27 de jul. de 2009

E minha barriga livre, pra gerar seu filho... - casa 5


Todo ser humano possui dentro de si o impulso para criar.

Alguns manifestam este impulso de maneira artística, criando canções, pinturas, esculturas, etc. Outros, criam novas tecnologias, metodologias, estratégias. Alguns criam filhos. Outros, criam pequenas coisas no cotidiano, como uma nova receita de bolo.

Algumas criações se tornam famosas, atraindo a atenção mundial. Outras, passam despercebidas no tumulto da vida moderna.

A criatividade pode ser utilizada para alterar profundamente o rumo da humanidade, ou simplesmente para alegrar o seu dia. Independente do alcance de suas criações, o que realmente importa é o ato de criar, em si. Se você parar para observar, perceberá que nenhuma recompensa ou reconhecimento que venha a receber devido ao que criou se iguala à satisfação sentida ao expressar este impulso.

Quando este caminho é bloqueado, caímos em depressão e nos sentimos sem valor. Quando reconhecemos e honramos nossa criatividade, aprendemos a respeitar a nós mesmos.

Na sociedade materialista em que vivemos, a criatividade tende a ser medida e valorizada na razão direta em que gera lucro, fama ou poder. Assim, a maioria das pessoas, se perguntada, dirá que não é criativa.

Estamos nos habituando a projetar nosso potencial criativo nos famosos do momento. A arte, como um todo, vive um momento de mesmice, em que se reciclam velhos conceitos. A tecnologia depende da aprovação de grandes grupos para poder ser implantada. A criação de filhos é desprezada como uma atividade "primária" e típica de países de terceiro mundo (seja lá o que for que isso signifique). E o ser humano sente-se cada vez mais impotente.

Nossa potência reside na nossa capacidade de criar. Temos que reconhecer esta capacidade dentro de nós mesmos.

Somos produto da Criação. Cada um de nós é uma pequena obra de arte, destinada a criar beleza e harmonia. É hora de reivindicarmos nossa herança.
----------
A casa 5 trata da criatividade em todas as suas manifestações, e por extensão, o que nos dá prazer, seja um romance ou um hobby.

Título: referência à canção Mãos de afeto, de Ivan Lins e Vitor Martins.
------------
Partilhe suas experiências: Como você manifesta sua criatividade? Qual a situação de sua casa 5?
-----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

21 de jul. de 2009

Abra suas asas, solte suas feras...


Do mesmo modo que um mapa descreve uma determinada área do mundo, o mapa natal descreve a sua paisagem interior. Ele mostra as montanhas e seus picos, os vales, os rios e as pontes que os cruzam, os pântanos e vulcões.

Para facilitar o estudo e a compreensão de seu mapa, nós costumamos isolar uma ou outra faceta, para que ela possa ser analisada a fundo. Estudar o papel de Saturno na sua vida, por exemplo, seria como analisar uma montanha, observando sua base, composição mineral, flora, fauna, dimensões, etc.

Mas após esmiuçar todos os detalhes referentes a esta montanha, é importante que não percamos de vista que ela não ocorre no vácuo, ela faz parte de uma paisagem muito mais ampla. Se você ficar obcecado com a idéia de galgar a montanha, pode não perceber a poça d'água que se encontra à sua frente, e encharcar seu calçado, tornando a caminhada bem mais desconfortável...

Após isolar as partes de seu mapa para melhor compreendê-lo, é fundamental tornar a unir estas peças: perceber que seu Saturno, ou sua Lua, são partes de um todo coerente, funcional e orgânico: você.

Assim como num dado momento no seu corpo físico diferentes órgãos podem se encontrar em diferentes estágios de ação ou repouso, de vitalidade ou doença, no seu mapa os planetas também interagem o tempo todo. Não há como isolar uma parte da outra. Podemos, sim, focar nossa atenção mais num determinado aspecto do que em outro, assim como você pode resolver executar um determinado exercício físico, movimentando a parte superior do tronco, por exemplo. Mas o grau de concentração, eficiência e progresso que você atinge neste exercício depende da saúde e integridade de todo seu corpo.

O objetivo da astrologia é fornecer uma ferramenta para que você possa explorar o seu mundo interior. Mas é importante que você não se perca nesta exploração, e sim traga consigo seu recém adquirido auto conhecimento para sua vida diária, enriquecendo e transformando a si mesmo e aqueles que convivem com você.

Todo conhecimento que não é colocado em prática é inútil.

Saturno em trânsito por Virgem valoriza o que é útil e insiste no correto aproveitamento do tempo.

