28 de mai. de 2009

Lua soberana, nobre porcelana


A Lua tem um movimento muito rápido através do zodíaco, levando aproximadamente um mês para percorrê-lo, ficando cerca de dois dias e meio em cada signo.

Ela controla as marés, e tem uma influência sutil sobre a humanidade, pois nosso corpo é composto por no mínimo 70% de líquido.

Como o seu movimento é rápido, a maioria das pessoas não se dá conta de sua influência, que acaba ocorrendo mais a nível inconsciente. Alguns indivíduos são mais sensíveis a seus efeitos, particularmente os que possuem Sol, Lua ou Ascendente nos signos do elemento água (Câncer, Escorpião e Peixes).

À medida que ela se desloca através do mapa, vai energizando todos os planetas e casas, trazendo as questões pendentes à tona. Nosso humor e disposição física também variam de acordo com o signo em que ela se encontra.

No mapa natal, a Lua representa nossas emoções, a memória, a figura materna, a sensação de segurança, os hábitos. Nossa personalidade se apóia no tripé Sol, Lua e Ascendente.

Hoje, 28 de maio, ela se encontra no signo de Câncer, tornando as pessoas mais sensíveis e emotivas. Você está precisando de colo?


Título: referência à canção Lua de São Jorge, de Caetano Veloso.
----------------
Partilhe suas experiências: Qual a posição de sua Lua natal? Ela está em harmonia com o seu Sol? Como você vivencia esta parte de sua personalidade?

-------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

26 de mai. de 2009

A estrada menos percorrida trilhei, e isto fez toda a diferença... - Júpiter conjunção Netuno


A sociedade costuma exigir que todos os seus membros se conformem com seus padrões.

Este é o resquício de um comportamento instintivo, necessário para a sobrevivência do grupo. Em tempos primitivos, quando vivíamos da caça, era importante que todos entendessem as regras do jogo e agissem de acordo, pois do contrário colocariam em risco a vida de todo o grupo.

Assim, hoje em dia, este impulso continua atuando, de maneira automatizada e inconsciente, na pressão do grupo pela conformidade. O problema é que, na estrutura de sociedade em que vivemos hoje, o excesso de padronização leva à morte da criatividade.

Todos nós, de uma forma ou de outra, sentimos o chamado para voar mais alto. Dentro de cada um há um anjo, esperando para despertar.

Você se pergunta o que está fazendo aqui? Qual é a sua missão? Qual a contribuição que você tem para dar?

Agora é um excelente momento para se fazer estas perguntas. Júpiter (o planeta da expansão, do crescimento) está em conjunção (atuando de mãos dadas) com Netuno (o planeta da compaixão, do idealismo) em Aquário (o signo da humanidade). Este aspecto se tornou mais intenso dia 21 de maio, e vai prosseguir assim até 11 de junho, quando começará a diminuir.

É hora de você se perguntar qual é o seu caminho. E não se surpreenda se a resposta não for convencional. Há pessoas demais neste mundo levando uma vida robotizada, vivendo na espera do próximo contra-cheque.

O que você realmente quer fazer? O que seu coração está pedindo? O que há de especial em você, que pode ser partilhado com os outros? Qual a dádiva que você veio oferecer?

Estamos andando na mesma fila indiana há muito tempo. Alguns de nós estão prestes a criar asas... Você tem medo de altura?


Título: referência ao poema A estrada não percorrida, de Robert Lee Frost.
--------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

22 de mai. de 2009

Mas, oh, não se esqueçam da rosa, da rosa


Às vezes é preciso atingir o fundo do poço para perceber o erro. Quão fundo é o fundo do poço? A que profundidade as pessoas devem descer antes de perceber que é preciso mudar?

Com Saturno em trânsito pelo signo de Virgem, uma das lições em pauta é o serviço prestado. Para que a ajuda que prestamos seja significativa, antes de tudo ela deve ser necessária. Ela deve ser, se não solicitada, pelo menos bem vinda. Ela deve ser eficaz, e não mutilante ou humilhante. Ela deve ser compassiva e não paternalista. Ela deve tocar o coração do outro com cuidado e carinho, não com rispidez ou arrogância. Ela deve colaborar para que o outro perceba sua própria luz, ao invés de se fixar nos seus pés de barro.

