30 de out. de 2009

Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa... - Saturno em Libra


Libra traz à tona a necessidade de formar associações.

Para conseguir estabelecer uma parceria, você precisa ser capaz de cativar o outro. Na sociedade atual, o sentido de Vênus (planeta regente do signo de Libra) tem sido pervertido (ver Quando Vênus adoece parte um, dois e três). Muitos acreditam que para formar um relacionamento bem sucedido, é necessário muito dinheiro, uma beleza artificial e maneiras politicamente corretas (que não destoem do tema em moda no momento).

No momento da sedução, procuramos mostrar o que consideramos mais atraente em nós mesmos. Polimos as camadas externas, e é esta superfície reluzente que o outro vê. Tentando iludir o outro, enganamos a nós mesmos, pensando que o que conta é a aparência.

Entretanto, na convivência diária, é impossível manter tantos conteúdos escondidos nas sombras. Aos poucos, nossa verdadeira identidade, com todas as suas imperfeições, começa a aflorar. E neste momento o outro, aturdido, se pergunta quem é o estranho que está diante dele. E nós, inadvertidamente, confirmamos o que suspeitávamos desde o começo: não somos dignos de ser amados.

Precisamos urgentemente rever nossos conceitos de parceria. Quando formamos uma associação com alguém, levamos conosco não uma fachada artificial que necessita constante supervisão, mas sim a totalidade de quem somos. Entramos na relação com nossas qualidades e defeitos, nossa coragem e nossas inseguranças, nossa capacidade e nossa impotência. Não há como fragmentar a psique (ou o mapa) e oferecer apenas uma parcela de nós. Nem como aceitar apenas um pedaço do outro.

O ser humano é maravilhosamente complexo, e nossos relacionamentos trazem a oportunidade de desvendarmos quem realmente somos. Refletido nos olhos do outro, eu finalmente me enxergo. Através do amor e da aceitação do outro, eu aprendo a me amar.

Saturno, o professor, inicia agora a sabatina das questões Venusianas. A humanidade vai ser levada a rever seus conceitos. Está na hora de aprendermos o que é amor.

O que você tem a oferecer num relacionamento?

Título: referência ao livro Le Petit Prince, de Antoine de Saint-Exupéry.
-----------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

17 de out. de 2009

Protegido por um cavaleiro nobre... - Marte em Leão


Hoje Marte entra no signo de Leão, onde deve permanecer até 07 de junho de 2010.

Esta estadia prolongada vai afetar toda a humanidade, mas algumas pessoas sentirão seus efeitos com mais intensidade: os nascidos com Sol (Leoninos), Lua ou outros planetas pessoais, Ascendente, Descendente, Meio do Céu, Fundo do Céu, Chiron e outros asteróides, nódulos lunares ou vertex em Leão, os nascidos nos signos fixos (além de Leão: Touro, Escorpião e Aquário), e aqueles que têm Marte forte no seu mapa natal.

Marte está relacionado com o conceito de assertividade, ou seja, como afirmamos nossos desejos e nossa individualidade, como agimos para obter o que queremos. Ele também mostra como expressamos nossa raiva ao vermos nossos desejos frustrados. Durante quase 8 meses, Marte estará se expressando de forma Leonina.

O que isso significa? Que as pessoas estarão sentindo a necessidade de serem reconhecidas como alguém único, especial. Que elas darão vazão à sua criatividade, e terão impulsos extremamente generosos. Que a vida e as crianças estarão no alto de sua lista de prioridades. Que honra, dignidade, respeito e lealdade serão enfatizados. Que a busca pela alegria e o riso vai estar de mãos dadas com o orgulho pelo trabalho bem feito.

Ou... que a busca pelo reconhecimento e atenção trará atitudes ainda mais tresloucadas do que temos visto até agora. Que a expressão da própria arrogância estará na ordem do dia, e as pessoas terão impulsos extravagantes. Que a "honra" será defendida a qualquer preço, mesmo que custe algumas (ou muitas) vidas. Que o orgulho pela raça, religião, pátria, gênero e/ou orientação sexual será prioridade. Que o mais importante será a altura do trono conquistado, e não o método utilizado na sua construção.