Então, sacuda sua "bruxa interior" adormecida, tire o pó da sua vassoura, porque há muito trabalho a ser feito.

Título: referência à canção Dancin' Days, de Nelson Motta e Rubens Queiroz.
----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

19 de jul. de 2009

Lá vem a força, lá vem a magia...


Câncer é um signo ligado à família, às raízes, ao lar, ao passado. Por extensão, ele retrata o patriotismo. Este é o momento para superarmos os antigos paradigmas referentes a estas questões.

Há milênios estamos nos debatendo nas malhas do preconceito, nos sentindo ameaçados (e atacando) todo aquele que nos parece "diferente" ou "estrangeiro".

O amor, o respeito, o auxílio, são reservados para aqueles que pertencem à nossa família consangüínea. Ou, nos casos mais amplos, aqueles que pertencem ao nosso país.

Estas fronteiras artificiais não têm mais razão de ser.

Com a facilidade dos meios modernos de transporte e a globalização nos negócios, é comum alguém de repente se encontrar trabalhando em outro país, onde tem que se adaptar à cultura local.

Se você se mantém informado sobre as descobertas na área da genética, sabe que seu sangue é muito menos "puro" em termos de miscigenação do que se pensava há décadas atrás.

E se você tem uma visão mais espiritual da vida, e considera a reencarnação nesta equação, então os afetos e desafetos movidos pela linhagem sangüínea ou pelo país de nascimento se tornam apenas um ponto num quadro muito mais abrangente.

É hora de ampliar nossa visão, e perceber que fazemos parte de uma imensa família, a raça humana. Nossa pátria é o planeta Terra.

Já desperdiçamos tempo demais em conflitos fratricidas.

É hora de nos reconhecermos no olhar de cada pessoa com quem interagimos, seja qual for seu gênero, sua aparência física, sua orientação sexual, sua raça, sua língua materna, sua religião.

A Terra está com problemas. E se nós, a família humana que habita este planeta, não nos unirmos e nos mobilizarmos para solucioná-los... para onde iremos nos mudar?

----------------
ALERTA GERAL DE ECLIPSE

No dia 21 de julho, às 23 horas e 36 minutos, horário oficial de Brasília*, haverá um eclipse total do Sol. Este será o mais longo eclipse deste século, devendo durar cerca de seis minutos. Ele será visível apenas em algumas partes do planeta, mas afetará todos nós.

O eclipse ocorrerá aos 29 graus do signo de Câncer, enfatizando todos os assuntos referentes a este signo. Normalmente, as energias liberadas durante um eclipse costumam se manifestar por um período de até 18 meses, mas devido à intensidade deste eclipse em particular, ele terá uma influência de três anos.

Aproveite este dia para encerrar (abrir mão, perdoar, deixar para trás) todos os ressentimentos que você possa estar carregando em relação a seus familiares ou ao seu passado. Proponha-se a iniciar uma nova fase, em que você vai se movimentar pela vida livre de toda bagagem emocional negativa. E, já que estamos falando de bagagens, aproveite e jogue fora todos os seus preconceitos. A sua caminhada vai ficar bem mais suave.

Chame seus amigos e junte-se a nós numa meditação pela paz mundial. Este é um momento mágico e poderoso, e as sementes plantadas agora trarão muitos frutos. Semeie com amor.

* Se você vive em um fuso horário diferente, o momento do eclipse poderá ser outro. O horário oficial de Greenwich é 02 horas e 36 minutos do dia 22.

Título: referência à canção Raça, de Milton Nascimento e Fernando Brandt.
----------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

17 de jul. de 2009

Em tudo é o mesmo suor... - Urano em Virgem


A geração nascida com Urano em Virgem trouxe consigo o potencial para questionar e se libertar das amarras da rotina, da burocracia, da mesmice cotidiana, do trabalho sem alma.

Em Virgem, Urano não aceita respostas como "esta é a maneira como as coisas sempre foram feitas", "estou apenas cumprindo ordens", "é assim que as coisas funcionam".

Ele também questiona a noção de serviço. Por exemplo, o serviço público em teoria é um serviço mantido com o dinheiro arrecado pelos impostos pagos pela população, que visa beneficiar esta mesma população. Quando o excesso de exigências burocráticas impossibilita as pessoas de desfrutar destes serviços, algo está errado.

O que diferencia esta geração das outras gerações de Urano é o fato destas pessoas também terem nascido com Plutão em Virgem. Então, aliada à rebeldia de Urano, vem a capacidade de transmutação de Plutão.
Como é o caso com todos os planetas mais lentos, Urano e Plutão tendem a agir de forma inconsciente na maioria da humanidade. Estamos falando de duas forças muito poderosas aqui, e estas pessoas têm uma forte tendência à revolta e às greves (paralisação dos serviços), podendo chegar até à revolução violenta, ao terrorismo.