Mas como ajudar aquele que não percebeu ainda que necessita de ajuda? À distância. Através do pensamento (orações, mantras, mentalizações, como você quiser chamar). Mas sobretudo, sem tentar interferir no livre arbítrio do outro, mesmo que só em pensamento.

A Terra é um imenso laboratório, onde vivem pessoas com as mais variadas tendências, bagagens, preferências, medos e inseguranças. O nível de consciência varia tremendamente de um indivíduo para outro, mesmo dentro de uma mesma família.

Quando já atingimos um determinado grau de consciência, é natural que surja a impaciência com nosso irmãos de caminhada que são um pouco mais lentos. É por aqui (temos vontade de gritar)! Vamos logo!

É difícil e doloroso vermos o sofrimento daqueles que amamos, quando percebemos que eles mesmos estão causando este sofrimento. Uma das lições mais dolorosas é ser solidário sem ser conivente, ser prestativo sem privar o outro da própria responsabilidade. Acompanhar o sofrimento alheio sem fazer ouvidos moucos, mas sim atentos ao menor sinal de que a hora de ajudar chegou.

O desenvolvimento da verdadeira compaixão leva tempo, ainda mais tempo do que levamos para chegar até aqui. Porque ao atingirmos a real compaixão, percebemos que o crescimento não pode (nem deve) ser apressado.

A criança que, impaciente, desenterra a semente na tentativa de descobrir por que a flor está demorando para surgir, acaba por matar a própria planta que aguardava com tanta ansiedade.


Título: referência à canção Rosa de Hiroshima, de Vinícius de Moraes e Gerson Conrad.
---------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

20 de mai. de 2009

Não adianta chamar quando alguém está perdido


Urano traz uma necessidade intensa de rebeldia, de abalar o status quo, de inovar. Quanto este impulso é mal dirigido, você pode desprezar toda noção de segurança, correndo riscos imensos sem pensar nas conseqüências. Ele é um deus dos céus, e não tem a menor consideração pelas coisas terrenas como saúde, família, emprego. Assim como o céu, ele não aceita limitações.

Netuno traz o impulso para sonhar, para embelezar as situações, para idealizar. Quando mal direcionado, você pode perder toda a noção de realidade, passando a viver no seu próprio mundo interior. Ele é o deus dos mares, e assim como o oceano, sua profundidade é incalculável.

Plutão traz a força da transformação, a noção de que o momento é chegado para algo terminar, a fim de que algo novo possa nascer. Quando não reconhecido, você pode pôr a perder tudo aquilo que mais valoriza. Ele é o deus dos infernos, e seu reino não é mapeado.

O que é necessário para que alguém perceba que está no caminho errado? Há tantas respostas para esta pergunta quanto há pessoas neste planeta. Cada um de nós tem um histórico diferente, um nível de consciência e sensibilidade diferentes, uma tolerância diferente à dor e aos estímulos internos e externos.

Alguns (raros) reagem ao mais leve sussurro de suas almas. Outros, estão surdos aos gritos mais estridentes. Alguns se dispõem a corrigir o curso assim que percebem que se desviaram do trajeto planejado, outros teimam em andar mais alguns quilômetros, nem que seja para não dar o braço a torcer.

Alguns travam suas batalhas em silêncio e segredo, sem que as pessoas ao redor façam a menor idéia do que se passa. Outros, perturbam a tudo e a todos, com queixas e pedidos de atenção constantes, mas com zero disposição para realmente mudar.

Alguns reagem rapidamente ao desconforto, outros são capazes de atravessar anos a fio repetindo os mesmos padrões, por mais dolorosos que sejam. Alguns realmente solicitam e aceitam auxílio, outros só fazem de conta para poder explorar você.

Alguns estão atentos para os sinais ao longo do caminho e para os conselhos dos mais experientes, outros passam o tempo completamente alheios a qualquer coisa que possa interferir com o desenrolar de sua saga.

