29 de abr. de 2009

Abre a porta e a janela, e vem ver o sol nascer...


O Sol, Mercúrio e Vênus formam uma pequena "caravana" viajando pelo zodíaco, nunca se distanciando muito uns dos outros. Como seu ciclo dura apenas cerca de um ano, normalmente não sentimos um maior impacto com seu trânsito, pois estamos desconectados dos ciclos da natureza. Conseqüentemente, não adaptamos nossas atitudes ao nosso chamado interior, o que vai gerar problemas mais tarde, ao lidarmos com os trânsitos dos planetas mais lentos.

O signo e a casa onde o Sol transita são "iluminados", e seus assuntos são trazidos à atenção. Mercúrio em trânsito tende a focar seus pensamentos na área em questão, e Vênus traz uma maior apreciação por estes temas. O fato de você ter outros planetas natais ou ângulos nestes signos reforça estes trânsitos, e os nascidos com Sol, Lua ou Ascendente em Leão, Gêmeos, Virgem, Touro ou Libra são mais suscetíveis a eles.

O conhecimento de seu mapa natal pode auxiliar no planejamento de seu ano, verificando as épocas mais adequadas para se dedicar a determinados assuntos (devido à concentração de energias naquela área). Por exemplo, neste momento estes planetas estão focados nas casas ocupadas pelos signos de Áries e Touro no seu mapa natal.

Áries nos pede iniciativa, novos começos, e Touro nos remete à manutenção do que foi iniciado, ao desenvolvimento de raízes.

Se você prestar atenção neste chamado agora, conseguirá aos poucos se colocar em harmonia com um todo muito maior, e atravessar o ano com mais consciência e sem precisar nadar contra a corrente... E então, vai encarar?


Título: referência à canção Preta, pretinha, de Galvão e Moraes Moreira.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

27 de abr. de 2009

Eu prefiro as curvas da estrada... - Vênus


Vênus nunca se afasta do Sol mais do que 47 graus: ou ele está no mesmo signo que o Sol, ou no máximo dois signos antes ou dois signos depois.

Vênus entrou em Áries no dia 04 de fevereiro, onde ficou até 11 de abril.

Ele voltou para Peixes de 12 a 24 de abril.

Vênus entrou novamente em Áries em 25 de abril e vai permanecer lá até 06 de junho.

Ele retrata o que tem valor para você, o que você prefere, o que acha belo, o que o atrai. No mapa natal, esta capacidade pode ser incentivada ou refreada, dependendo dos aspectos com outros planetas.

Em Áries, a tendência é valorizar o que é novo, original, inovador. E rápido!

O que tem atraído seus olhos ultimamente?


Título: referência à canção As curvas da estrada de Santos, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
---------------
Partilhe suas experiências: Qual a posição de seu Vênus natal? Como isso se manifesta no seu dia a dia? Você percebeu a mudança de energia de Vênus em Peixes para Vênus em Áries?

----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

24 de abr. de 2009

Vou abrir a porta, pra você entrar... - o Ascendente


Imagine o zodíaco girando ao redor da Terra, num movimento contínuo. O signo Ascendente é aquele que nascia no horizonte leste no momento do seu nascimento (por isso é tão importante saber a hora exata do nascimento).

O Ascendente é o portal para o seu universo interior. É ele que "abre" o mapa, dando acesso a todas as informações. Assim, ele indica a primeira impressão que você causa nas pessoas.

Isso cria uma variedade enorme de situações, com possibilidades bem interessantes. Por exemplo, você pode ter um portal bem simples e humilde, e no entanto, uma riqueza interior muito grande. Ou, ao contrário, um portal magnífico, que promete maravilhas, e um conteúdo medíocre. Ou uma porta meio assustadora, quando na verdade você é completamente inofensivo. Ou vários cartazes de Perigo! Cão bravo! quando o que você mais quer é fazer amigos. Ou ainda você pode ser uma das poucas pessoas cujo portal é completamente fiel ao conteúdo...

Ele também age como um filtro através do qual você interpreta o mundo (imagine uma daquelas portas de tela: sua visão através dela depende da qualidade da tela, de sua cor, do espaçamento entre as fibras, etc).

O Ascendente também está relacionado com seu corpo físico e vitalidade (mas não é o único fator no mapa indicando isso).