Numa visão mais positiva, aqueles que conseguem canalizar estas energias de forma mais consciente possuem o potencial para alterar profundamente as questões relativas ao trabalho, ao servir, ao cotidiano.

Saturno em trânsito pelo signo de Virgem vem cobrar resultados concretos destes indivíduos. Nossa sociedade está passando por uma intensa reforma, e a geração Urano e Plutão em Virgem tem uma contribuição importante a dar.

Se você faz parte desta parcela da população, é bem provável que sempre tenha sentido uma certa inquietação, uma sensação de que estava aguardando um chamado.

Saturno está batendo à sua porta... Atenda.

----------------------
Geração Urano em Virgem (estas pessoas também nasceram com Plutão em Virgem)
Nascidos entre 02 de novembro de 1961 e 10 de janeiro de 1962.
Nascidos entre 10 de agosto de 1962 e 28 de setembro de 1968 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).
Nascidos entre 22 de maio de 1969 e 23 de junho de 1969 (estas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).


Título: referência à canção Caxangá, de Milton Nascimento e Fernando Brandt.
---------------
Partilhe suas experiências: Você faz parte desta geração? Como tem sido o trânsito de Saturno para você?

-------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

15 de jul. de 2009

O que foi feito da vida... - Netuno em Virgem


A geração nascida com Netuno em Virgem trouxe consigo o impulso para transcender as limitações do cotidiano.

A dádiva de Netuno em Virgem é a abertura do chacra cardíaco. Quando o chacra do coração se expande, estas pessoas tendem a exercer sua compaixão no cotidiano, na vida comum do dia a dia. Elas tendem a ser compassivas em questões ligadas à saúde e integridade do corpo físico: fome, desnutrição, insalubridade. Também se compadecem dos animais. Muitas exercem uma profissão intimamente ligada à compaixão, como enfermagem, por exemplo.


Como o acesso aos planetas mais lentos ainda é difícil para a maioria da humanidade, boa parte desta geração se dedicou a tentar escapar da rotina através dos modismos, ilusões e fantasias. O tempo passava mais depressa diante das vitrines, do rádio, do telão ou da telinha. Nos casos mais severos, os vícios e psicoses ofereceram o escape necessário.

O trânsito de Saturno pelo signo de Virgem vem trazer estas pessoas de volta à realidade. Para quem passou boa parte da vida num sono auto-induzido, o despertar pode ser doloroso.

Saturno em Virgem vem cobrar responsabilidade nas atitudes diárias, e só pode ser responsável aquele que está alerta e desperto.

Saturno é o Senhor do Tempo, lembrando a todos nós que a época dos passatempos já se encerrou. É hora de arregaçar as mangas, e trabalhar seriamente. É preciso transcender a rotina, mas isso só é possível através da compaixão.

E você, já acordou?

------------------
Geração Netuno em Virgem
Nascidos entre 22 de setembro de 1928 e 19 de fevereiro de 1929.
Nascidos entre 25 de julho de 1929 e 03 de outubro de 1942 (algumas destas pessoas também nasceram com Júpiter em Virgem).
Nascidos entre 18 de abril de 1943 e 02 de agosto de 1943.


Título: referência à canção O que foi feito deverá, de Milton Nascimento e Fernando Brandt.

------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

13 de jul. de 2009

Minha casa é uma estrada... - o Fundo do Céu


Toda estrutura precisa ter uma fundação onde se apoiar. Quanto mais alto o edifício, mais profundo deve ser seu embasamento.

Na vida agitada e repleta de valores superficiais que levamos, tendemos a nos esquecer destas verdades. Na sociedade multifacetada de hoje, o apego às raízes é considerado impróprio e obsoleto. O objetivo é estar sempre em movimento, descartando os valores e costumes de ontem em prol das novidades da hora. A meta é estar sempre na crista da onda, e não no subsolo, reforçando as colunas de sustentação.

Se você está há mais de dez anos no mesmo emprego, é considerado acomodado, e não um profissional experiente e que gosta do que faz. Se você ainda não substituiu todos os seus eletrodomésticos pela última novidade no mercado, está vivendo na idade da pedra. Se você ainda se preocupa em compreender um assunto em profundidade, antes de passar para a próxima questão na agenda, está desperdiçando seu tempo. Se seus planos para as férias não incluem conhecer dez países em cinco dias, você não sabe aproveitar a vida.