Alguns são ágeis na procura de soluções, outros, como as estátuas na foto acima, estão tão imobilizados em sua postura que já nem percebem os dejetos a que estão sujeitos.

Cada um carrega dentro de si seu céu e inferno particulares. E cada um escolhe em qual deles quer viver. Às vezes, é preciso chegar ao fundo do poço para querer mudar. E você, que escolhas tem feito?


Título: referência à canção Ovelha negra, de Rita Lee.
--------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

17 de mai. de 2009

Carta aberta de Plutão em Virgem para Netuno em Libra


Cara Netuno em Libra:

Antes de mais nada, deixe-me dizer que eu não sei quando sua alma gêmea vai chegar. Como meu objetivo é ser útil, eu gostaria de ter uma resposta na ponta da língua, mas infelizmente não tenho. E me dói não poder ser útil.

Dói ver você, ano após ano, envergando esta grinalda com as flores já murchas, presa em seu próprio sonho, atenta aos passos na escada. Será que é Ele?

Dói perceber que tantos eles já vieram e se foram, alguns deixando apenas memórias, outros deixando um fruto mais concreto no seu ventre. Alguns partiram seu coração, outros sua carteira, e um foi menos sutil e partiu sua cara mesmo. Cada um contribuiu, à sua própria maneira, para formar a pessoa que você é hoje. Cada um revelou um pedacinho do enigma que você tenta desvendar.

E, no entanto, você continua aguardando a chegada daquele que há de solver todos os mistérios e entregar, triunfante, a razão de seu viver. E enquanto isso, a vida passa.

Você poderia estar construindo a sua própria realidade, mas vai que enquanto você está distraída com outras coisas Ele chega e você não percebe? Não, melhor continuar postada à janela, é mais seguro.

Eu sei que estou tocando num ponto doloroso, e que provavelmente vou provocar muitas lágrimas, e talvez até um pouco de fúria. Mas esta é a minha natureza... E eu acredito que é melhor lancetar um ferimento do que fingir que ele não existe.

Veja, eu sei que é da sua natureza sonhar, fugir da dura realidade, e até iludir. Mas eu conheço seu outro lado, também. Porque faz parte da minha natureza perceber o lado oculto das coisas, eu sei que você tem a capacidade de tornar os sonhos realidade, de trazer um pedacinho do céu para a Terra.

O problema é que você se perdeu em sua própria bruma, e esqueceu de um detalhe fundamental: Libra é relacionamento. QUALQUER relacionamento, não apenas o relacionamento romântico. Isso significa que você está procurando criar um relacionamento ideal com todas as pessoas com que se relaciona (inclusive a caixa do supermercado e o cobrador de ônibus), e não apenas com Ele.

Isso é o que você veio aprender, isto é o que você tem para ensinar. Que existe uma maneira mais bonita, mais positiva, mais saudável de se relacionar. Com qualquer pessoa. A qualquer momento. Em qualquer lugar. Basta abrir o coração.

Mas enquanto você estiver preocupada em guardar seu coração para Ele, seu coração vai continuar fechado. E ninguém vai conseguir entrar. Nem Ele.

Portanto, desta minha maneira brusca, o que estou tentando dizer é: saia da janela, Rapunzel. Venha dançar, e sorrir, e chorar com todos nós nesta grande dança chamada vida. Ainda é tempo. E quem sabe, talvez você possa fazer com que nós finalmente dancemos civilizadamente.

E quem sabe, em plena dança, de repente um outro toque a sua mão de uma maneira especial, que faça você querer uma dança mais romântica. E talvez você fique tão feliz de tê-lo como par que nem se importe se é Ele ou não.

Intensamente,
Plutão em Virgem

-------------------
Geração Plutão em Virgem: aproximadamente de outubro de 1956 a julho de 1972.
Geração Netuno em Libra: aproximadamente de outubro de 1942 a agosto de 1957.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

15 de mai. de 2009

Perdidos no tempo, achados no espaço...