A linha que separa estes dois grupos de atitude pode se tornar muito fina nos próximos meses. Cabe a cada um de nós estar atento a nossas próprias tendências, e exercer o auto-controle necessário quando percebermos que estamos nos excedendo no lado errado da linha. Uma arma infalível nesta batalha? Senso de humor. Os reis mais sensatos da antigüidade sempre tinham perto de si um excelente bobo da corte. Um Leãozinho que sabe rir de si mesmo dificilmente se deixa levar pela soberba.

Título: referência à canção Canto pra Ogum, de Marquinhos PQD e Claudemir.
------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

13 de out. de 2009

Somos sempre mensageiros, esperando a tua voz... - Urano em Peixes


A humanidade está prestes a dar um grande salto evolutivo. Há vários fatores, atualmente, encorajando o despertar das consciências. É hora de deixarmos de lado as ilusões que temos alimentado há milênios, e começarmos a perceber que a realidade é muito mais complexa do que imaginávamos.

Um dos mecanismos (e, também, uma das conseqüências) deste despertar é a intensificação da sensibilidade. Estamos mais atentos aos efeitos do que ingerimos, nossa audição se perturba mais facilmente com ruídos, nossa visão percebe mais coisas, nossa pele reage rapidamente à irritação. Muitas pessoas relatam estranhas alergias, intolerância a determinados alimentos, zumbido nos ouvidos, perturbação nos olhos. Nosso padrão de sono se modifica, temos insônia ou dormimos demais, ou alternamos entre os dois pólos. Isso sem falar nos sonhos...

Aqueles que estão despertando também estão, de uma maneira ou de outra, desenvolvendo o que se costuma chamar de "sexto sentido". As possibilidades são muitas. Alguns têm sonhos premonitórios, ou que sugerem lembranças de outras vidas. Outros conseguem "ver" além dos véus. Outros, "sentem" presenças ou manifestações.

Muitos estão procurando os meios de estudar, compreender e utilizar, de maneira responsável e útil, estes dons. Mas ainda há os que têm receio "destas coisas", os que têm medo de ser diferentes, de ir além do que é rotulado como "normal". Nos dois casos, é necessário cautela.

Há vários charlatões dispostos a comandar sua vida, se você o permitir. Por isso, leia muito, pesquise, questione, compare impressões com pessoas de sua confiança, que tenham mais experiência que você. Antes de freqüentar algum curso ou reunião, informe-se cuidadosamente sobre o local. E, sempre, respeite sua intuição e seus limites. Se você não se sentir seguro ou à vontade com alguma prática ou prescrição, não a adote. Saiba dizer não.

Estamos, aos poucos, desenvolvendo novos sentidos e habilidades. Mas isso não nos exime de nosso livre arbítrio, nem da responsabilidade por nossas decisões. Bom senso, pensamento crítico e discernimento são elementos indispensáveis na nova consciência. Nosso alvo é ampliar nossa consciência individual e coletiva, e não repetir os erros de tantos que já seguiram cegamente supostos "mestres" que eram movidos pela ambição e sede de poder (ou até por uma psicose).

Então, se você ultimamente anda psicografando, canalizando, incorporando entidades, tendo premonições, contatando extra-terrestres, tendo lembranças de vidas passadas, praticando telepatia, viagem astral, etc... procure ao mesmo tempo manter os pés no chão. Observe, teste, pergunte, analise as respostas.

Mas, acima de tudo, lembre-se: o seu objetivo é difundir a luz. Portanto, qualquer proposta que vá contra os princípios mais básicos do amor e da fraternidade deve acionar o sinal de alerta.

Título: referência à canção Dona, de Sá e Guarabyra.
------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

11 de out. de 2009

Não temos tempo a perder... - Saturno


O planeta Terra vem passando por uma grande transformação. No último século, tivemos avanços significativos nas áreas da ciência e da tecnologia. Infelizmente, este progresso não se estendeu às áreas dos direitos humanos, da filosofia e da psicologia.