Planetas no Ascendente, ou em aspecto com ele, podem influir em todas estas questões, assim como um vaso de flores ou uma aldrava elaborada alteram o aspecto de uma porta.

Muitas pessoas sentem dificuldade em se identificar com seu signo Ascendente (ou, até mesmo, aceitá-lo). A integração desta parte de sua personalidade é de extrema importância para sua realização pessoal, visto que toda troca de energias com o mundo exterior é feita através desta passagem.

Compreender como se manifestam os diferentes signos Ascendentes pode contribuir para ampliar sua empatia e compaixão.


Título: referência à canção Doce vampiro, de Rita Lee.
--------------
Partilhe sua experiência: Seu Ascendente está em harmonia com seu signo solar? Você se sente à vontade com sua expressão, ou ainda tem dificuldade para aceitá-lo?

--------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

22 de abr. de 2009

Jogando sementes no campo da mente... - Mercúrio


Mercúrio nunca se afasta do Sol mais do que 28 graus, portanto ele sempre se encontra no mesmo signo que o Sol, ou no signo anterior, ou no posterior.

Mercúrio entrou em Touro no dia 10 de abril e ficará lá até dia 30 de abril.
Ele retornará a Touro no dia 15 de maio e permanecerá lá até dia 14 de junho.

Ele retrata a forma como você se comunica e articula seus pensamentos, como você aprende e assimila experiências. No mapa natal, esta capacidade pode ser incentivada ou refreada, dependendo dos aspectos com outros planetas.

Em Touro, a tendência é diminuir o ritmo (que em Áries era um pouco frenético). Há uma maior tranqüilidade, uma maior apreciação pela beleza. Mas também existe uma certa rigidez nas idéias e opiniões (lembre-se, Touro é um signo fixo). E uma aversão a ser forçado a se apressar. Portanto, agora é necessário um pouco mais de paciência, consigo mesmo e com os outros...

Que caminhos seus pensamentos estão trilhando ultimamente?

Título: referência à canção Bandoleiro, de Lucina e Luli.

---------------
Partilhe suas experiências: qual a posição de seu Mercúrio natal? Como isso se manifesta no seu dia a dia? Você percebeu a mudança energética de Mercúrio em Áries para Mercúrio em Touro?
----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

17 de abr. de 2009

Gente é pra brilhar... - Sol


O Sol é o fator mais difundido da astrologia: quando você pergunta a alguém qual é o seu signo, está perguntando onde se encontra o seu Sol (Ariano tem Sol em Áries, Taurino tem Sol em Touro, etc).

Seu ciclo ao redor do zodíaco leva aproximadamente 365 dias, ficando cerca de trinta dias em cada signo.

O Sol mostra a essência da sua personalidade, o impulso interno para ser você mesmo. A dificuldade em reconhecer e contatar esta energia pode gerar problemas físicos, emocionais e mentais. As pessoas que não aceitam sua própria paisagem interior e invejam as características alheias estão desconectadas de sua energia solar.

Por extensão, o Sol indica também a figura paterna, e figuras de autoridade em geral.

Ele é a fonte de energia do mapa, portanto influi na sua saúde e vitalidade física.

Indica qual caminho você escolheu trilhar nesta vida, e qual a melhor maneira de seguir este caminho.

A casa onde o Sol se encontra, no mapa, indica onde você busca reconhecimento e realização pessoal.

O Sol é a voz interior que o chama para ser você mesmo. E então, você vai atender este chamado?


Título: referência ao poema de Vladimir Maiakovsky.
------------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

13 de abr. de 2009

Admirável mundo novo


Sugestões de atitudes durante o trânsito de Plutão em Capricórnio:

Verifique a estrutura física de sua casa, e faça os consertos necessários.

Coloque sua situação financeira em dia. Pague seus débitos, e evite contrair novas dívidas. Cancele seu cartão de crédito, e não compre à prestações.

Faça um check-up médico e dentário, e não deixe nada pendente. Ao mesmo tempo, comece a se informar sobre alternativas para tratamento de problemas crônicos (se houver problemas na distribuição de seus remédios, por exemplo, o que você vai fazer?).

Se você tem animais domésticos, leve-os para check-up também.

Se você mora em uma casa, inicie uma pequena horta.

