30 de out. de 2009

Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa... - Saturno em Libra


Libra traz à tona a necessidade de formar associações.

Para conseguir estabelecer uma parceria, você precisa ser capaz de cativar o outro. Na sociedade atual, o sentido de Vênus (planeta regente do signo de Libra) tem sido pervertido (ver Quando Vênus adoece parte um, dois e três). Muitos acreditam que para formar um relacionamento bem sucedido, é necessário muito dinheiro, uma beleza artificial e maneiras politicamente corretas (que não destoem do tema em moda no momento).

No momento da sedução, procuramos mostrar o que consideramos mais atraente em nós mesmos. Polimos as camadas externas, e é esta superfície reluzente que o outro vê. Tentando iludir o outro, enganamos a nós mesmos, pensando que o que conta é a aparência.

Entretanto, na convivência diária, é impossível manter tantos conteúdos escondidos nas sombras. Aos poucos, nossa verdadeira identidade, com todas as suas imperfeições, começa a aflorar. E neste momento o outro, aturdido, se pergunta quem é o estranho que está diante dele. E nós, inadvertidamente, confirmamos o que suspeitávamos desde o começo: não somos dignos de ser amados.

Precisamos urgentemente rever nossos conceitos de parceria. Quando formamos uma associação com alguém, levamos conosco não uma fachada artificial que necessita constante supervisão, mas sim a totalidade de quem somos. Entramos na relação com nossas qualidades e defeitos, nossa coragem e nossas inseguranças, nossa capacidade e nossa impotência. Não há como fragmentar a psique (ou o mapa) e oferecer apenas uma parcela de nós. Nem como aceitar apenas um pedaço do outro.

O ser humano é maravilhosamente complexo, e nossos relacionamentos trazem a oportunidade de desvendarmos quem realmente somos. Refletido nos olhos do outro, eu finalmente me enxergo. Através do amor e da aceitação do outro, eu aprendo a me amar.

Saturno, o professor, inicia agora a sabatina das questões Venusianas. A humanidade vai ser levada a rever seus conceitos. Está na hora de aprendermos o que é amor.

O que você tem a oferecer num relacionamento?

Título: referência ao livro Le Petit Prince, de Antoine de Saint-Exupéry.
-----------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

4 comentários:

Carol disse...

Oi Mara!

Adorei o texto! Muito legal...
Me fez pensar bastante! :)

Mara disse...

Oi, Carol, bom te "ver" novamente! O trânsito de Saturno em Libra promete ser bem interessante. Mais posts virão sobre o assunto, aguarde...

Anônimo disse...

Bonito texto mesmo. Gostei. Principalmente p. mim (vênus em aquário) o amor ás vezes foge de modismos e é muito mais né!
rachel

Mara disse...

Rachel, Vênus em Aquário não aceita ser mantido em camisa de força...