E assim continuamos nesta correria louca, sempre tão ansiosos para atingir o próximo objetivo, mas sem disponibilidade para desfrutar o que já conquistamos. Nossa recusa em olhar para trás nos faz perder de vista a intenção da caminhada.

Olhar para o passado, para nossas origens, nos permite perceber o quanto realmente avançamos. Somente medindo a distância percorrida podemos ter noção do ponto em que nos encontramos, e dos reajustes necessários para que não nos desviemos da rota traçada.

Nossa bagagem não é um inconveniente que retarda nosso progresso, mas sim a própria riqueza que nos diferencia uns dos outros. As lembranças que você carrega consigo são o que o torna um indivíduo, com uma história única para contar.

Se você quer alcançar as estrelas, seus pés devem estar firmemente plantados no chão.

Título: referência à canção Meu nome é noite vadia, de Altay Veloso.
----------------
No mapa, a casa 4 mostra quais são as suas raízes, qual é a base de sua personalidade. Por extensão, retrata sua vida familiar, seu lar. Como andam as coisas em casa, ultimamente?
---------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

9 de jul. de 2009

É pau, é pedra, é o fim do caminho...- Quando a esperança esmorece


Há momentos em que parece não haver uma saída no fim do túnel.

Não há nem ao menos o alívio de atingir o fundo do poço, porque o poço parece ser infinito.

Nos sentimos alienígenas, caminhando por uma terra estranha. E por mais que nos esforcemos, não conseguimos compreender os costumes locais.

Como recuperar as forças? Como encontrar coragem para continuar a caminhada? E, mais importante ainda, por que continuar?

Porque, mesmo que não seja evidente no momento, vale a pena. Porque estamos plantando sementes há muito tempo, e elas demoram a germinar. E seria uma pena perder a floração.

Porque, por mais tênue que seja a luz de uma vela, ela ainda é mais forte e mais bonita que a escuridão.

Porque mesmo nos momentos de maior solidão, nunca estamos realmente sós. Há seres que velam por nós, mesmo que não possamos percebê-los.

Porque temos companheiros de jornada que contam conosco para prosseguir.

Porque por mais difíceis que as circunstâncias se revelem, tudo é temporário, e o alívio pode se encontrar muito mais próximo do que imaginamos.

Porque somos muito mais fortes e belos do que podemos perceber.

Porque já caminhamos há muito, muito tempo... E estamos quase chegando em casa.

Que se abram os seus caminhos... E que a Luz guie seus passos.

Título: referência à canção Águas de março, de Tom Jobim.
-----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

7 de jul. de 2009

Meu carro é vermelho... - Quando Marte adoece


Assim como sua parceira, Vênus, Marte também está distorcido em nossa sociedade.

Marte é assertividade, iniciativa, desejo, a agressividade necessária para colocar um projeto em execução. Sem ele, não sobreviveríamos, pois nos faltaria o impulso para nossa subsistência. Mas com um Marte desgovernado, nossas chances de sobrevivência também caem drasticamente, porque Marte também rege a guerra, o conflito.

Até que ponto estamos dispostos a ir para fazer valer nossas opiniões? O que estamos dispostos a sacrificar para conseguir o que queremos? Até que ponto os fins justificam os meios? Até quando seremos governados pela lei do mais forte?

E, talvez, a pergunta mais importante de todas: quem é o inimigo?

Aquele vizinho chato que ouve música no último volume (e você tem que acordar cedo pra pegar o ônibus).

Aquela mulher que todo dia pega o mesmo ônibus que você, e vai falando aos berros no celular durante o trajeto todo (ah, se você tivesse um carro...).

Aquele colega de trabalho que não vê a hora de puxar o seu tapete (ele pensa que é mais esperto, e que vai conseguir um carro primeiro).

Aquela garçonete antipática que sempre se atrapalha com o seu almoço (quando você tiver um carro, vai almoçar noutro lugar).

O seu chefe, claro, que se já tivesse se aposentado ou morrido, você teria uma chance de promoção (e daí, sim, podia comprar um carrão!).

Aquela loura bonita do escritório de contabilidade, que te esnoba porque você não tem carro.

O seu primo, que te ofereceu carona só pra poder exibir o carro novo, e esfregar na sua cara que ganha mais do que você.

O Presidente, que não vê o descalabro do preço da gasolina, o que torna proibitivo poder ter um carro.

Os árabes, que só porque têm petróleo, acham que são donos do mundo (e nem cristãos são!).

Mas é o que dá viver num país cheio de incompetentes! Por que ainda não declaramos guerra?