Elimine os supérfluos. Simplifique seu dia-a-dia. Venda, troque ou doe tudo que já não tem utilidade para você.

Organize seus documentos. Deixe tudo claramente identificado e em lugar de fácil acesso.

Aja com integridade em todas as situações. É hora de tirar as máscaras, mostre quem você realmente é.

Procure encarar sua própria sombra. Do que você tem medo? O que faz com que você se sinta desconfortável? Onde seu pensamento está limitado? O que você tem evitado admitir?

Evite posições extremistas.

Reveja seus conceitos de parceria e família, procurando ampliá-los.

Lembre-se que seus direitos terminam onde começam os direitos do outro, e que egoísmo é se arrogar um direito que você nega aos outros.

Pergunte-se como você pode contribuir para uma sociedade mais saudável, e então, aja.

Procure aprender com quem sabe mais, e ensinar quem sabe menos.

Reveja as sugestões dadas para os demais trânsitos, e procure colocá-las em prática.

O riso ainda é o melhor remédio. Desenvolva e pratique seu senso de humor!


Assim como Plutão, a humanidade caminha muito lentamente. Nossa evolução, em termos de consciência, tem sido mínima, ao longo dos milênios. Mas de tempos em tempos, parece ocorrer um salto evolutivo, e atingimos um novo patamar. Acredito que agora nos encontramos em uma destas épocas, em que é possível ultrapassarmos nossos bloqueios internos e atingirmos um novo nível de entendimento. Este salto não ocorrerá sem esforço, mas assim que ultrapassarmos o ponto de inércia, ele será inevitável. A questão aqui é: o que será necessário para superarmos a inércia?

Título: referência ao livro Admirável mundo novo, de Aldoux Huxley.
------------
Partilhe sua experiência: como este trânsito tem se manifestado para você? Qual a posição de seu Plutão natal, e em que casa o trânsito está ocorrendo?
--------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

9 de abr. de 2009

O caminho da transmutação


A humanidade evolui lentamente. Aparentemente, somos muito diferentes de nossos antepassados, desenvolvemos novas regras e padrões de vida. Mas sob a superfície, nós nos debatemos com os mesmos problemas. As pessoas ainda se deixam guiar pela ganância, pela luxúria, pela sede de poder, pelo medo da morte. O homem primitivo está vivo e bem, em pleno século XXI.

Carregamos o peso de todas as questões não-resolvidas das gerações que nos antecederam. O inconsciente coletivo está literalmente transbordando. Nunca, na história da humanidade, houve tamanho caos a nível mundial. Todas as estruturas da sociedade moderna estão comprometidas, e nunca o ser humano teve que se confrontar com tamanha incerteza.

Ao mesmo tempo, nunca houve tantos portais para novas idéias, para uma expansão da consciência coletiva. O inconsciente não é apenas o repositório do lixo psíquico, mas também uma fonte de criatividade e inspiração para quem consegue navegar em suas águas.

A humanidade atravessa uma época plena de oportunidades, um período realmente raro. Todos os três planetas exteriores (Urano, Netuno e Plutão), que estão relacionados a mudanças profundas de consciência, estão transitando pelos três últimos signos do zodíaco (Capricórnio, Aquário e Peixes), indicando claramente que toda uma fase está sendo concluída, está ocorrendo um desfecho a nível mundial. Coletivamente, estamos prestes a encerrar um capítulo de nossa história.

Plutão tende a eliminar o excesso daquilo que toca, deixando apenas o que é realmente essencial. Ele destrói o que foi pré-estabelecido, para propiciar o renascimento de algo infinitamente mais valioso. Sua ação é lenta e inexorável, e ele não admite oposição.

Capricórnio, como já vimos, está relacionado com toda a estrutura da sociedade atual. Câncer envolve as questões de lar e família, e Libra as de parceria. Plutão está se preparando para uma limpeza profunda, e não é de surpreender que as pessoas estejam se sentindo inquietas.

Muitos "profetas" da Nova Era (inclusive alguns astrólogos) estão muito ocupados aumentando ainda mais esta inquietação, num comportamento típico e previsível em épocas de crise. Este, obviamente, não é o objetivo deste blog. Ele objetiva focar na infinita capacidade de recuperação do ser humano.