Um dos sintomas do processo planetário que estamos atravessando é a sensação (partilhada por qualquer pessoa acima de dez anos de idade) de que o tempo passa cada vez mais rápido. A variedade e agilidade dos meios de comunicação, e o excesso de informações com que somos bombardeados têm o efeito paradoxal de nos fazer sentir cada vez mais isolados. Por isso, mais do que nunca, se faz necessária a troca de energias e experiências com outras pessoas.

Já vimos que os planetas possuem diferentes velocidades através do zodíaco, e que os planetas mais lentos formam "blocos" de pessoas com uma mesma perspectiva. Daí a importância da convivência com pessoas de diferentes faixas etárias.

As pessoas da sua idade oferecem o conforto e a solidariedade de quem partilha o mesmo ponto de vista. Diferenças pessoais à parte, estas pessoas atravessam as mesmas situações geracionais que você, ao mesmo tempo (o retorno de Saturno, a oposição de Urano, etc). As experiências em comum estreitam os laços de amizade. Mas se você se limita a conviver com pessoas de sua faixa etária, está desperdiçando uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado.

Alguém com cerca de três anos a mais ou a menos que você, já possui Saturno natal em outro signo. Ou seja, as lições básicas que este indivíduo deve assimilar são diferentes das suas (lembre-se que Saturno é o professor). Portanto, esta é uma amizade que pode enriquecer a ambos, oferecendo uma nova compreensão dos desafios da vida.

E, à medida que este hiato entre as idades se amplia, maior é a diferença de perspectivas, pois um número maior de planetas lentos se encontra em outros signos. Isto gera o famoso conflito de gerações, quando as pessoas não conseguem encontrar um território comum. Mas se você abordar estas diferenças com a mente aberta e disposto a ampliar a sua visão do mundo, os resultados podem ser muito compensadores.

A troca de informações e experiências com pessoas dez, vinte, trinta anos mais jovens ou mais velhas que você pode romper os condicionamentos limitantes que até aqui vêm ditando sua vida, alterando os paradigmas de realidade a que você se agarrava tão ferozmente. A compreensão do ponto de vista do outro, aliada ao conhecimento das dificuldades e desafios que ele enfrenta, dinamiza a sua compaixão e humildade. E, aos poucos, possibilita a eliminação das barreiras do preconceito.

O tempo está correndo cada vez mais rápido. Mas sempre é tempo para um sorriso, um abraço, uma lição. Você não está planejando ficar aqui para sempre, está?


Título: referência à canção Tesouros da juventude, de Lulu Santos e Nelson Motta.
------------

Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

11 de mai. de 2009

A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar...


Estamos inseridos num contexto socio-cultural, e portanto sujeitos às influências do meio que nos cerca. A maneira como os trânsitos se manifestam em nosso mapa natal está entrelaçada com os acontecimentos que nossa cidade e país enfrentam. Dentro desta paisagem, temos o livre arbítrio para decidir como empregaremos as energias que estão à nossa disposição.

Cada pessoa experimenta os trânsitos de uma maneira própria e individual, reagindo a eles de acordo com sua bagagem psicológica e espiritual. O mapa natal nos indica que áreas estão sendo afetadas pelos trânsitos, fornecendo assim um guia seguro para a expressão destas energias.

A manifestação de Plutão em trânsito pela casa 7, por exemplo, difere profundamente do mesmo trânsito pela casa 9. Enquanto a casa 7 pede que o indivíduo encare sua sombra no que se refere a seus relacionamentos pessoais, a casa 9 pede uma profunda reformulação da filosofia de vida encarando os preconceitos e limitações de suas crenças.

Compartilhar experiências e informações nos auxilia a ter mais clareza em relação ao processo que estamos atravessando, além de oferecer o conforto de sentirmos que fazemos parte de um contexto maior.

Os Sagitarianos, por exemplo, acabaram de passar pelo trânsito de Plutão pelo seu Sol. A partilha de suas experiências pode auxiliar o processo que os Capricornianos estão enfrentando agora. Os Piscianos estão atravessando o trânsito de Urano por seu Sol, e podem contribuir para esclarecer o processo que os Arianos vão enfrentar logo mais.