Título: referência à canção O bom, de Carlos Imperial.
-----------------
Partilhe suas experiências: Como você lida com a frustração? Qual a situação de Marte no seu mapa natal?
-----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

3 de jul. de 2009

Quem é você, diga logo... - Plutão em Capricórnio


Temos discutido como o trânsito de Plutão por Capricórnio tem feito oposição ao Plutão natal da geração nascida com Plutão em Câncer.

Já vimos como Plutão traz à tona o lado sombrio das questões relativas ao signo que transita, para que ele seja encarado e transmutado.

Então, ainda no assunto da velhice (um dos temas regidos por Capricórnio), que atualmente é representada pela geração nascida com Plutão em Câncer: e quanto aos velhos que distorceram e abusaram da noção de família, lar, pátria?

Plutão deve revelar várias situações que até aqui estavam encobertas (já temos visto alguns exemplos nos noticiários), expondo a corrupção à luz do dia. Nesta nossa sociedade cada vez mais cínica, podemos pensar que já vimos de tudo, mas o trânsito de Plutão está apenas começando.

O poder não costuma corromper da noite para o dia, ele avança passo a passo, sem que a pessoa muitas vezes se dê conta do que ocorre (lembre-se: a maioria das pessoas é inconsciente dos efeitos de Plutão). Entretanto, uma vez tendo fincado suas garras com firmeza no coração e na mente de alguém, é uma tarefa hercúlea erradicá-lo.

Aqueles que atingem a velhice acostumados a fazer valer sua vontade e sua visão limitada do mundo, não importa a que preço, tendem a se tornar ainda mais impiedosos. Sabendo que lhes resta pouco tempo, extrapolam nos desmandos, injustiças e arbitrariedades.

O desespero dos que tentam amealhar o máximo possível em pouco tempo é evidente. As conseqüências desastrosas de suas atitudes, também.

Estas pessoas servem como um modelo do que precisa ser saneado. Cabe a nós, ao invés de apenas apontar um dedo acusador e identificar o mal "lá fora", olhar para dentro e avaliar como anda nossa consciência. Até que ponto a situação externa reflete o que ocorre dentro de nós?

Como anda o nosso tirano interior, que quer se aproveitar de toda e qualquer oportunidade para enriquecer? Que desaprova e exclui os que não fazem parte de sua família? Que julga como inferiores os que não têm a mesma cor de pele, falam a mesma língua ou vivem no mesmo território? Ou, numa escala menor, que reina e escraviza dentro de seu próprio lar?

À medida que os escândalos se sucedem nos jornais, seria bom pensarmos que atraímos os líderes que vibram na mesma faixa que nós. Se queremos mudar nossa sociedade, além de votarmos com mais discernimento, temos que fazer um sério inventário moral. Porque enquanto o tirano viver dentro de nós, ele com certeza vai continuar se manifestando "lá fora".

Título: referência à canção Noite dos mascarados, de Chico Buarque.
-----------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

1 de jul. de 2009

Assim é muita ingratidão... - Plutão em Capricórnio


Capricórnio está relacionado, entre outras coisas, com a velhice.

Plutão, durante os próximos anos, deve trazer à tona o lado sombrio da situação dos velhos ao redor do mundo.

Vivemos numa sociedade que valoriza cada vez mais a juventude. A velhice é encarada como um mal a ser evitado a todo custo. A própria palavra "velhice" é considerada politicamente incorreta, devendo ser substituída por eufemismos que às vezes beiram o ridículo.

Plutão em trânsito por Capricórnio vai exigir que voltemos nossa atenção para a questão do envelhecimento, e os idosos atuais carregam a semente de Plutão em Câncer (ver O amor é o meu país).

Então, o que faremos? Continuaremos a abandonar nossos velhinhos numa instituição? Continuaremos a permitir que alguém que trabalhou honestamente toda sua vida para dar segurança aos seus entes queridos sinta que é um estorvo, uma inconveniência? Continuaremos a aceitar que alguém morra lentamente porque sua aposentadoria não é suficiente para adquirir alimento ou medicamento? Continuaremos a manter nosso olhos firmemente fechados, enquanto culpamos "o Governo"? Continuaremos nesta busca endoidecida pela juventude, jogando pela janela a sabedoria que a idade avançada pode transmitir?

O tempo está passando. Como você quer ser tratado quando envelhecer?

Nota: É importante ressaltar que existe uma minoria dentro da geração Plutão em Câncer que continua trabalhando ativa e corajosamente pela mudança dos nossos paradigmas mentais. Exemplos edificantes são o do Pai Fernando e o do médium Divaldo P. Franco.

Título: referência à canção Um pouco mais de consideração, de Vinícius de Moraes e Toquinho.
-----------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.