Se você está num estágio de evolução para isto estar ocorrendo durante sua vida, é porque você está preparado para lidar com estas questões, e já possui as ferramentas necessárias para fazê-lo. Ninguém nasce por acaso, e você está no lugar certo, na hora certa.

O momento é de olhar para dentro, procurar no seu próprio interior o que deve ser liberado, o que se deve deixar ir, o que não serve mais aos seus propósitos. À medida que abrimos mão de nossas idéias pré-concebidas, de nossos preconceitos, de nossos medos, vamos criando um espaço livre para as novas idéias, os novos conceitos, a nova estrutura de realidade.

Estamos vivendo em tempos perigosos, sim. Mas são tempos ricos em potencial, também. Se você conseguir não desperdiçar seus esforços tentando agarrar aquilo que já não contribui para seu crescimento, terá mais energia para criar aquilo com que sempre sonhou.
-------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

7 de abr. de 2009

Não sei andar sozinho por essas ruas... - Plutão em Libra


A geração nascida com Plutão em Libra (ver Capricórnio, em busca de estrutura) está passando agora por sua quadratura de Plutão. A quadratura sinaliza um conflito entre diferentes abordagens.

Libra engloba questões de relacionamento em geral, principalmente casamento. Quando Plutão transitou por este signo, trouxe à tona a natureza sombria dos relacionamentos, das associações, dos casamentos. Os nascidos nesta época trazem uma programação interna voltada para a conscientização destas questões, e com a atual quadratura estão sentindo a pressão aumentar. O conflito ocorre entre trabalho e casamento, papel social e amor romântico, hierarquia e igualdade, autonomia e dependência. Novamente, há uma tendência a projetar o desconforto interno. Em muitos pontos, estas questões tendem a se entrelaçar com as de Plutão em Câncer, criando um panorama mais complexo.

Um aspecto da sociedade que tem sido discutido é a definição de casamento, e o direito da população homossexual ao casamento. Outro é o direito desta mesma população à adoção. Estes são assuntos muito potentes emocionalmente, porque englobam as questões de Câncer, Libra e Capricórnio ao mesmo tempo.

Outro assunto que tem chamado a minha atenção é a angústia que muitas pessoas da geração Plutão em Libra estão sentindo por não haver ainda encontrado o que chamam de "alma gêmea". Acredito que este conceito também será revisto em breve.

É importante relembrar alguns pontos:

A humanidade inteira está enfrentando os trânsitos que estamos discutindo desde o primeiro post. Alguns estão sentindo com mais intensidade um ou outro trânsito, mas todos estão se defrontando com as questões apresentadas.

A grande maioria das pessoas vive de maneira inconsciente.

Tudo o que não é encarado de forma consciente fica armazenado no inconsciente, e tende a se manifestar de forma primitiva e compulsiva.

Portanto, estas questões que Plutão está levantando nas gerações nascidas com Plutão em Câncer e com Plutão em Libra, na verdade pertencem a todos nós. Elas fazem parte do inconsciente coletivo, e de uma forma ou de outra serão abordadas durante este trânsito. A diferença é que as pessoas nascidas com estas posições estão sentindo a pressão do trânsito com mais intensidade, têm uma maior tendência à projeção, e um maior potencial para resolução. Mas o desafio pertence a todos. E então, quais são seus planos para os próximos 15 anos?


Título: referência à canção Cruzada, de Tavinho Moura e Márcio Borges.
--------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

6 de abr. de 2009

Minha casa não é minha... - Plutão em Câncer


Plutão tem um ciclo extremamente longo. Sua viagem através do zodíaco dura aproximadamente 250 anos. Sua órbita ao redor do Sol é irregular, portanto ele se demora mais em alguns signos do que em outros. É isto que torna possível para algumas pessoas experimentarem a oposição de Plutão, como vem ocorrendo com aqueles que têm Plutão natal (no seu mapa de nascimento) em Câncer (ver Capricórnio, em busca de estrutura).

Já vimos que a oposição opera como um "cabo de guerra" entre os planetas, e que há uma tendência a projetar um dos lados desta oposição. No caso de Plutão, isto é preocupante, porque Plutão está relacionado com energias primárias, com o instinto de sobrevivência.

