aprender de Netuno:

Geração Urano em Aquário
Nascidos entre 31 de janeiro de 1912 e 05 de setembro de 1912.
Nascidos entre 13 de novembro de 1912 e 31 de março de 1919.
Nascidos entre 18 de agosto de 1919 e 22 de janeiro de 1920.
Nascidos entre 02 de abril de 1995 e 09 de junho de 1995.
Nascidos entre 13 de janeiro de 1996 e 10 de março de 2003.
Nascidos entre 16 de setembro de 2003 e 30 de dezembro de 2003.

Saturno em Aquário
Nascidos entre 25 de fevereiro de 1932 e 13 de agosto de 1932.
Nascidos entre 20 de novembro de 1932 e 14 de fevereiro de 1935.
Nascidos entre 04 de janeiro de 1962 e 24 de março de 1964.
Nascidos entre 18 de setembro de 1964 e 16 de dezembro de 1964.
Nascidos entre 07 de fevereiro de 1991 e 20 de maio de 1993.
Nascidos entre 01 de julho de 1993 e 28 de janeiro de 1994.

Júpiter em Aquário
Júpiter entrou em Aquário em 06 de janeiro de 2009, e ficará lá até 18 de janeiro de 2010, portanto as pessoas listadas abaixo estão passando por um retorno de Júpiter, que será discutido em um post futuro.

Nascidos entre 22 de janeiro de 1914 e 03 de fevereiro de 1915.
Nascidos entre 07 de janeiro de 1926 e 18 de janeiro de 1927.
Nascidos entre 21 de dezembro de 1937 e 14 de maio de 1938.
Nascidos entre 31 de julho de 1938 e 29 de dezembro de 1938.
Nascidos entre 13 de abril de 1949 e 27 de junho de 1949.
Nascidos entre 01 de dezembro de 1949 e 15 de abril de 1950.
Nascidos entre 16 de setembro de 1950 e 01 de dezembro de 1950.
Nascidos entre 16 de março de 1961 e 12 de agosto de 1961.
Nascidos entre 05 de novembro de 1961 e 25 de março de 1962.
Nascidos entre 24 de fevereiro de 1973 e 08 de março de 1974.
Nascidos entre 07 de fevereiro de 1985 e 20 de fevereiro de 1986.
Nascidos entre 22 de janeiro de 1997 e 04 de fevereiro de 1998.

Também estão sentindo os efeitos deste trânsito com mais intensidade os nascidos com Sol (Aquarianos), Lua ou outros planetas pessoais, Ascendente, Descendente, Meio do Céu, Fundo do Céu, Chiron e outros asteróides, nódulos lunares ou vertex em Aquário, bem como os nascidos em signos fixos (além de Aquário: Touro, Leão e Escorpião), e pessoas com Netuno forte no seu mapa natal (Sol, Lua ou Ascendente em Peixes).

Para experimentar um trânsito mais saudável, é importante que você procure ser um pouco mais flexível em suas atitudes, procure aprender a "sentir" o ritmo em que está inserido. A natureza está em constante movimento, e infelizmente os seres humanos perderam a capacidade de sintonizar com este fluxo. Tire alguns momentos só para você diariamente, procure ficar em silêncio e "ouvir" sua voz interior.

Netuno é o chamado de volta para casa, e se você ouvir este apelo (munido com a responsabilidade de Saturno e o questionamento de Urano), descobrirá que o caminho é muito mais simples e natural do que pensava.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

7 de mar. de 2009

Aquário, em busca da comunidade


Netuno, em trânsito, entrou em Aquário em 29 de janeiro de 1998 e ficou até 23 de agosto de 1998.

Em 24 de agosto de 1998 ele voltou para Capricórnio, lá ficando até 27 de novembro de 1998.

Ele voltou para Aquário em 28 de novembro de 1998 e permanecerá lá até 04 de abril de 2011.

De 05 de abril de 2011 até 05 de agosto de 2011 ele estará em Peixes.

Ele voltará para Aquário em 06 de agosto de 2011, até 03 de fevereiro de 2012.

A partir de 04 de fevereiro de 2012, ele entrará novamente em Peixes, e só retornará a Aquário em aproximadamente 160 anos.

Isso significa que no período de 29 de janeiro de 1998 a 03 de fevereiro de 2012 (com exceção dos períodos em que ele retornou para Capricórnio ou vai avançar para Peixes) as pessoas com Netuno em Leão em seu mapa natal estarão passando por sua oposição. E as pessoas nascidas com Netuno em Escorpião estarão passando por sua quadratura.

As pessoas nascidas nos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) com certeza estão sentindo os efeitos deste trânsito. O problema aqui é que, como o próprio nome já diz, os signos fixos não são muito flexíveis. E Netuno pede que você flua com a maré. Você consegue imaginar todas estas pessoas agarradas nas suas bóias de patinho e gritando "NÃOOOOO"? Eu consigo.

Há outros felizardos que também estão neste barco (na verdade, todos estamos, mas alguns estão sentindo as ondas com mais intensidade), e este assunto será abordado nos próximos posts.