Nesta era de globalização, em que o acesso à informação está superando todas as fronteiras, precisamos aprender a vencer nossas barreiras interiores, estendendo nossas mãos e mentes a nossos companheiros de jornada.

A história da sua batalha pessoal pode ser o estímulo necessário para que o outro se arme de coragem. E, inversamente, contar a sua saga pode trazer a cura a seu coração ferido.

Por mais que cada um de nós tenha uma trajetória única a ser trilhada, é o compartilhamento do roteiro de viagem que nos traz o consolo de pertencermos à família humana.

Bem-vindo à Era de Aquário. Que bom que você está aqui.


Título: referência à canção Roda viva, de Chico Buarque.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

4 de mai. de 2009

Iguais em tudo na vida, morremos de morte igual...


O mapa natal é feito com base no instante do nascimento. Conseqüentemente, um mapa natal pode ser levantado para tudo aquilo que nasce (ou tem um início), seja uma pessoa, um animal, uma empresa, um país, uma cidade, etc.

Toda a humanidade vem sendo afetada pelos trânsitos que temos discutido. Não existe uma só pessoa neste planeta imune a estas influências. Neste sentido, estamos todos no mesmo barco.

Entretanto, cada país tem seu mapa natal e está sendo afetado (e reagindo) de maneiras diferentes. Alguns países, por exemplo, têm vivenciado Plutão em Capricórnio através de terremotos. Outros, através de crises econômicas. Outros ainda, através da violência política. As opções de manifestação destas energias são tantas quantas são as variedades sócio-culturais. E dentro de cada país, cada cidade apresenta a sua própria maneira de focalizar estas energias.

Cada um de nós nasceu num ponto do espaço e do tempo condizente com nossas necessidades de aprendizado. Portanto, a maneira como cada um experiencia as energias dos trânsitos através de seu mapa natal está entrelaçada com a maneira como sua cidade e país vivenciam estas mesmas energias. Estamos todos experimentando Plutão através de Capricórnio, mas certamente os fatos com que um italiano vem lidando diferem daqueles que um chinês vem enfrentando, que por sua vez diferem daqueles do americano.

A experiência subjacente é a mesma, o colapso das estruturas já corrompidas da sociedade, para que possa haver um renascimento em termos mais saudáveis. Mas a forma concreta como esta experiência se manifesta depende do conjunto onde está inserida.

Dentro das limitações geográficas em que vivemos, cada um tem o livre arbítrio para decidir como expressar estes impulsos. Numa mesma situação de calamidade pública, como os terremotos na Itália, por exemplo, há aqueles que se dispõem a ajudar nos socorros, e aqueles que procuram saquear os escombros.

A dicotomia entre luz e sombra tende a se tornar cada vez mais pronunciada, até que finalmente possamos efetuar uma síntese. E cada um de nós, à sua própria maneira, vem sendo chamado à reforma interior.

E o seu processo de demolição, como vai?


Título: referência ao livro Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto.
--------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

1 de mai. de 2009

Com licença, eu vou à luta... - Marte


O ciclo de Marte através do zodíaco leva cerca de dois anos, portanto ele não está vinculado ao ritmo do Sol como Mercúrio e Vênus, podendo se afastar completamente do Sol.

Marte entrou em Áries no dia 23 de abril, devendo permanecer lá até dia 31 de maio.

As pessoas com Marte natal em Áries estão experimentando seu retorno de Marte, uma fase plena de energia exigindo manifestação. A resistência a utilizar esta energia pode gerar extrema frustração e irritabilidade.

Marte é assertividade. Ele mostra o que você quer, e como age para conseguir o que quer. No mapa natal, esta capacidade pode ser incentivada ou refreada, dependendo dos aspectos com outros planetas.

Em Áries, ele age de forma direta, abrupta e impaciente, busca novos estímulos e desafios.

É hora de romper com a inércia e agir. Você está esperando o que?


Título: referência ao livro Com licença, eu vou à luta, de Eliane Maciel.
---------------
Partilhe sua experiência: qual a posição de seu Marte natal? Ele está em harmonia com o seu Sol? O que você busca, e como age para conseguir?
--------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.