Toda a geração de Plutão em Câncer está sentindo uma imensa pressão interior, que objetiva a dilapidação do diamante interno, para que sua luz possa brilhar em todo o seu esplendor. Mas esta pressão é tremendamente desconfortável, e se levarmos em conta a duração deste trânsito, podemos prever alguns problemas à frente.

A maioria das pessoas ainda se encontra muito mergulhada na energia coletiva para ter uma compreensão mais efetiva de sua individualidade, uma noção maior de sua participação no todo. Portanto, quando confrontada com o desconforto, a tendência é buscar uma justificativa "lá fora", alguém para levar a culpa pela situação. Este mecanismo nos faz lembrar de situações ao longo da história, em que uma determinada raça, classe social, nacionalidade, religião, etc, foi escolhida para "purgar" os pecados do coletivo. O raciocínio por trás destas atitudes era simples: uma vez identificado o "culpado", sua eliminação traria um futuro melhor para todos. A geração de Plutão em Câncer corre o risco de repetir estes padrões.

Plutão tende a trazer à tona a sombra do signo que está transitando. Quando Plutão atravessou o signo de Câncer, despertou o lado sombrio das questões relativas à figura materna, família, lar, raízes, passado. O desequilíbrio existente nestes conceitos foi trazido à luz para ser transmutado. Uma extensão do conceito de "lar" é o patriotismo, o nacionalismo. E este trânsito acompanhou o desenrolar da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda.

Os nascidos com Plutão em Câncer trazem consigo uma programação interior para trabalhar com estas questões. E Plutão em Capricórnio está ativando a polaridade oposta: figura paterna, sociedade, trabalho, hierarquia. Portanto, estas pessoas estão se sentindo pressionadas a trabalhar com a dicotomia trabalho - família, sociedade - vida privada, pai - mãe.

As mudanças trazidas pelas guerras mundiais afetaram profundamente a estrutura familiar como era concebida até então. As mulheres entraram no mercado de trabalho e o núcleo familiar diminuiu consideravelmente. Hoje, estamos sendo confrontados com o fato de que grande parte das famílias é chefiada por uma mulher, sem apoio de uma figura paterna e, na maioria das vezes, sem suporte efetivo da estrutura social. Há uma grande lacuna, no inconsciente coletivo, em relação à figura paterna. Este desequilíbrio está sendo trazido à tona para revisão, e a geração com Plutão em Câncer está sendo profundamente afetada.

A humanidade, como um todo, está sentindo a pressão para reavaliar suas noções de figura paterna, trabalho e sociedade. E, num mundo em que grande parte das pessoas concebe uma imagem de Deus Pai, esta reavaliação promete ser interessante.


Título: referência à canção Travessia, de Milton Nascimento e Fernando Brandt.
-------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

3 de abr. de 2009

Plutão em Capricórnio: uma visão familiar


Todos estamos sendo afetados pelo trânsito de Plutão, mas novamente, alguns sentem este movimento com mais intensidade do que outros.

Plutão em Capricórnio traz à tona a sombra do coletivo. Quem vem exercitando as lições dos outros planetas com diligência tem um pouco mais de discernimento nestas questões.

As pessoas nascidas com outros planetas lentos em Capricórnio têm lições extras a aprender de Plutão.

Geração Netuno em Capricórnio
Nascidos entre 19 de janeiro de 1984 e 23 de junho de 1984.
Nascidos entre 22 de novembro de 1984 e 28 de janeiro de 1998.
Nascidos entre 24 de agosto de 1998 e 27 de novembro de 1998.

Geração Urano em Capricórnio
Nascidos entre dezembro de 1904 e 30 de janeiro de 1912.
Nascidos entre 06 de setembro de 1912 e 12 de novembro de 1912.
Nascidos entre 15 de fevereiro de 1988 e 27 de maio de 1988.
Nascidos entre 03 de dezembro de 1988 e 01 de abril de 1995.
Nascidos entre 10 de junho de 1995 e 12 de janeiro de 1996.

Saturno em Capricórnio
Nascidos entre 16 de março de 1929 e 05 de maio de 1929.
Nascidos entre 01 de dezembro de 1929 e 24 de fevereiro de 1932.
Nascidos entre 14 de agosto de 1932 e 19 de novembro de 1932.
Nascidos entre 06 de janeiro de 1959 e 03 de janeiro de 1962.
Nascidos entre 14 de fevereiro de 1988 e 10 de junho de 1988.
Nascidos entre 13 de novembro de 1988 e 06 de fevereiro de 1991.