Geração Netuno em Leão
Nascidos entre 24 de setembro de 1914 e 15 de dezembro de 1914.
Nascidos entre 20 de julho de 1915 e 20 de março de 1916.
Nascidos entre 02 de maio de 1916 e 21 de setembro de 1928.
Nascidos entre 20 de fevereiro de 1929 e 24 de julho de 1929.

A oposição de Netuno é uma época em que se afrouxam os laços que nos prendem à matéria, e nos preparamos para a idéia do retorno ao lar espiritual.

A maioria das pessoas vive de maneira inconsciente, portanto não tem acesso à energia de Netuno de maneira individualizada. Por isso, quando a oposição ocorre, é comum uma certa confusão mental: a memória fica comprometida, a pessoa tem dificuldade para reconhecer os parentes (ou os confunde com outros que já faleceram), esquece o fogão ligado, deixa de tomar os remédios, etc. Passa a tirar cochilos durante o dia, como fazia quando era bebê. Torna-se mais sensível e se emociona com facilidade. E pode passar a viver num mundo de fantasia, em que imagina coisas e situações que não correspondem à realidade.

Geração Netuno em Escorpião
Nascidos entre 25 de dezembro de 1955 e 12 de março de 1956.
Nascidos entre 20 de outubro de 1956 e 16 de junho de 1957.
Nascidos entre 06 de agosto de 1957 e 04 de janeiro de 1970.
Nascidos entre 04 de maio de 1970 e 06 de novembro de 1970.

A quadratura de Netuno é uma época em que se faz um "inventário de sonhos". O que foi feito dos sonhos que alimentamos durante a juventude? Até que ponto tentamos realizá-los? Novamente, são poucas as pessoas que conseguem ouvir este pedido de Netuno. Então, vem a sonolência, a confusão mental, os problemas de memória, as crises de choro, a saudade. E a tendência a mascarar tudo isso com a medicação da moda (aprovada e até incentivada pelos médicos), os vícios, o consumismo...

Aquário é o signo relacionado com a vida em comunidade, com a fraternidade, com a noção de que o grupo é uma estrutura dinâmica: uma pessoa afeta e por sua vez é afetada pelo conjunto.

Netuno em Aquário pede que você se reconheça como parte do todo, que você aceite seu papel como criatura e criador, que você perceba a inter-relação entre todos os elementos do universo. O que você faz (ou deixa de fazer) é importante, é uma causa que gera efeitos a curto e longo prazo (carma). Ninguém, na Terra, é inútil ou desnecessário. Todos nós estamos aqui com uma determinada finalidade, todos temos uma contribuição a dar.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

5 de mar. de 2009

Aprendendo a fluir: o ciclo de Netuno


Netuno tem um ciclo longo, levando aproximadamente 164 anos para atravessar o zodíaco. Assim, ninguém experimenta um retorno de Netuno. Ele faz uma oposição à sua posição natal em torno dos 80 anos de idade, e uma quadratura por volta dos 40 (novamente, estas idades são aproximadas, é necessário confirmar as datas exatas).

Como ocorre com os outros planetas exteriores (Urano e Plutão), são poucas as pessoas que já desenvolveram uma maior consciência de sua influência, a maioria ainda experimenta seus efeitos de maneira coletiva e inconsciente.

Na época em que ocorre a quadratura, geralmente estamos atravessando também a segunda oposição de Saturno e a oposição de Urano, então Netuno vem contribuir para a crise de meia-idade.

Netuno pede que você abandone a rigidez das estruturas pré-estabelecidas, que desenvolva uma maior flexibilidade e se funda com o todo. A pessoa que vem exercitando as lições de Saturno, e se esforçando para se individualizar sob a batuta de Urano, entra na esfera de Netuno com maior facilidade, pois este é naturalmente o próximo passo a ser dado.

Entretanto, quem ainda se recusa a assumir a responsabilidade por seus atos (Saturno) ou a pensar por si mesmo (Urano), vivencia o lado mais sombrio de Netuno, através dos mecanismos de fuga da realidade (vícios, ilusões e fantasias) que proporcionam um alívio temporário das pressões cotidianas, mas a longo prazo criam uma escravidão ainda maior à matéria.

Para quem se debate na crise de meia-idade, Netuno pode aparentar ser um bote salva-vidas, enquanto na verdade leva você cada vez mais fundo nas águas do inconsciente.

Netuno retrata o impulso latente em todos nós para transcender todos os limites, para superar as barreiras que nos separam das demais criaturas. Mas se o indivíduo ainda não desenvolveu uma noção clara da própria identidade (Saturno), se ele ainda não aprendeu a questionar tudo o que ouve (Urano), a queda das barreiras protetoras do ego conduz ao vício, à fantasia alienante e até à psicose.

As energias de Netuno são complexas, e são poucos os que conseguem navegar em suas águas em segurança. A grande maioria da humanidade ainda se mantém estupidificada diante dos televisores, da propaganda, dos modismos, dos ideais de beleza inacessíveis e desumanizantes, dos vícios, do culto às celebridades, da oratória brilhante dos políticos e líderes religiosos. As pessoas se arrastam pela vida como sonâmbulos, completamente hipnotizadas por um apelo coletivo que promete o paraíso, às custas de sua alma.