Vivemos num mundo de contrastes brutais. Enquanto eu e você estamos aqui, nos comunicando através de um computador, há crianças catando comida no lixo, mulheres sendo apedrejadas por seu comportamento "inapropriado", homens estuprando e matando em nome da "purificação racial", pessoas trabalhando em regime de escravidão, e tantos horrores mais que deixam claro que, em alguns sentidos, ainda vivemos na Idade da Pedra.

Atualmente, o nível de consciência dos seres humanos é muito variado. A ausência de valores comuns que sirvam de fundação para as estruturas que desenvolvemos compromete nossa chamada "civilização". Como caminhar em direção a um futuro melhor se não conseguimos chegar a um acordo sobre o que é "melhor"? Se ainda compilamos listas de quem é merecedor destas melhorias?

Precisamos, urgentemente, amadurecer. Há milênios repetimos os mesmos erros, geração após geração, enquanto aguardamos que, magicamente, tudo seja melhor amanhã. Bem, o amanhã já chegou. NÓS SOMOS a geração da Era de Aquário. Cabe a nós consertar o que está avariado. Porque, francamente, o tempo está se esgotando.

Estamos numa fase de profunda reformulação, evidenciada pela presença dos três planetas exteriores (Urano, Netuno e Plutão) nos três últimos signos do zodíaco (Capricórnio, Aquário e Peixes). A humanidade, como um todo, está prestes a dar um salto evolutivo em termos de consciência. É hora de acordarmos deste longo sono, reclamarmos nossa herança divina, e participarmos da construção de uma nova Terra.

Saturno é o Senhor do Tempo e do Carma. O tempo está passando cada vez mais rápido, e nossas dívidas estão sendo cobradas. Está na hora de agir. Mais do que nunca, aqueles que já tem uma consciência desperta precisam dar o exemplo, tomar a iniciativa. Qual tem sido a sua contribuição?

Título: referência à canção Tempo perdido, de Renato Russo.
---------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

9 de out. de 2009

Acorda, meu amor, é hora de trabalhar... - Saturno


O conceito de responsabilidade está vinculado ao planeta Saturno. Teoricamente, à medida que crescemos, amadurecemos, e vamos aos poucos assumindo maiores responsabilidades, até sermos plenamente responsáveis por nossas atitudes. Mas basta um olhar ao redor para perceber que, na prática, as coisas não ocorrem bem assim... Há pré-adolescentes que parecem carregar o peso do mundo nos ombros, e pessoas com mais de cinqüenta anos de idade que ainda agem como moleques irresponsáveis.

A população mundial pode ser dividida, basicamente, em quatro tipos de pessoas. Uma parcela se preocupa apenas em acumular poder. Para elas, o que importa é saber como controlar e manipular os outros, de forma a atingir suas metas. Na mente destas pessoas, o mundo inteiro está em perpétua dívida para com elas. Elas possuem todos os direitos, mas nenhum dever. Sempre que a vida, de alguma maneira, parece cobrar um comportamento mais adulto ou responsável, elas se sentem injustiçadas. E, claro, tratam de encontrar um bode expiatório para carregar a culpa pelo ocorrido.

Um segundo tipo passa pela vida correndo atrás do prazer e da alegria. O mundo é um imenso parque de diversões, e tudo que importa é a próxima aventura. Claro que há coisas chatas como pagar as contas ou cumprir prazos, mas os chatos do mundo que se preocupem com isso. Eles são muito especiais para perder tempo com mesquinharias...

A terceira categoria quer apenas viver em paz. Seu lema é evitar confusão a todo custo. Até cumprem com seus deveres e obrigações, mas fazem isso mais como uma forma de contornar os problemas do que por uma verdadeira consciência de sua participação no todo. Se deixados à própria sorte, sem pressão de nenhum tipo, ficarão alegremente à margem, dedicando-se a seus projetos particulares.

O quarto tipo sente uma necessidade intensa de fazer alguma coisa, contribuir de alguma forma, criar um mundo melhor. Em qualquer ambiente ou situação, estão sempre procurando maneiras de aprimorar seu desempenho. Estas pessoas procuram pelas falhas nas estruturas, não para tirar vantagem delas ou para culpar alguém (como o primeiro tipo), não para ganhar alguma recompensa (como o segundo tipo), nem para evitar incômodos (como o terceiro). Elas ficam atentas às falhas para procurar corrigi-las, pois acreditam que têm uma responsabilidade para consigo mesmas e para com a sociedade.