Júpiter em Capricórnio
Nascidos entre 03 de janeiro de 1913 e 21 de janeiro de 1914.
Nascidos entre 19 de dezembro de 1924 e 06 de janeiro de 1926.
Nascidos entre 03 de dezembro de 1936 e 20 de dezembro de 1937.
Nascidos entre 16 de novembro de 1948 e 12 de abril de 1949.
Nascidos entre 28 de junho de 1949 e 30 de novembro de 1949.
Nascidos entre 02 de março de 1960 e 10 de junho de 1960.
Nascidos entre 27 de outubro de 1960 e 15 de março de 1961.
Nascidos entre 13 de agosto de 1961 e 04 de novembro de 1961.
Nascidos entre 07 de fevereiro de 1972 e 24 de julho de 1972.
Nascidos entre 26 de setembro de 1972 e 23 de fevereiro de 1973.
Nascidos entre 20 de janeiro de 1984 e 06 de fevereiro de 1985.
Nascidos entre 04 de janeiro de 1996 e 21 de janeiro de 1997.
Nascidos entre 19 de dezembro de 2007 e 05 de janeiro de 2009.

Também estão sentindo os efeitos deste trânsito com mais intensidade os nascidos com Sol (Capricornianos), Lua ou outros planetas pessoais, Ascendente, Descendente, Meio do Céu, Fundo do Céu, Chiron e outros asteróides, nódulos lunares ou vertex em Capricórnio, bem como os nascidos em signos cardinais (além de Capricórnio: Áries, Câncer e Libra), e pessoas com Plutão forte em seu mapa natal (Sol, Lua ou Ascendente em Escorpião).

Para experimentar um trânsito mais saudável, é importante que você tenha a coragem de reconhecer e encarar a sua própria sombra. A humanidade, como um todo, tem a tendência a projetar os conceitos negativos. Ninguém percebe a si mesmo como o vilão. Cada um é o "mocinho" da sua própria história... Sempre é o "outro" que é mau, feio, sujo, ignorante, pecador, etc... A sociedade sempre foi muito eficiente para encontrar e rotular seus bodes expiatórios. Com Plutão, esta tendência é enfatizada ao máximo, e é aí que se encontra o perigo.

Se você encara a si mesmo como a encarnação do bem absoluto, lutando valentemente contra o mal que se encontra lá fora, a porta está aberta e desimpedida para todo e qualquer abuso, para o fundamentalismo religioso, político, social, econômico, etc. Para este tipo de mentalidade, o mal deve ser vencido a qualquer preço, e demonstrar compaixão para com o inimigo é sinal de fraqueza.

Temos que compreender que o "mal" se encontra dentro de cada um de nós. Todos somos um amálgama de luz e sombras, e o que Plutão está pleiteando é que nós tenhamos a coragem de olhar para nosso próprio lado sombrio, que nós reconheçamos que ninguém é perfeito, que todos ainda temos muito que aprender e aperfeiçoar.

A partir do momento em que você se dispõe a olhar para dentro, toda sua abordagem em relação à vida se altera. Você começa a perceber que tanto o problema quanto a solução são internos. Se queremos consertar o mundo, se almejamos corrigir o que está errado com a sociedade, temos que começar com nossa própria paisagem interior. E se você está ocupado consertando seu próprio telhado, não sobra muito tempo para criticar o telhado do vizinho, ou para impor penalidades a todos que não possuem um telhado exatamente como o seu...

Basicamente, estas são as alternativas que Plutão nos apresenta. Podemos sair pela vida afora apontando um dedo acusador em direção aos outros, e procurando um culpado para linchar. Ou podemos reconhecer nossa participação no quadro geral, e nos esforçarmos para corrigir nossas deficiências.

O jogo de luz e sombras vem se prolongando há milênios. E a única maneira da transmutação de Plutão ocorrer é através do reconhecimento dos nosso próprios pontos cegos, da aceitação de nossas falhas e limitações. Então, a compaixão de Netuno pode se estender a nós mesmos. E quando redimimos nossos próprios erros, redimimos toda a humanidade. E nos tornamos, verdadeiramente, luz.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.