Os poucos que conseguem acessar a energia mais elevada de Netuno se destacam como faróis na escuridão. Então surge um Chico Xavier, uma Madre Tereza, um Dalai Lama, que através de sua imensa doçura e compaixão, sem discursos ou promessas mirabolantes, indica: _Veja, o caminho é por aqui...
----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

3 de mar. de 2009

Caminhando e cantando e seguindo a canção... - Netuno


Depois de afirmar sua própria individualidade, de se reconhecer como uma criatura única, com sentimentos, sensações, pensamentos e valores particulares e diferenciados do todo, Netuno convida você a transcender esta noção de separatividade.

Netuno pede que você abra mão da sensação de estar isolado, que você perceba que faz parte de um todo muito maior. Que se conscientize de que, apesar de ser uma pessoa original e diferenciada, num nível mais profundo, somos todos iguais, fazemos parte de uma "alma" coletiva.

Netuno é o chamado de volta para casa, é o canto de sereia que nos leva de volta aos braços da Mãe/Pai primordial. Se você cumpriu as tarefas de Saturno e os desafios de Urano, agora é hora de se entregar à dança de Netuno.

É hora de abrir mão das barreiras que o mantém à parte, e se fundir com a coletividade, mas não de maneira inconsciente e robotizada, e sim como um viajante que retorna pleno de tesouros e histórias para partilhar. A viagem foi longa, e a saudade é imensa. A alegria do reencontro é insuperável e indescritível, e a compaixão por aqueles que ainda se debatem na prisão do ego também. O impulso de estender as mãos e ajudar é irresistível.

O seu sofrimento é o meu sofrimento. O seu rosto é o meu rosto. Toda criança que chora é meu filho. Todo velho que se lamenta é meu pai. Toda mulher grávida é minha mãe. Todo homem escravizado é meu irmão. Não há distinção de sexo, raça, nacionalidade, religião, posição social ou cultural. Eu e você somos um. Eu e todo e qualquer ser vivente somos um. Eu e a Terra, e o universo, somos um.



Título: referência à canção Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré.
----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

1 de mar. de 2009

Sentado à beira do caminho


A vida é uma jornada pelo planeta Terra, em direção a uma maior consciência de si mesmo.

O mapa natal (calculado para a hora exata de seu nascimento) é realmente um mapa, um roteiro da sua viagem. Através dele é possível saber qual a bagagem que você traz (posição dos planetas natais), em que ponto da viagem você está (ciclos planetários) e quais os desafios desta etapa (trânsitos).

Este conhecimento acaba por desenvolver sua auto-estima, bem como uma maior paciência e tolerância com os percalços do caminho. E isso leva, invariavelmente, a uma maior compaixão para com seus companheiros de jornada, que podem ter um trajeto tão (ou mais) difícil quanto o seu.

Para facilitar nosso entendimento, usamos expressões como Saturno quer, Urano faz, etc. Mas, na verdade, os planetas não "fazem" nada. Eles apenas são uma expressão simbólica do processo que estamos atravessando. Um símbolo pode se manifestar de milhares de maneiras diferentes, e cabe a cada um, através de seu livre arbítrio, escolher como vai expressar determinadas energias em sua vida.

Em outras palavras, não é Urano que "provoca" o divórcio. Urano simboliza uma necessidade (física, emocional, mental e espiritual) presente em sua vida em dado momento. E você tem várias opções para lidar com esta necessidade, entre elas, o divórcio. A escolha (mesmo que inconsciente) é totalmente sua.

E à medida que vamos escolhendo, ao longo da vida, este ou aquele caminho, surgem novas paisagens, novos desafios e recompensas. Às vezes, nos embrenhamos numa mata densa, outras, entramos num beco sem saída. Podemos atravessar grandes planícies ou decidir escalar uma montanha. Há tantas opções e variantes que é impossível delinear todas.

Mas a força da astrologia é justamente essa: dar a você o vocabulário para descrever e compreender sua paisagem pessoal. Ao mapear e definir seu território, você se torna mais apto a fazer escolhas conscientes. Será que você realmente quer explorar aquele pântano? Aquela ponte é segura? Há um trajeto mais fácil para aquele porto? Vale a pena pegar aquele atalho?

A observação dos ciclos planetários em relação aos eventos mundiais funciona como um serviço meteorológico: se o tempo à frente se apresenta tempestuoso, ou sujeito à estiagem, o conhecimento destas previsões permite que você se prepare adequadamente. Talvez seja melhor adiar aquele passeio para depois da nevasca, por exemplo.

Compartilhar lembranças e informações sobre o seu percurso pessoal traz o duplo benefício de desenvolver um senso de camaradagem com seus companheiros de jornada e ampliar a trilha para os que vão percorrê-la depois.

Então, partilhe conosco: como tem sido sua viagem até agora?


Título: referência à canção Sentado à beira do caminho, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

----------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.