Estas pessoas têm o objetivo de tornar o mundo um lugar melhor para os que vierem depois delas. Elas não se encontram no planeta a passeio, elas vieram a trabalho. E, como trabalhadores comprometidos com um ideal, não se importam de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Elas sabem que o tempo urge, e há muito a ser realizado. Enquanto as crianças ao seu redor se agitam em seus jogos de guerra, gincanas e esconde-esconde, elas continuam, serenamente, prestando serviço. Afinal de contas, já são adultas.

Saturno, em trânsito, mudará de signo no final do mês. Novas questões serão trazidas à tona para serem trabalhadas. Em que grupo você vai estar?

Título: referência à canção Bom dia, de Gilberto Gil e Nana Caymmi.
------------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.

5 de out. de 2009

Irmão Sol, irmã Lua


São Francisco de Assis, no século XIII, renunciou a todos os bens que o prendiam neste mundo, abraçando a pobreza e o trabalho incessante.

Na sociedade extremamente consumista em que vivemos, é possível resgatar um pouco do espírito franciscano? Até que ponto somos capazes de abrir mão do conforto, do supérfluo e do luxo em prol de um ideal mais elevado? Estamos condenados a acumular cada vez mais, na tentativa de preencher o vazio interior?

Ao analisarmos a história de Francisco, fica evidente que ele marchava ao som de um tambor diferente. O impulso e a capacidade de romper com os paradigmas de sua época refletem Urano. As pessoas com um Urano forte em seu mapa (em aspecto com os planetas pessoais ou nos ângulos: Ascendente, Descendente, Meio do Céu, Fundo do Céu) tendem a não se conformar em seguir placidamente o rebanho. Elas questionam o status quo, e muitas desenvolvem a coragem de levar vidas à parte do sistema.

Entretanto, o idealismo que permeou toda sua obra, a religiosidade, a compaixão, nos falam de Netuno. É um Netuno forte que nos dá a capacidade de transcender, de ir além dos limites comumente aceitos como "realidade". É ele que nos permite sentir que somos um só com a natureza e com toda a humanidade. É ele que nos dá forças para "abrir mão". E seu impulso, apesar de suave como a água, possui o mesmo poder que ela, de dissolver a mais dura rocha.

Então, seria mais difícil para Francisco agir hoje, com tantas facilidades e tentações? Eu creio que não. Se, por um lado, estamos cercados por uma opulência tremenda, que parece prometer prazeres sem fim, por outro, estamos cercados também pela mais cruel miséria e desigualdade. E esta miséria toca fundo nos corações mais sensíveis.

Há muitos casos de pessoas que abandonam a aparente segurança de um emprego "garantido", um relacionamento "estável", ou uma herança "confortável" para se dedicar a uma causa que conquistou seus corações. Na arquibancada, alguns de nós consideram estas pessoas imaturas, desprovidas de bom senso. Outros, as encaram como modelos de um comportamento ideal, mas muito difícil de ser seguido. E, uns poucos, as acolhem como um exemplo de que é possível, sim, atender ao chamado de sua alma.

Apesar de todas as pressões, acredito que hoje, mais do que nunca, a mensagem de Francisco está atuante. Não se deixe iludir pelas manchetes gritantes relatando a última plástica da queridinha do cinema ou o último escândalo do herdeiro daquele conglomerado. Humildemente, e em silêncio, nossos irmãozinhos continuam a obrar. Francisco continua bem vivo, e sempre disposto a aceitar mais um companheiro de jornada. Não deixe seu coração se amargurar pelas pedras encontradas no caminho. É com elas que você vai construir a sua igreja.

Título: referência ao filme Fratello sole, sorella luna, do diretor Franco Zeffirelli.
-----------------
Você quer fazer seu mapa astral? Preencha e envie o formulário "Fale com Mara", no alto da coluna à direita, solicitando maiores informações.